No dia 25 de março, especialistas estiveram reunidos na V Conferência Nacional de Tratamento de Águas – Conatrat, evento itinerante que aconteceu em Brasília. A conferência reuniu uma equipe multidisciplinar acerca da importância do tratamento de águas nos sistemas de climatização, com foco em eficiência energética, inovação e sustentabilidade. Na pauta do evento, a conservação e a performance dos equipamentos, bem como a contribuição para a crise hídrica e a saúde e segurança dos ocupantes de ambientes comerciais.
Realizada pela Abrava, por meio de seu Comitê Nacional de Tratamento de Águas, a Conatrat 2025 atingiu seu objetivo ao disseminar a relevância do tratamento de águas em sistemas de climatização, abrangendo diferentes tipos de água, como reuso e arrefecimento. A Conferência aconteceu na sede da Universidade de Brasília no auditório do Instituto de Química da UnB, e contou com o apoio do Conselho Federal de Química e do Conselho Regional de Química da 12ª Região.
“O evento, seguindo a linha das edições anteriores, teve como foco disseminar o tema tratamento de águas e sua importância, na conservação, operação e performance de sistemas de AVACR. O objetivo foi alcançando com êxito, haja vista a participação do público presente, quando da realização das duas mesas-redondas. A mensagem que fica é que o elemento água é de vital importância, em nossas vidas, precisamos nos conscientizar com relação ao seu uso responsável, assim como, conhecer a real classificação de águas para o sucesso nos processos de AVACR”, disse Charles Domingues, presidente do Comitê Nacional de Tratamento de Águas da Abrava e do Conbrava 2025.
A realização da 5ª edição da Conatrat reforçou a importância do tratamento de águas como estratégia essencial para a conservação, performance e retorno sobre investimento dos usuários. O evento reuniu cerca de 80 profissionais de diversas áreas, como engenharia, facility management, sustentabilidade e saúde, estudantes, entre outros, que atuam direta ou indiretamente com sistemas de climatização.
A cerimônia de abertura contou com as considerações do presidente executivo da Abrava, Arnaldo Basile, que destacou o escopo de atuação da associação, e do importante trabalho realizado acerca do tema em evidência.
O cerimonial contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho, que abordou a atuação do órgão e os esforços para disseminar informações sobre a relação entre a química e o tratamento de águas, especialmente no setor AVACR. A abertura do evento também contou com a participação do conselheiro Jurandir Rodrigues de Souza, representante do presidente do Conselho Regional de Química 12, e do diretor do Instituto de Química da Universidade de Brasília, Prof. Dr Marcos Juliano Prauchner.
A Conatratcontou com 10 palestras e duas mesas-redondas. Para a ocasião, foram convidadosespecialistas que atuam direta e indiretamente no setor de tratamento de águas, que compartilharam conhecimento técnico e científico.
Charles Domingues, presidente do CNTA, abordou o tema “Tratamento de águas de AVACR e sua relação com a qualidade do ar”; Bruno Bonaldi discorreu sobre “Performance em torres”; João Pimenta, professor da UNB, destacou o “Tratamento de águas e eficiência energética em AVACR”; Rafael Leal e Wagner Delmondes, da patrocinadora Dutos Química,falaram sobre os “Fundamentos do tratamento preventivo e corretivo da água em uso em sistemas AVACR”; e Laércio Teixeira com o tema “Tratamento de águas nos processos de AVACR”.
Duas mesas-redondas foram realizadas ao final de cada período, a da manhã contou com a mediação de Diego Freitas, representante do Conselho Federal de Química, e a do período da tarde foi mediada por Charles Domingues.
A CONATRAT foi palco para o lançamento da WaterTreatment Expo, feira de águas que acontecerá simultaneamente à Febrava 2025. Na ocasião, Tatiana Rassini, Show Director na RX Brasil, teve a oportunidade de falar da iniciativa que tem por objetivo consolidar a importância do tema, ampliando assim mais oportunidades para profissionais e empresas do setor. Ao final do evento, por meio de sorteio, 03 participantes ganharam o Pacote de Visitante Super Premium para a Febrava.
A Conferência contou com o patrocínio da WTE – WaterTreatment Expo, copatrocínio da Dutos Química, e apoio das entidades locais: Conselho Federal de Química, CRQ 12, UNB – Universidade de Brasília, PPGQ: Programa de Pós-Graduação em Química da UNB; e, Student Brunch Ashrae Brasília.