Mais de uma centena de profissionais acompanharam, com grande interesse, as palestras dos especialistas
Após 8 anos, o Entrac retornou à Natal nos dias 14 e 15 de maio. Como das demais ocasiões em que isto aconteceu, os profissionais da região responderam positivamente à iniciativa. Mais de uma centena de engenheiros, técnicos e mecânicos, tanto de empresas projetistas e instaladoras, quanto usuárias de sistemas AVACR acompanharam as palestras proferidas por especialistas de empresas fornecedoras de equipamentos e sistemas.
- Nos intervalos, a busca por esclarecimentos dos expositores
- Nos intervalos, a busca por esclarecimentos dos expositores
- Felizes ganhadores dos brindes sorteados
Os sistemas de água foram abordados em várias palestras, com destaque para o bombeamento na distribuição do fluido. Neste particular, Raphael Leite, da Armstrong Fluid Technology, apresentou a tecnologiaenvelope de gerenciamento da vazão do sistema.
Também outras estratégias de eficiência energética em sistemas de expansão indireta foram abordadas, particularmente por Marcos Santamaria, das Indústrias Tosi, que mostrou como o tratamento do ar externo pode contribuir com a produção de água quente em hotéis. O engenheiro explicou como conjugar as bombas de calor ao sistema de produção de água gelada.
- Raphael Leite
- Marcos Santamaria
- Alexandre Moreira
- Gustavo Ribeiro
Ainda neste campo, Alexandre Moreira, da Belimo, enfatizou a importância do controle e monitoramento para ambientes climatizados. Exemplificando a importância, Moreira ressaltou o desempenho das Energy Valves e dos controladores, tanto para o acompanhamento da distribuição de água, quanto do ar em ambientes climatizados para manter a renovação de ar dentro dos parâmetros aceitos.
A qualidade do ar, aliás, mereceu grande atenção dos palestrantes. Pela Sicflux, Gustavo Ribeiro explanou sobre as novidades no mercado de ventilação quanto às normas e soluções existentes.
- Raphael Neri
- Laura Baldissera
- Maurílio Oliveira
- Ariane Carreira
Por sua vez, Raphael Neri, da Soler Palau, dedicou-se a explicar como tirar vantagem de uma concepção de ventilação inteligente. As estratégias para o selecionamentodo equipamento ideal para cada situação estiveram no centro da sua apresentação.
Recorrendo a exemplos práticos, Laura Baldissera, diretora da Projelmec, empresa com mais de 60 anos, mostrou o que deve ser feito e o que deve ser cancelado na atividade diária de técnicos e engenheiros quando o assunto é ventilação.
- Bruno Roza Martins
- Fernanda Beni
- João Manuel Aureliano
Também explorando a necessidade de avançar com novas tecnologias para a distribuição do ar, Maurílio Oliveira, da Multivac/MPU apresentou a visão da empresa para responder às atuais necessidades do AVAC. Para a renovação do ar, o especialista mostrou os novos equipamentos desenvolvidos pela empresa, assim como as vantagens dos dutos MPU para a condução do ar climatizado.
Assunto, de certa forma, também abordado por Ariane Carreira, da Powermatic. Para a praticidade na instalação, a profissional apresentou a tecnologia duto click, mecanismo de fechamento rápido de dutos de chapas. A outra novidade destacada foram os forros radiantes, tecnologia que permite a climatização de espaços por radiação.
- Lineu Holzmann
- Carlos Navarro
O tratamento do ar mereceu a atenção de Bruno Roza Martins, da BerlinerLuft, e de Fernanda Beni, da Weger. O primeiro apresentou uma análise de desempenho da unidade de tratamento de ar e seleção dos componentes. Beni, por sua vez, mostrou as vantagens na aplicação de unidades de tratamento de ar.
Em uma palestra mais abrangente sobre sistemas, João Manuel Aureliano, da Daikin, discorreu sobre os requisitos normativos para projetos AVAC. Apoiando-se na tecnologia da empresa que representa, Aureliano desvendou os procedimentos necessários para uma instalação eficiente e eficaz.
Também na parte das soluções para uma instalação energeticamente eficiente, Lineu Holzmann, da Armacell, trouxe valiosas contribuições. Neste sentido, enfatizou como o isolamento térmico pode contribuir enormemente para um funcionamento adequado do sistema de climatização, quando aplicadosconceitos e boas práticas.
O evento foi encerrado com uma palestra motivacional da Aspen Pumps, proferida por Carlos Navarro. Nela, o profissional enfatizou como as bombas de condensado da empresa podem contribuir para elevar os ganhos de instaladores de sistemas de expansão direta. Como bônus, a Aspen sorteou alguns dos seus equipamentos e componentes entre os participantes do evento.
O Entrac recebeu o apoio de várias entidades, com destaque para o Senai RN que não apenas o divulgou, como cedeu seu espaço para a centralização do material das empresas patrocinadoras. As demais entidades apoiadoras foram a Abrava, a AshraeChapter Brasil, e o Sindratar SP. Auxiliaram na divulgação: Campos, DuFrio e Natal Service.
O evento conta com o patrocínio