Abertura do Conbrava

A 19ª edição do Conbrava (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar), que aconteceu entre os dias 10 e 12 de setembro, no São Paulo Expo, reuniu cerca de 700 congressistas, entre acadêmicos e representantes do setor AVACR, para a disseminação de informações sobre os desafios climáticos e o futuro da indústria. A edição de 2025 também contou com a participação de palestrantes internacionais e visitantes de diferentes países, reforçando a projeção global do congresso.

O evento contou com mais de 40 palestras nacionais e internacionais e cinco mesas-redondas temáticas: qualidade do ar interno, eficiência energética, fluidos refrigerantes, tratamento de águas e “Clima em Transformação”. Esta última, inédita, abordou o papel do setor na contribuição para a COP30 no Brasil.

Por meio de uma ação interativa, realizada na Noite do Pinguim de 2024, um vídeo comemorativo foi apresentado ao público, com frases escritas por profissionais do setor AVACR que, reunidas, apontam um caminho para um futuro sustentável.

O Presidente do Conbrava, Charles Domingues

Segundo Charles Domingues, presidente da comissão organizadora do Conbrava, a edição de 2025 superou as expectativas de público e engajamento. “É uma grande alegria ver o interesse das pessoas pelo conhecimento e a busca pela qualificação. O público demonstra um grande interesse na busca por aprendizado e troca de experiências”, destaca Domingues.

O congresso foi aberto com a palestra magna do presidente da Ashrae, Bill McQuade, que destacou o tema Healthy Building: Designing for Life. Outra palestra internacional também deu brilho ao evento: Michael Lagiglia, da AHRI, abordou o tema Balancing Affordability with Sustainability.

A programação contou com a apresentação dos trabalhos selecionados para o congresso e palestras de renomados profissionais representantes de empresas do setor AVACR.

As mesas-redondas geraram grande interação, com perguntas e debates aprofundados entre especialistas. O legado de cada uma das mesas pode ser conferido no site do Conbrava (www.abrava.com.br).

Os melhores trabalhos – A 19ª edição contemplou os cinco trabalhos, escolhidos pelos congressistas participantes de cada apresentação durante o evento. Anteriormente eram três os trabalhos premiados. O objetivo da premiação é incentivar novas ideias e o intercâmbio de experiências inovadoras.

Os premiados foram: 1o) Mulheres na Refrigeração: Inclusão, Desafios e Oportunidades em um Setor Essencial (5 mil reais); 2o) Tabela de informação para saber quais dados climáticos devem ser utilizados para dimensionamento de carga térmica (3 mil reais); 3o) Soluções de climatização de alto desempenho para o edifício experimental Labzero na Universidade de Brasília (mil reais); 4o) Desempenho energético de um sistema PV/T com chiller de absorção para climatização sustentável em Recife; 5o) Avaliação do risco de transmissão de doenças pelo ar em um ambiente confinado.
A revista Abrava+Climatização & Refrigeração publicará alguns dos trabalhos com maior identificação com sua orientação editorial em suas próximas edições.

A edição de 2025 foi considerada histórica, pois, de forma inédita, destacou a trajetória do Conbrava, homenageando os presidentes que contribuíram para a consolidação do congresso ao longo das edições. “Sustentabilidade é o futuro, mas precisamos conhecer as origens e quem criou o caminho que nos trouxe até aqui”, comentou Domingues.

Receberam a homenagem: Antônio Palma, Arnaldo Basile, Celso Simões Alexandre, Leonardo Cozac, Samoel Vieira de Souza e Wadi Tadeu Neaime.

Amigos da Abrava – Por iniciativa da nova diretoria da Abrava, a ocasião do Conbrava 2025 também foi palco para homenagear diretores e profissionais que atuam no setor AVACR e que, de forma colaborativa, têm exercido o associativismo em prol dos setores representados.

O presidente da Abrava, Leonardo Cozac, reconheceu a importância de cada um dos profissionais homenageados com uma placa de honra.

O Congresso foi, também, o palco para lançamento de dois eventos do AVACR no próximo ano: o Mercofrio e o Ciar.

Selo Abrava NSF – o Selo de Qualidade do Ar Interno foi concedido à Conforlab. O momento solene foi aberto com a participação de Frederico Paranhos, VP do Qualindoor, e Carla Naldini, representando a NSF, que apresentaram o conceito do Selo de Qualidade do Ar Interno. O selo certifica a empresa que está em conformidade com as normas de higiene e segurança relacionadas à qualidade ambiental do ar.

O Prêmio Luiz Goés foi entregue a André Castilho, biólogo da Covisa, pelo Brasindoor, e entregue pelo seu presidente Arthur Aikawa.

O Conbrava 2025 contou o apoio de diversas entidades e o patrocínio das empresas: Heating Cooling e Midea Carrier (Diamante); Trane (Ouro); Daikin, Full Gauge, GUV Aquecimento, Johnson Controls York, Indústrias Tosi e Trox (Prata). Foram copatrocinadores: Bitzer, Copeland, KSB, Projelmec e RAC.

Veja também:

Edição 2025 do principal evento do AVACR fecha com números recordes

Protagonismo da Abrava durante a Febrava 2025

Presença recorde na 25ª edição do ENPC

Comitê de Mulheres apresentou novas estratégias e pesquisa inédita

Mesa-redonda de qualidade do ar interno

Eficiência energética no AVACR

Destinação de fluidos refrigerantes

“Clima em Transformação” destacou desafios e soluções para o futuro

Mesa-redonda derruba mitos e reforça urgência da gestão hídrica

Oito compradores latino-americanos na Rodada Internacional de Negócios

 

 

Tags:, ,

[fbcomments]