
Em clima de celebração, networking e valorização da representatividade feminina no setor AVAC-R, o Comitê de Mulheres da Abrava realizou, no dia 3 de dezembro de 2025, o Coquetel de Integração – Edição Especial de Encerramento, reunindo, na sede da associação em São Paulo-SP, profissionais, lideranças, empresas e entidades parceiras do setor.
O evento marcou oficialmente o fechamento das atividades do ano e a apresentação do plano de ação de 2026, sendo possível conferir o propósito do Comitê na prática, com ações previstas para a continuidade da construção de uma cultura inclusiva, equitativa e de valorização das mulheres no setor, com atuação a partir de três pilares estratégicos — Liderança, Educação e Regionalização.
Para Juliana Reinhardt, presidente do Comitê de Mulheres, “Encerrar o ano com o nosso Coquetel de Integração é celebrar as conquistas, o crescimento e o protagonismo das mulheres no setor AVACR. O plano de ação que apresentamos para 2026 reforça nosso compromisso com uma cultura mais inclusiva, equitativa e valorosa para todas, promovendo oportunidades de liderança, educação e regionalização. Seguimos motivadas a transformar o setor e ampliar cada vez mais a presença e a voz feminina.”
A programação foi aberta oficialmente com as considerações do presidente do Conselho Administrativo da Abrava, Leonardo Cozac, que reforçou o compromisso da entidade com o fortalecimento das ações propostas e destacou a importância dos planos com foco nos pilares Educação, Liderança e Regionalização.
Juliane Gomes, membro do Comitê Gestor das Mulheres, conduziu a programação do evento, dedicada a apresentar os avanços do Comitê, suas metas e agenda para 2026.
Conquistas e avanços
Ana Carolina Rodrigues, vice-presidente do Comitê, abriu a agenda do evento apresentando as principais conquistas do ano, incluindo o VI Encontro de Mulheres e a 2ª Pesquisa de Mulheres no Setor AVAC-R, que reforçou a importância da atuação estruturada por pilares. Ana também destacou o impacto das ações digitais: “Conectar pessoas é uma das missões do Comitê, e os resultados indicam que estamos no caminho certo. Em 2025, alcançamos mais de 40 mil pessoas”.
Como coordenadora do Pilar Liderança, ela apresentou também o plano de ação para 2026, que inclui mentoria individual, banco de talentos femininos, pesquisa anual e o Clube do Livro — já em andamento com a leitura do primeiro título, Dá um Tempo. No evento, foi anunciado o segundo livro do ciclo, A Coragem de Não Agradar: Como a filosofia pode ajudar você a se libertar da opinião dos outros, superar suas limitações e se tornar a pessoa que deseja por Ichiro Kishimi e Fumitake Koga, com exemplares sorteados entre cinco participantes.
O Pilar de Educação, coordenado pela professora Anna Cristina, foi apresentado pelas participantes do grupo, Camila Brito e Dayse Melo, que detalharam o plano de ação que contempla cursos técnicos voltados exclusivamente para mulheres, parcerias institucionais, visitas técnicas, iniciativas de incentivo à formação e a ampliação do acesso à qualificação profissional para mulheres em diversas regiões do país
Janaina Pereira, participante do Pilar Regionalização, apresentou a estrutura das Embaixadas Regionais, responsáveis por ampliar a atuação nacional do Comitê de Mulheres por meio de encontros trimestrais, mobilização local e formação de comunidades ativadas em diferentes estados. Iniciativa em parceria com a Asbrav nos estados do sul do Brasil.
Workshop Roda da Vida
A presidente do Comitê, Juliana Reinhardt, conduziu o “Workshop Roda da Vida: Autoconhecimento & Transformação”, destacando, em suas palavras iniciais, a emoção de acompanhar a evolução do grupo e o impacto crescente da atuação feminina no setor AVAC-R. A atividade promoveu uma reflexão profunda sobre diferentes áreas da vida – como carreira, finanças, saúde, relacionamentos, entre outras. Ao visualizar de forma gráfica seus níveis de satisfação em cada área, as participantes tiveram clareza sobre seu estado atual, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria.
“A Roda da Vida é uma ferramenta que estimula o autoconhecimento, ajuda na definição de prioridades e metas para 2026. O objetivo foi trazer consciência ao estado atual e motivar para agir e buscar evolução em aspectos importantes da sua jornada de desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma Juliana.
Encerramento
O evento foi encerrado com o coquetel, momento de descontração e muito networking. Oportunidade para os profissionais presentes se conectarem para trocas profissionais e pessoais.
O Coquetel de Integração contou com patrocínio de Daikin, Heating Cooling, Fujitsu e Trane, além das copatrocinadoras Bitzer, IVTEC, Midea Carrier, Qualitas e Sicflux, e do apoio de diversas entidades do setor.






