A Mecalor trabalha há mais de uma década com refrigerantes de ODP zero nos equipamentos de refrigeração e ar-condicionado. Neste período, vem acompanhando as tendências globais de migração para os fluidos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (baixo GWP), especialmente os desdobramentos da regulamentação F-gás europeia. Apesar do cenário não estar totalmente definido, e depender da estratégia de cada empresa, enxergamos uma solução gradativa dividida genericamente em duas etapas.

Em uma primeira etapa, predominantemente adotando-se fluidos refrigerantes hidrofluorcarbonos (HFCs) classificados como A1 pela ASHRAE 34, alcançando GWPs baixos (GWP < 750). Esta etapa traz uma redução do GWP de metade a um terço do valor, se comparada aos fluidos de ODP zero, como R410A e R134A.

Em uma segunda etapa, para se atingir uma redução mais expressiva chegando a GWPs ultrabaixos (GWP < 150), há necessidade de se adotar alternativas de fluidos refrigerantes hidrofluorolefinas (HFOs) puros ou em alta concentração, ou naturais como propano (R290), que trazem a desvantagem de serem inflamáveis, classificados como A2L ou A3 pela ASHRAE 34. A segunda etapa exige um nível maior de segurança com adequações de projeto e no processo de fabricação e manutenção dos equipamentos. Na prática, podemos listar as seguintes alternativas mais eficientes, dependendo da aplicação e faixa de temperatura de operação do equipamento.

Substitutos do R-404A para aplicações de baixa temperatura com evaporação entre -40°C e -10°C tem como principal candidato não-inflamável, classificado como A1, o R449A (GWP=1.397), sendo os principais classificados com A2L o R454C (GWP=148) e o R457A (GWP=139).

Em relação ao R134A para baixas e médias pressões, operando na faixa de temperatura de evaporação entre -5°C e 15°C,  os principais candidatos a substitutos não-inflamáveis, classificados como A1, são o R513A (GWP=631), e o R515B (GWP=293), e o principal classificado com A2L é o R1234ze (GWP=7).

Para o R410A, para médias e altas pressões operando na faixa de temperatura de evaporação entre -15°C e 15°C, apesar dos resultados promissores do R466A (GWP=733), ainda não existe candidato não-inflamável classificado como A1 disponível. Os principais candidatos classificados com A2L são o R32 (GWP=675), o R452B (GWP=698), e o R454B (GWP=466).

Os valores apresentados de GWP consideram as diretrizes do quarto relatório de avaliação do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC-AR4).

Muitos dos novos fluidos refrigerantes com potencial de redução do aquecimento global possuem capacidades volumétricas de refrigeração menores do que os refrigerantes atualmente utilizados. Considerando a premissa básica de, pelo menos, manter os níveis de eficiência energética de uma instalação industrial ou CAG, a solução mais efetiva é a modernização do parque de máquinas de refrigeração para se adequar às novas exigências preconizadas pela Emenda de Kigali. Isto significa investir em equipamentos novos, com desempenho equivalente ou melhor do que os existentes, já preparados para a nova realidade de fluidos refrigerantes com baixo GWP.

Apesar da demanda percebida por equipamentos com baixo GWP ainda ser pequena no Brasil, já existem algumas empresas buscando alternativas para a redução das emissões de gases de efeito estufa para atender suas metas de compromisso ambiental. Em termos de produto, a Mecalor está pronta para oferecer soluções de chillers com a tecnologia de compressores centrífugos oil-free usando R513A, R515B ou R1234ze, com capacidades de 80 a 530 toneladas de refrigeração com condensação a ar ou a água. A conversão do restante da linha de produtos está sendo estudada pelo departamento de pesquisa & desenvolvimento, e a empresa está investindo para aumentar sua oferta de produtos com baixo GWP acompanhado as exigências de seus clientes na América Latina.

Nossa experiência recente com retrofit de máquinas, que exigem substituição de refrigerantes, está relacionada ao R22 em máquinas antigas. Não acreditamos em soluções denominadas drop-in, pois qualquer que seja o refrigerante substituto esse exige troca do tipo de óleo e, em alguns casos, alterações em componentes. Portanto, geralmente temos visto clientes comprando máquinas novas, atualmente com R410A.

George Szego é Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Mecalor

Veja também :

Ainda que à espera de ratificação, Emenda de Kigali já força mudanças no mercado

O fim do 141b

Recomendações da Chemours para as diversas aplicações

Alternativas naturais são econômicas, energeticamente eficientes e disponíveis

As saídas para a indústria de equipamentos

Hidrocarbonetos: passado, presente e futuro da refrigeração

Tags:, , ,

[fbcomments]