Inquestionavelmente o VRF tem crescido no mercado brasileiro e, de acordo com dados da indústria, bem mais substancialmente que no mercado mundial. As razões são variadas e estão explicitadas nos depoimentos de Gustavo Hoffmann, da Engenharia de Aplicação da Midea Carrier, Luciano de Almeida Marcato, Gerente Nacional de Vendas da Daikin, André Peixoto, Senior Portfolio Manager Latin America da Trane e Allan Denis Bischoff, Gerente de Aplicação e pós-vendas CAC da Gree. No entanto, cabe aos projetistas saber quando especificar cada tipo de sistema, VRF ou água gelada.

Gustavo Hoffmann: O mercado de VRF vem crescendo ano a ano, principalmente pela facilidade de operação e instalação. Se o projeto tiver um conceito multiusuário, o VRF poderá se tornar mais atrativo. Em um projeto de carga térmica constante, o sistema de água gelada poderá ser a melhor alternativa. Hoje vemos muitos projetos híbridos no mercado, que conseguem extrair a característica ideal de cada tipo de sistema e entregam o melhor desempenho. Como provedores de ferramentas importantes para profissionais de projetos, como softwares de cálculo de carga térmica, simulação energética e estudos de viabilidades, dizemos que todo projeto merece uma análise detalhada antes de qualquer decisão. Se a melhor alternativa para um caso específico for água gelada, vamos utilizar chillers. Se a análise indicar que um sistema VRF é a opção ideal, vamos com VRF. Desta forma, busca-se efetivamente o que é melhor para o projeto e garantimos a satisfação do cliente.

Luciano de Almeida Marcato: Existem mercado e possibilidades de aumento de eficiência em ambos os tipos de sistemas, cada qual com suas vantagens e desvantagens que vão depender de diversos fatores que devem ser considerados pelo projetista junto a seu cliente quando da definição da tipologia do sistema a ser instalado. Não existe solução mágica tipo VRV é melhor ou água gelada é melhor para todo projeto. Sempre devem ser avaliados diversos fatores caso a caso.

André Peixoto: Quando se considera as aplicações comerciais em ar-condicionado, ou seja, retirando-se o mercado residencial com os mini splits, percebe-se a consolidação do mercado de VRF no Brasil, já sendo responsável por mais de um terço (em capacidade) do mercado total composto por chillers, sistemas unitários dutados e VRF, porção essa bastante superior à média mundial. Tendo em vista que o valor médio do produto por capacidade é maior do que os sistemas de água gelada, a porção de mercado em volume de faturamento é ainda superior.

“Além disso, a tecnologia VRF tem apresentado, desde 2010, taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13%, sendo que o mercado de água gelada se encontra, ao fim de 2021, no mesmo patamar de há 11 anos. A partir do início da pandemia em 2019, o crescimento do mercado de VRF se manteve superior ao dos demais produtos.

“Tendo em vista a quebra de paradigmas no que diz respeito à utilização de sistemas VRF com filtragens especiais, utilização de unidades aptas a operar com 100% de ar externo, utilização de unidades evaporadoras tipo Air Handler, desenvolvimento de sistemas de controle e automação mais sofisticados, aliados a uma sensível redução no custo das soluções com tecnologia VRF, os sistemas têm sido amplamente utilizados em novas aplicações desde simples instalações residenciais, hotéis, escolas, hospitais e edifícios comerciais.

Outrossim, a simplicidade de projeto, instalação e manutenção, tem permitido a distribuição de produtos por canais de distribuição, bem como a instalação por empresas com menos necessidade de forte background técnico e de engenharia, permitindo a aceleração das vendas em todo o território brasileiro.

Atualmente, a Trane possui uma ampla gama de produtos, tanto em água gelada como em VRF, de forma a possibilitar a utilização do melhor sistema possível para as mais diversas aplicações.

Allan Denis Bischoff: A Gree entende que os sistemas de expansão indireta e de expansão direta são complementares mercadologicamente, ou seja, hoje a aplicação e os requisitos do cliente determinam qual o melhor sistema a ser empregado; neste sentido, o papel do projetista se faz primordial no auxílio ao cliente que geralmente é leigo no assunto. A Gree possui ambos os sistemas e emprega toda a sua capacidade de Pesquisa e Desenvolvimento em ambos os segmentos, seja desenvolvendo Resfriadores Centrífugos com Mancal Magnético, seja desenvolvendo o GMV alimentado por energia solar.

Veja também:

A importância de delimitar o espaço de cada um dos sistemas

É preciso atenção na especificação das torres

Sistema VRF: aplicações, vantagens e desvantagens

Operação e manutenção têm semelhanças

Projetos devem seguir as normativas NBR e IIAR

 

Tags:, , , , ,

[fbcomments]