Mariani, Bueno, Alves e Correa da Silva compuseram a mesa da solenidade

No último 12 de dezembro foram entregues os certificados de conclusão aos 33 alunos que chegaram ao final da XXIII edição do Programa Smacna de Educação Continuada em Tratamento do Ar. convênio Smacna-Abrava. Fruto de um convênio entre a Abrava e a Smacna, o curso é ministrado por Antonio Luis de Campos Mariani e Oswaldo de Siqueira Bueno, e tem por objetivo a formação e atualização dos profissionais do AVAC, através de análises de casos práticos e apresentação de procedimentos para resolução de eventuais problemas, além dos necessários fundamentos teóricos relacionados.

Prestigiaram o evento, Edson Alves, presidente da Smacna Brasil; João Carlos Correa da Silva, vice-presidente; os docentes Antonio Luis de Campos Mariani e Oswaldo de Siqueira Bueno; Adenilson Belizário, representando o presidente da Ashrae Brasil Chapter, Thiago Portes; Eduardo Macedo, diretor da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves; profissionais de empresas apoiadoras do Programa, como Dilson Carreira (Powermatic) e Gustavo Hoffmann (Midea Carrier); e o diretor da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, Eduardo Macedo.

“Agradeço aos docentes por manter esse curso como referência para o setor, como também as empresas patrocinadoras que acreditam na aprendizagem e melhoria da qualidade da mão de obra do nosso setor; e aos alunos que disponibilizaram tempo em meio a tanta correria e investiram neste programa”, disse Alves na abertura da cerimônia.

Mariani, que concebeu o Programa junto com Raul Bolliger Jr, relembra que a primeira turma começou em 1997 e, desde então, o curso vem contribuindo com relevância aos profissionais nesses 23 anos.

Mariani, por sua vez, esclareceu que “o programa é referência no setor de AVACR. O conteúdo ministrado começa pelos fundamentos do tratamento do ar, baseado em experiências reais, passando por toda a experiência do professor Raul Bolliger Jr, que militou por mais de 50 anos como engenheiro de ar-condicionado e tratamento do ar. A espinha dorsal do Programa Smacna é baseada na experiência que Bolliger teve durante sua vida profissional.”

A tradicional foto dos formandos com convidados e patrocinadores

Oswaldo Bueno, também docente do Programa Smacna, ministra o curso há 12 anos e destaca a relevância do mesmo: “É de extrema importância para o dia a dia do profissional o que ministramos no Programa Smacna de Educação Continuada. Ele proporciona ao técnico ou engenheiro uma experiência real, com informações suficientes para projetar e dimensionar sistemas corretamente. Nesses anos como docente, relembro as várias turmas que já formei e sempre é uma satisfação, temos muitas histórias, alunos que se destacam, os mais brincalhões, os que menos faltam etc. É um extremo prazer fazer parte deste Programa e formar profissionais competentes para estarem hoje atuando no mercado de AVAC”.

O XXIII Programa Smacna de Educação Continuada em Tratamento do Ar foi patrocinado pela Belimo Brasil, Johnson Controls-Hitachi, LG Eletronics, Midea Carrier, Trane e Trox do Brasil. Colaboraram: Armacell, BerlinerLuft, Multivac/MPU, Powermatic, Refrin. Ashrae Brasil Chapter, ISPE e Sindratar-SP forneceram o apoio institucional.

As inscrições e programação para o XXIV Programa Smacna de Educação Continuada em Tratamento do Ar – 2020, convênio Smacna-Abrava já estão disponíveis no link https://www.smacna.org.br/

Tags:, , ,

[fbcomments]