Com a criticidade da situação gerada pela pandemia cada vez menos podemos ter falhas humanas no controle da disseminação do vírus. Portanto, temos que ter taxas de renovações de ar mais altas para evitar a concentração do vírus. Para isso, o sistema de automação é fundamental em medir e ajustar as informações coletadas no ambiente e repassar para um sistema automático gerenciador que vai tomar atitudes de controle para evitar riscos ainda maiores de contaminação.

Somente com sistemas gerenciadores de controle e periféricos ajustados e comissionados segundo um projeto contratado é possível controlar os parâmetros de temperatura, umidade e vazão do ar. Para isso, é necessário que o cliente contrate empresas qualificadas para projetar, instalar, comissionar e operar sistemas de controles adequados ao solicitado pela empresa de projetos.

Neste aspecto, as válvulas eletrônicas cumprem um papel primordial nos sistemas hidrônicos para a manutenção da umidade e temperatura visando a qualidade do ar nos ambientes internos. Sem elas o sistema não teria como ajustar a vazão de água projetada que deveria passar nos climatizadores, provocando uma grande flutuação de temperatura e humidade e gerando desconforto nas pessoas, bem como, perda de produção em ambientes fabris.

Um consultor ou projetista especializado projeta de acordo com as necessidades requeridas pelo cliente e pela sua capacidade de investimento. O sistema hidrônico não foge à essa regra. Pode-se utilizar válvulas eletrônicas com mais ou menos tecnologias dentro da relação custo/benefício requerido pelo cliente.

Em relação ao que o mercado oferece, em se tratando de válvulas eletrônicas, existem muitas variáveis a explorar. Obviamente, quanto mais tecnologia embarcada no produto maior será o custo para o cliente. Quanto mais tecnologia o produto tiver, mais precisão e retorno sobre investimento ele terá, mas claro que tudo vai depender também do investimento que o cliente fará na operação e manutenção do sistema como um todo. Menos tecnologia, menos investimento e consequentemente menos precisão e controle. Tudo vai depender das necessidades requeridas pelo cliente. É aí que entra um comissionador, necessário para ajudar o cliente na tomada de decisões não somente em válvulas eletrônicas, mas em todo o projeto. Normalmente o negócio do cliente não é esse e portanto ele vai precisar desse profissional para garantir o sucesso do investimento.

Hernani Paiva, Diretor Geral para Américas do Sul e Central da IMI Hydronic Engineering

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Com um sistema eficiente é possível controlar as variáveis e manter um ambiente seguro

As experiências do LEQAI

Um antigo tema ganha notoriedade

As altas taxas de renovação do ar vieram para ficar

Recuperadores de energia 

É possível conjugar altas taxas de renovação com eficiência energética

Pandemia estreita a margem da ação humana sobre os sistemas

Quanto menor a concentração de particulados, menor a possibilidade de contaminação

 

Tags:, , ,

[fbcomments]