Na atual situação, de pandemia provocada pelo Sars-Cov-2, o sistema de automação tem papel fundamental no controle da qualidade de ar interior nos sistemas de AVAC-R. Já existem estudos mostrando que o aumento nas taxas de renovação de ar exterior tem papel fundamental para o controle da contaminação nos sistemas de ar-condicionado. Outro ponto fundamental é o monitoramento da saturação dos filtros de ar do sistema, pois um filtro saturado irá aumentar o consumo de energia de sistema e colocar em risco os ocupantes do local. Com um sistema de automação eficiente, os mantenedores poderão garantir um ambiente com temperatura, umidade relativa e taxas de renovação de ar dentro das normas e garantir um ambiente seguro e agradável para os usuários.

É de grande importância monitorar temperatura, umidade relativa, vazão de renovação de ar exterior, saturação dos filtros, temperatura de água gelada – que tem papel fundamental na desumidificação do ar ambiente, e unir todas essas informações, realizando um controle seguro para os usuários e eficiente no consumo de energia elétrica. Isso só é possível quando esses dados são tratados por um sistema de automação predial. Outro ponto importante, é a possibilidade de monitoramento do sistema através de curvas de tendência que poderão auxiliar a equipe de manutenção nas tarefas diárias para garantir um sistema funcional e seguro.

Sistemas que utilizam água gelada para realizar o controle de umidade ambiente precisam ter um excelente controle de vazão para evitar temperatura muito baixa de insuflamento, que pode causar desconforto ao usuário, ou uma umidade relativa muito baixa ou elevada no ambiente. As duas situações podem causar problemas respiratórios nos usuários ou ajudar na proliferação de microrganismos nos ambientes climatizados. A válvula eletrônica, por possuir medidor de vazão ultrassônico, possui uma precisão no controle e possibilita a leitura da vazão em tempo real, facilitando a otimização energética do sistema de água gelada ou quente.

Além disso, as válvulas independentes de pressão compensam as variações de pressão, realizando uma função de equilíbrio contínuo para manter o desempenho do sistema em cargas variadas. O controle de vazão preciso elimina o excesso de bombeamento e possibilita uma economia de energia no sistema, assim como características de fluxo de igual porcentagem elevam a capacidade de controle do sistema. Por fim, a válvula independente de pressão evita ligar chillers adicionais na medida em que matém o  DT de projeto.

Na especificação do conjunto de válvulas de controle nos sistemas hidrônicos, o primeiro ponto que deverá ser levado em consideração é a tecnologia que o projetista de AVAC-R considerou para o projeto. Hoje existem sistemas que trabalham com lógicas avançadas de controle para o sistema de bombeamento e pode ser necessária a medição da vazão em tempo real dos equipamentos terminais. Muitas vezes as informações fornecidas pelas válvulas eletrônicas são utilizadas pelo sistema de automação para cálculo de tendências e organização das manutenções preditivas e preventivas nos equipamentos. A válvula eletrônica tem papel fundamental na nova indústria 4.0 e no aumento da eficiência dos sistemas de AVAC-R.

Entre as vantagens das válvulas eletrônicas estão:

– Seleção e dimensionamento de válvula simplificados, sem a necessidade de cálculos Cv.

– Sensor de vazão ultrassônico, sem necessidade de manutenção e sem peças móveis.

– Feedback de vazão real ou feedback de posição da válvula está disponível como sinal analógico para integração com o sistema de automação.

– As configurações podem ser visualizadas ou alteradas através de um computador, o que facilita a configuração em campo.

– Compensação de glicol para leitura da vazão real do sistema.

– Comunicação com protocolo BACnet e Modbus.

– Otimização na Nuvem; monitora e aprimora o uso de energia, proporcionando uma ótima performance do sistema, com fornecimento de análise do sistema para mostrar o histórico de desempenho.

– Gerenciamento do DT: otimização do bombeamento e custos operacionais do sistema com aumento da eficiência.

– Monitoramento de energia:  Um medidor de energia integrado fornece os dados de desempenho do trocador de calor, os dados são usados para verificar o desempenho do sistema durante o comissionamento e atua como uma linha de base, recurso que ajuda a alcançar pontos no LEED.

Leandro Augusto Medéa Antonioli, Regional Application Consultant da Belimo

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

A pandemia estreita a margem da ação humana sobre os sistemas

As experiências do LEQAI

Um antigo tema ganha notoriedade

As altas taxas de renovação do ar vieram para ficar

Recuperadores de energia 

É possível conjugar altas taxas de renovação com eficiência energética

Pandemia estreita a margem da ação humana sobre os sistemas

Quanto menor a concentração de particulados, menor a possibilidade de contaminação

Tags:, , ,

[fbcomments]