Na Anatel a Proclima Engenharia executou o projeto de retrofit sem a paralisação do funcionamento regular da edificação, substituindo um sistema composto por chillers de compressores centrífugas por chillers com compressores parafuso dotados de variadores de frequência. O perfil da carga térmica da edificação mostra um carregamento variável com picos de carga bem definidos. Assim, o sistema adotado de compressores parafusos com variadores de frequência, tem a capacidade de melhorar a adaptação às cargas parciais com sistema de automação dedicado a buscar a melhor performance enérgica do equipamento dentro da curva de carregamento e das temperaturas de condensação.

O sistema de bombeamento adotou ciclos primários e secundários, sendo ambos dotados de variadores de frequência de forma a juntar a vazão com a necessidade real de carga térmica e quantidade de equipamentos em operação.

O controle de balanceamento hidráulico é realizado por válvulas eletrônicas de balanceamento independentes de pressão, dotadas de BTU meter e controle de DT, mantendo a instalação dentro dos parâmetros de projeto. O controle é realizado via comunicação Bacnet, permitindo auditoria em tempo real da rede hidráulica. Os fancoils são dotados de controladores e variadores de frequência no ventilador, permitindo variação da vazão conforme carregamento da edificação e população.

 Uma combinação de sistemas de água gelada e expansão direta foi adotada, com cada tipo de sistema atendendo a uma determinada área e ocupação específica. No entanto, o sistema predominante é de expansão indireta (água gelada). O resfriador de líquidos fica localizado no subsolo. Trata-se de um chiller com condensação a água e tanto o circuito primário quanto o secundário são de regime de fluxo variável.

A CAG funciona numa programação horária, com suas bombas primárias intertravadas aos chillers, dando maior segurança de operação. O acionamento das bombas secundárias é via sensores de pressão, para assegurar o fluxo ideal para as prumadas de água gelada. As torres de resfriamento são dotadas de inversores de frequência para ajustar a temperatura de condensação ideal dos chillers. A automação integra todos esses componentes e ajusta no período exato de funcionamento, dando ao operador as informações em tempo real, assim como alarmes e alertas. Caso algum sistema pare de funcionar, outro automaticamente assume a sua função.

O sistema de VRF para as salas técnicas dos ambientes funciona com a própria automação do fabricante e está interligado à automação central do prédio, podendo ajustar períodos de funcionamento e padrões de operação. Esse sistema entra em funcionamento assim que o sistema de água gelada é desligado as 18h.

O sistema de expansão direta, composto de selfs-contained de precisão, também possui sua automação embarcada pelo própria fabricante, sendo também interligado ao sistema principal de automação, permitindo visualizar os padrões de funcionamento e dados de leitura (pressões, vazão, superaquecimento etc.). Esse sistema funciona na sala cofre da Anatel, precisa ser monitorado constantemente e possui o dobro de máquinas para períodos de manutenção e minimização de falhas.

A instalação é totalmente dotada de sistemas variáveis com automação dedicada para buscar a melhor performance dos equipamentos, com distribuição da vazão hidráulica e ventilação conforme demanda térmica em tempo real. A utilização de válvulas com controle microprocessado para melhorar as eficiências dos equipamentos e promover a melhora taxa de fluxo de água gelada para promover o conforto térmico reforça a estratégia de eficiência energética.

FICHA TÉCNICA

  • Total de ton instalada: Expansão indireta – aproximadamente 1350
  • Expansão direta – aproximadamente 190
  • Nome da obra: ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações
  • Instaladora: Proclima Engenharia
  • Projetista: Torres Engenharia

FORNECEDORES

  • Integrador da automação: Trane
  • Resfriadores de líquidos: Trane
  • Sistemas de expansão direta: Trane e Stulz
  • Difusores: Difustherm
  • Bombas de água gelada: Imbil
  • Variadores de frequência: Weg
  • Fancoils de ar de recirculação: Trane
  • Válvulas: Belimo Energy Valve
  • Ventiladores: BerlinerLuft e Sicflux
  • Isolamento dos dutos: Isover
  • Isolamento da tubulação da água: Epex
  • Torres de arrefecimento em alvenaria e ventilador centrígufo: BerlinerLuft

Veja também as outras obras:

Hospital Águas Claras – Águas Claras-DF

Torre das Nações Unidas – São Paulo – SP

Centro de Convenções de Salvador – Salvador – BA

Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) – Telebrás – Brasília-DF

Empreendimento Birmann 32 – São Paulo – SP

Sede da Anatel – Brasília – DF

Hipercenter Trimais – São Paulo – SP

Tauá Aquapark Indoor – Atibaia – SP

Tags:, ,

[fbcomments]