Inaugurado em outubro de 2019 o Tauá Aquapark Indoor é o primeiro, e único até o momento, parque aquático indoor da América Latina. Com cerca de 5 mil metros quadrados é totalmente climatizado mantendo a água aquecida a 29º.C e o ambiente em 27º.C o ano inteiro.

Só isso já colocaria a instalação em posição favorável para a premiação conferida pela Smacna Brasil. Todo o sistema de climatização tem controle estrito de umidade e temperatura, garantido pela utilização de chiller bomba de calor Daikin 4Z, altamente eficiente e silencioso acoplado a unidades de tratamento de ar. São 2 unidades de 200 ton, bomba de calor 4 tubos com compressor parafuso e condensação a ar, carregado em fábrica com R-134a, com sistema de controle e todos os componentes necessários para a operação controlada da unidade.

Para a o controle térmico do ar foram empregadas as unidades de tratamento de ar modulares da série TKZ da Trox com pintura especial e módulos de filtragem grossa e fina, garantindo os níveis de qualidade de ar interior exigidos.

O sistema foi projetado para atender a demanda de ar-condicionado do parque em funcionamento, de modo que a umidade excessiva proveniente da evaporação das piscinas aquecidas fosse retirada do ambiente, proporcionando conforto térmico e respiratório. A maior parte do calor rejeitado pelo sistema de ar-condicionado é aproveitado para aquecimento da água.

Foi obedecido a determinação do projeto para taxa de renovação de 5 trocas/h, com sistema de filtragem G4 + F5. Para a higienização do sistema foi utilizada radiação UV.

O sistema aquece a água do prédio e das piscinas com o calor residual gerado durante a climatização. Com isto deixa-se de se consumir uma quantidade considerável de energia elétrica ou de algum sistema de aquecimento por combustão e, por conseguinte, uma diminuição considerável de emissão de CO2.

Ficha técnica:

  • Nome da obra: Tauá Aquapark Indoor
  • Instaladora: Termocop Instalações Industriais LTDA.
  • Projetista: Rodolfo Jesus Rodriguez Silverio

FORNECEDORES

  • Bombas de calor:  02 unidades Daikin condensação a ar, com capacidadades de 1.400,80 kW de Resfriamento e 1.098,00 kW de Aquecimento.
  • Bombas de água gelada: 02 Bombas de resfriamento e 02 Bombas de aquecimento, Armstrong, de 40 HP
  • Válvulas balanceadoras independente de pressão: Danfoss
  • Recuperador de energia: Trocadores de calor de titânio – Sondex/ Danfoss

Veja também as outras obras:

Hospital Águas Claras – Águas Claras-DF

Torre das Nações Unidas – São Paulo – SP

Centro de Convenções de Salvador – Salvador – BA

Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) – Telebrás – Brasília-DF

Empreendimento Birmann 32 – São Paulo – SP

Sede da Anatel – Brasília – DF

Hipercenter Trimais – São Paulo – SP

Tauá Aquapark Indoor – Atibaia – SP

 

Tags:,

[fbcomments]