Sistemas de água gelada são uma das soluções mais empregadas nas instalações de ar-condicionado. Tais sistemas (quando bem projetados, instalados e com manutenção adequada), podem apresentar excelente performance, controle mais preciso de temperatura e alta eficiência.

Visando manter uma instalação nova dentro dos conceitos de projeto, é necessário realizar o comissionamento da obra. No caso de a instalação já ser existente, quanto melhor for a manutenção, mais próximo do projeto será sua operação. Em instalações existentes também é possível fazer um retro comissionamento e resgatar as suas características iniciais.

Frente a isso, as seguintes ações e medidas podem ser adotadas para preservar as condições de operação dos sistemas de água gelada:

  • Estabelecer relacionamento com profissionais e empresas mantenedoras de referência, com know-how para estabelecer um PMOC adequado das instalações e conduzir as ações necessárias, realizando as manutenções dos equipamentos com periodicidade em conformidade com os calendários dos fabricantes e atendendo as normas e diretrizes de referência (ABNT, ANVISA, ASHRAE, SMACNA etc.);
  • Manter a regulagem e balanceamento dos sistemas e sensores calibrados;
  • Analisar a lógica de automação dos sistemas de ar-condicionado para que eles operem de forma adequada;
  • Realizar um retrofit. Com a adequação da instalação ao momento atual é possível promover a substituição de componentes por itens mais modernos, como válvulas eletrônicas, controles variáveis de vazão de ar e água (itens que são cada vez mais acessíveis e contribuem de forma automática para manutenção do ponto ótimo dos sistemas). Um retrofit bem feito pode ser uma interessante forma de obter melhores resultados de performance e eficiência energética.

Destaca-se ainda que o investimento na manutenção adequada das condições de operação dos sistemas de água gelada, além de possibilitar melhor performance, confiabilidade e segurança, contribui para aumentar o tempo de vida útil das instalações e equipamentos, além de contribuir para a eficiência energética, evitando o desperdício de recursos.

As empresas Smacna são referência na instalação e manutenção de sistemas de ar-condicionado e estão sempre à disposição para o estabelecimento de parcerias, buscando trazer aos seus clientes confiabilidade, segurança e melhor performance aos equipamentos e sistemas de ar-condicionado.

Comitê de artigos técnicos Smacna Brasil

Veja também:

Por que os sistemas perdem as condições de projeto?

O conceito do projeto é um fator preponderante para toda a vida útil do sistema

Manutenção inadequada e operação deficiente provocam mau desempenho dos sistemas

Tags:, , ,

[fbcomments]