Foto 265786394 © Auremar | Dreamstime.com

IoT, machine learning e cloud computing são tecnologias que têm trazido eficiência aos sistemas, com predição e prevenção aos problemas que poderão surgir e garantia da performance da instalação ao longo dos anos.

Os impactos dessas tecnologias na qualidade dos ambientes internos são evidentes. Sistemas operacionais com integração, armazenamento e automação, sendo controlados e monitorados através de tecnologias de dados em tempo real com ajustes automáticos, farão com que os parâmetros da qualidade do ar sejam garantidos.

Também em relação à eficiência energética das instalações os impactos são inquestionáveis, pois os equipamentos estarão parametrizados para trabalharem em seus pontos ótimos. Quaisquer flutuações fora dos parâmetros determinados provocarão ações pelo IoT, assim como, todas as demais tecnologias agregadas se ajustarão rapidamente, com impacto na proteção contra a deterioração dos equipamentos e componentes do sistema, garantido sua eficiência energética. Da mesma forma, em relação à vida útil dos sistemas, o efeito será a garantia com o que foi estipulado no projeto, pois tudo está sendo monitorado e ajustado em tempo real por essa tecnologia embarcada.

O não cumprimento dos requisitos exigidos pelo projetista é o maior risco para que uma instalação dotada dessas ferramentas e tecnologias não funcione a contento. A não utilização de produtos de primeira linha, garantido por testes em laboratórios, representa, também, um grande risco. Finalmente, a falta de comissionamento da instalação para parametrização das tecnologias e produtos embarcados no projeto deve ser rigorosamente observado.

Se possível, especifique o efeito de cada uma das tecnologias sobre os equipamentos fornecidos por sua empresa.

Nossas válvulas, cada vez mais, apresentam tecnologias para receber esse tipo de tecnologia para serem comandadas, compartilhadas, ajustadas e até comandando através da inteligência nelas incorporada. Isso é um caminho sem volta dentro da nossa empresa e de nossos produtos.

 

Hernani Paiva, Diretor Geral da IMI Hydronic Engineering

 

Veja também:

Mais eficiência e funcionalidade para sistemas de climatização e refrigeração

Integração entre fabricantes e empresas de manutenção e monitoramento

Eficiência energética é o maior incentivo para a adoção das tecnologias

Alta eficiência em processos e redução de custos de operação e insumos

Apesar da maior complexidade, as soluções entregam gestão simplificada e inteligente

Embora chegando atrasado, o AVAC-R tem se adaptado rapidamente

Válvulas de expansão eletrônica facilitam a vida do técnico e economizam energia

 

Tags:, , , ,

[fbcomments]