Somente após os testes é possível determinar a solução

De início, é preciso realizar uma avaliação acústica do local onde serão efetuadas as instalações de ar-condicionado, buscando identificar os níveis de ruídos gerados pelo chiller, torres e unidades de tratamento de ar. Após a realização dos testes, é possível determinar se é necessário aplicar medidas para redução de ruídos, como a instalação de barreiras acústicas ou utilização de equipamentos com menor nível de ruído. A legislação brasileira estabelece limites de ruídos em ambientes industriais, comerciais e residenciais, sendo necessário respeitar esses limites para evitar sanções legais. Existem outras formas de interferência no entorno das instalações de AVAC-R como: temperatura externa, umidade do ar, poluição do ar, ventilação inadequada e bloqueio de saídas de ar. Essas condições podem diminuir a eficiência do sistema AVAC-R e prejudicar a qualidade do ar, impactando diretamente no conforto e saúde das pessoas.

É fundamental sempre estar atento para evitar possíveis interferências das centrais de água gelada e demais equipamentos de ar-condicionado no entorno das instalações, o projetista deve seguir algumas medidas para garantir o bom funcionamento dos equipamentos: adequada seleção do local para a instalação dos equipamentos, avaliando a existência de interferências eletromagnéticas próximas, utilização de matérias e cabos adequados, instalação de filtros e supressores de interferência nos equipamentos e cabos, aterramento adequado (para reduzir o ruído eletromagnético) e realização de testes e medições para avaliar a presença de interferências. Todas essas medidas buscam minimizar possíveis interferências no entorno das instalações.

A fim de evitar problemas com a central de água gelada, o instalador deve verificar se a capacidade do AC é compatível com a capacidade de refrigeração da central de água gelada, instalar corretamente as tubulações, evitando vazamentos, verificar se o sistema elétrico está adequado para suportar a carga elétrica do AC, realizar manutenções preventivas com regularidade. Seguindo essas medidas, o instalador pode garantir que o sistema funcione adequadamente, evitando problemas futuros com a central de água gelada.

Existem algumas maneiras de mitigar as interferências de equipamentos de refrigeração, como chillers, unidade condensadoras, unidades de tratamento do ar, torres de resfriamento e tanques de água gelada. Algumas delas incluem: isolamento acústico (visando diminuir o ruído emitido pelo equipamento), manutenção preventiva (para diminuir falhas e reduzir o impacto do equipamento no ambiente), localização (para diminuir a interferência), controle de temperatura (pode diminuir a necessidade de resfriamento excessivo).

Instalações de AVAC-R podem afetar os espaços urbanos de formas distintas, esses sistemas consomem uma grande quantidade de energia, o que pode aumentar a demanda de energia elétrica e consequentemente a rede elétrica local, contribuem na emissão de gases de efeito estufa, afetando a qualidade do ar e clima local, além de serem muito barulhentos, afetando a qualidade de vida das pessoas próximas ao local. Existem algumas soluções para minimizar esses problemas, como a utilização de tecnologias mais eficientes, reduzindo o consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa, utilização de fontes de energia renováveis, adequação do projeto às condições locais, levando em consideração as condições climáticas e urbanas do lugar, visando minimizar os impactos ambientais e sociais e realizando sempre uma manutenção adequada de todo o equipamento, para garantir sempre uma maior eficiência energética.

Patrice Tosi é diretora comercial das Indústrias Tosi

Veja também:

O vizinho reclamou?

Algumas orientações básicas

Instalações de refrigeração comercial

A escolha do ventilador é um dos principais fatores para a redução de ruídos

O impacto dos equipamentos de AVAC-R na população vizinha: Como mitigar os riscos e incômodos

Tags:, , ,

[fbcomments]