Nova fachada do conjunto, com o Luna Nova à frente

O complexo de escritórios Luna, situado na zona sul da cidade de São Paulo, consta de duas torres: Luna Crescente e Luna Nova. A primeira data dos anos 80 do século passado, a Luna Nova acaba de ser construída. Todo o empreendimento é triple A.

O sistema de climatização da Luna Crescente, portanto, já somava mais de 30 anos de funcionamento. A necessidade de um retrofit estava evidente. Assim, a Best Clima foi chamada para levar a cabo a modernização da instalação, que incluiu, além do retrofit da Central de Água Gelada (CAG), a modernização do sistema 24 horas, que operava por split system, passando a fazê-lo através de um sistema tipo VRF com 40 HP de capacidade.

Antiga fachada do Luna Crescente

Com projeto da Teknika Projetos e Consultoria, a instalação, cuja capacidade era de 480TR, passou a contar com 600TR. Os ganhos energéticos também se fizeram notar. Para isso, foram instalados 3 chillers com compressores parafuso, de 200 TR cada e condensação a água, cuja eficiência se traduz em COP de 5,39, IPLV de 0,5118 e NPLV de 0,5073. Os chillers estão em paralelo, com fluxo variável no circuito primário.

As novas torres de resfriamento reduziram as perdas por arraste para 0,01%. Motores de alto rendimento, dotados de inversores de frequência, equipam não apenas as torres, mas as bombas de água gelada e de condensação e os fan-coils. O resultado, além do aumento da capacidade instalada, é a forte economia de energia e água, como convém a um padrão triple A.

A engenharia da Best Clima levou em consideração, quando da definição do projeto, a expansão do sistema de ar-condicionado visando versatilidade e diversificação para os mais diversos tipos de ocupação. Por essa razão, o sistema de distribuição do ar foi projetado para operar com caixas do tipo VAV (volume de ar variável), que permitiram diversos tipos de zoneamento, atendendo aos mais diversos layouts e ocupação.

“O sistema adotado para o empreendimento foi o de expansão indireta, com a utilização de resfriadores de água gelada (chillers) com condensação a água, compressores do tipo parafuso, bombas de água gelada variando a vazão de água no circuito primário, novas torres de resfriamento de água com baixa evaporação e motores acionados por inversores de frequência, condicionadores de ar do tipo fan-coil com ventiladores limit-load que permitiram a utilização de caixas do tipo VAV  na distribuição do ar e válvulas independente de pressão na rede hidráulica dos condicionadores”, explica Romulo Pieroni Sobrinho, diretor comercial da Best Clima.

O resultado é uma economia de energia na ordem de 735.000 Kwh ano, considerando um aumento da capacidade instalada de 120 TR na CAG.

Mas não só a eficiência energética foi privilegiada. Além do conforto dos ocupantes, proporcionado pela vazão variável na distribuição do ar, a qualidade do ar interno também é destaque. “As vazões de ar externo, assim como as filtragens, foram adequadas para a norma atual, sendo o ar previamente tratado com ionizadores de fotocatálise e filtragem G4+F7.

Desafios

O primeiro grande desafio da instaladora foi modernizar a instalação sem que o sistema de ar-condicionado deixasse de operar, já que o edifício se encontrava em plena operação. Por exemplo, a desativação da CAG antiga e sua substituição pela nova, teve que ser feita em 24 horas, durante um final de semana.

O aumento da capacidade instalada em 120TR e redução de consumo de energia e de água, gerando pay back, também foi desafiador. Assim como o foi a adequação do novo sistema às normas atuais de renovação de ar e de qualidade interna do ar interno.

Por outro lado, para que fosse possível utilizar caixas do tipo VAV, também se fez necessária a modernização de toda a distribuição do ar. Para isso, os novos condicionadores de ar foram providos de ventiladores do tipo limit load, com motores acionados por inversores de frequência, o que levou a mais um desafio. O espaço das casas de máquinas era reduzido com limitação de pé direito. A solução veio do esforço conjunto das engenharias da Best Clima, Teknika e Trane, que desenvolveram um equipamento sob medida.

Ficha técnica:
Empreendimento: Luna Crescente
Instaladora: Best Clima Engenharia e Instalações
Projetista: Teknika Projetos e Consultoria
Empreendedor: Autonomy Investimentos
Construtora: BN Engenharia

Principais fornecedores:

Unidades resfriadoras (chillers) e fan coils especiais: Trane
Sistema VRF: Trane
Torres de resfriamento: Evapco
Bombas: KSB
Difusores e caixas VAV: Trox
Ventiladores: Projelmec
Sistemas ativos de purificação do ar: Mercato

Tags:, ,

[fbcomments]