O monitoramento, algo bem simples, é passivo, apenas apreende as condições de operação de uma instalação; o gerenciamento permite a intervenção, corrigindo parâmetros

Com certeza o monitoramento remoto é mais vantajoso que o local. Você ganha autonomia, agilidade e precisão na resolução de eventuais problemas. Mas, atenção: importante não confundirmos o termo monitoramento (assistir passivamente os dados de uma instalação), algo relativamente simples, com gerenciamento, no qual podemos, além de monitorar, intervir alterando os parâmetros sem precisar nos deslocarmos até o local da instalação.E se a situação de alarme não puder ser resolvida remotamente, o diagnóstico remoto irá permitir que o pessoal de manutenção seja mais produtivo e pegue somente as peças de reposição e ferramentas necessárias antes de ir para o local.

O monitoramento remoto está ajudando a tornar mais eficazes e precisos fatores essenciais no AVACR, como controle de temperatura, seja em câmaras frigoríficas, chillers, balcões refrigerados e sistemas de ar-condicionado.

O monitoramento remoto tanto é primordial para a qualidade do frio no Brasil e mundo afora que os principais órgãos reguladores da saúde e alimentação exigem essa ferramenta para garantir a qualidade dos produtos armazenados. Exemplo: Anvisa, FDA (USA), atendimento ao sistema de segurança alimentar HACCP entre outros.

O gerenciamento remoto também contribui para a eficiência energética. Com acesso aos dados do controlador, o funcionário pode facilmente identificar áreas do sistema onde é possível economizar energia. Às vezes, essas correções podem ser pequenos ajustes ou adaptações no sistema que podem resultar em economia significativa de custos.

Especificamente falando sobre nossa solução, o Sitrad PRO, a partir do gerenciamento e do monitoramento feitos por ele, a precisão e a eficiência aumentam consideravelmente, pois o instalador, o usuário responsável pela manutenção e o proprietário do negócio acessam as informações em tempo real, evitando transtornos, por exemplo, como a existência de porta de uma câmara fria aberta, manutenções preditivas e preventivas.

Os benefícios são muitos, indo da preservação da integridade dos produtos armazenados à redução do custo energético e aumento da vida útil dos equipamentos. Entre eles, estão o de acompanhar continuamente o processo de controle de temperatura, gerando relatórios e alertas aos gestores, quando necessário, garantir a qualidade dos alimentos perecíveis, melhorar o rendimento dos equipamentos e trazer em mais economia e agilidade nas soluções de problemas.

O gerenciamento remoto também permite que o funcionário acesse dados históricos do controlador, tais como temperatura, pressão, UR, tensão, corrente, válvulas de expansão eletrônicas, superaquecimento e status do compressor, ventiladores do evaporador, degelo, ventiladores do condensador, luzes e porta. Os dados podem ser retidos para o arquivamento de longo prazo, em caso de conflitos. Os funcionários podem iniciar o descongelamento ou alterar o ponto de ajuste de outros parâmetros a partir de sua localização remota, evitando viagens desnecessárias ao local.

E, tão importante quanto a economia, é a tranquilidade trazida para gerentes e proprietários. Eles sabem que sempre que algo estiver fora dos parâmetros estabelecidos a equipe irá receber um alarme e poderá responder imediatamente, preservado o que está armazenado de acordo com os mais exigentes padrões do mercado.

Sabemos que ainda existe o receio de que o monitoramento seja aplicado apenas a grandes instalações, pois, realmente alguns sistemas de automação custam muito caro. Mas atualmente já existem opções para todos os tamanhos de negócios.

Disponibilizamos ao mercado o Sitrad PRO, totalmente gratuito, para que todos possam se beneficiar das suas vantagens. O custo do investimento é muito baixo: apenas controladores com comunicação serial e os conversores de dados, que se pagam em 5 ou 6 meses de uso do sistema. É um valor pequeno se comparado a toda a segurança oferecida pelo sistema. E no caso do SitradPRO quem define o porte de uma instalação é a quantidade de pontos controlados e a potência dos equipamentos. O sistema de automação pode ser o mesmo oferecido para todas as aplicações. A necessidade do usuário no gerenciamento e controle irá determinar o nível de automação a ser aplicada. Uma loja de conveniência pode ter o mesmo nível de automação de um hipermercado, por exemplo.

Temos, desde 1997,o software Sitrad, que chegou ao mercado para democratizar o acesso à informação das instalações que utilizam nossos instrumentos, que permite o monitoramento e gerenciamento em tempo real via internet, pelo PC ou app do celular, daalteração de parâmetros, configuração de alarmes, emissão de relatórios gráficos e outros. A sua interface é muito amigável, então, o proprietário de um minimercado de bairro pode usar em seu estabelecimento.

A primeira versão do Sitrad surgiu em 1997, em uma época que os softwares de gerenciamento davam seus primeiros passos, mas a maioria custava caro e eram complicados de usar. A Full Gauge Controls, então, com pouco mais de 10 anos de existência, resolveu investir para oferecer ao mercado uma ferramenta fácil e gratuita, acessível a todos. Desde então, temos uma equipe exclusiva trabalhando na constante atualização do Sitrad, sempre adequando-se às necessidades do mercado e superando as expectativas dos nossos clientes, com novos recursos e novas possibilidades.O Sitrad possui uma interface amigável desde sua primeira versão e foi criado para ser usado pelos mais diversos públicos, fabricante, instalador ou usuário final.

Rodnei Peres é vice-diretor comercial da Full Gauge Controls

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Acesso remoto aos dados permite resolução de problemas à distância

Importante para a obtenção de informações analíticas na tomada de decisões

Monitoramento remoto é bastante acessível

Monitoramento remoto é aplicável em qualquer tipo de instalação com acesso à internet

 

Tags:, , ,

[fbcomments]