Tradicional evento do AVACR recebeu mais de 350 profissionais com muito conteúdo técnico e novidades em produtos

A capital pernambucana, que primeiro recebeu o Sannar – Salão Norte-Nordeste de Ar-condicionado e Refrigeração no ano 2.000, voltou a sediá-lo na comemoração de um quarto de século. Dezesseis empresas patrocinaram o evento, mostrando seu compromisso com a disseminação de conteúdo técnico. Foram elas: Armacell, Armstrong Fluid Technology, Aspen Pumps, Belimo, BerlinerLuft, Indústrias Tosi, Multivac/MPU, Powermatic, Projelmec, Recife Controles, Sicflux, Soler Palau Otam, Trane, Traydus, Trox, Weger.

Além dos patrocinadores, o Sannar contou com apoios institucionais valiosos, como da Abrava, AshraeChapter Brasil, Sindratar SP, Sindratar PE, Senai, IFPE e IFSertão. Contou, ainda, com o apoio de divulgação de Climario, Dufrio, Frigelar, Friopeças e Parceiros do Clima, que mostraram uma grande disposição no apoio ao evento.

Entre os temas apresentados no evento, predominaram aqueles voltados à eficiência energética e qualidade do ar interno. Mas não faltaram, tampouco, os dedicados às boas práticas de instalação.

Com palestra inicial de Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava, que discorreu sobre as perspectivas e oportunidades do setor, mostrando os inúmeros caminhos a serem trilhados por profissionais competentes e que estejam motivados a se desenvolver.

As soluções para ventilação e renovação do ar estiveram presentes nas palestras de Matheus Farias, da Sicflux, de Raphael Neri, da Soler Palau, e Maurílio Oliveira, da Multivac/MPU, que também apresentou alternativas para a distribuição do ar.

Ariane Carreira, da Powermatic, mesclou em sua apresentação soluções práticas para a montagem de dutos, como o duto click, produto desenvolvido pela empresa, e os forros radiantes. Laura Baldissera, da Projelmec, por sua vez mostrou como a seleção e manutenção inapropriadas de ventiladores podem comprometer o funcionamento os sistemas.

O tratamento do ar, com todas as suas implicações, foi assunto de diversas palestras. Como a de Ricardo Facuri, da Traydus, que apontou a redefinição de padrões a partir da automação das unidades de tratamento do ar. Na mesma linha, Fernanda Beni, da Weger, mostrou como tirar vantagens na aplicação das UTAs. Por fim, Bruno Roza Martins, da BerlinerLuft apresentou umaanálise de desempenho das unidades de tratamento de ar e a correta seleção dos componentes.

A importância do controle e monitoramento para ambientes climatizados não poderia ficar fora da grade de palestras do Sannar. Coube aLeandro Medéa, da Belimo, uma das empresas que mais tem investido em engenharia na área, discorrer sobre o tema.

Voltando sua atenção para um dos setores que mais demandam atenção atualmente, a Trox, através de Carlos Raimo, explorou as instalações hospitalares, mostrando o aspecto da sustentabilidade, no sentido da otimizaçãodo espaço, do consumo e da manutenção.

Provando que o bombeamento tem papel destacado em uma instalação de AVAC, Wilson José de Souza, da Armstrong Fluid Technology, discorreu sobre as vantagens dos sistemas inteligentes ofertados pela empresa. Rafael Rebelo, da Trane, falou sobre o controle de temperatura e umidade através da automação em sistemas VRF.

No que diz respeito às boas práticas em instalações, duas palestras destacaram-se. André Dickert, da Armacell, explicou os requisitos, desempenho e boas prásticas na aplicação do isolamento térmico Armaflex. Carlos Navarro, da Aspen Pumps, discorreu sobre as vantagens econômicas e técnicas no uso de bombas de condensado em instalações de expansão direta.

O ciclo de palestras do 25º Sannar teve, ainda, a participação de dois profissionais com larga no mercado pernambucano e nacional. Luiz Lavor Telles, professor dedicado à formação das novas gerações, encerrou o primeiro dia falando sobre sistemas de termoacumulação, expondo sua experiência de décadas no assunto.

Para o encerramento, como faz desde o primeiro Sannar, Francisco Dantas, cultuado projetista e consultor, recuperou o tema da sua palestra do ano 2000, atualizando-a para a época atual, quando boa parte do que preconizava, concretizou-se em projetos como o do Marina Park e do Moinho do Recife. Sob o tema “Porto Novo Recife: do district cooling ao desacoplamento total entre cargas”, o engenheiro fez, praticamente, um balanço da sua trajetória profissional marcada pela inovação.

No intervalo entre as palestras, os mais de 350 participantes, puderam conferir nos estandes os mais recentes lançamentos das empresas expositoras.O próximo Sannar acontecerá em Fortaleza em 2026.

Tags:, ,

[fbcomments]