De personalidade afável, Miguel Ferreirós foi sempre unanimidade entre seus pares. Engenheiro super capacitado, exibia particular conhecimento nas áreas de controle de contaminação. Consciente de que apenas o esforço coletivo pode fazer avançar o conhecimento técnico no setor que abraçou para exercer sua competência profissional, dedicou-se com afinco às diversas entidades setoriais, como aSBCC (Sociedade Brasileira para o Controle de Contaminação) e a Abrava, tendo sido diretor de ambas e presidente do DNPC da Abrava (Departamento Nacional de Empresas de Projetos e Consultoria). Preocupado com a formação das gerações futuras, dividiu seu tempo entre a Garnera, empresa que fundou juntamente com a esposa, Liriane, e as aulas em instituições como Senai, FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), além da ativa participação em seminários e workshops.

Ferreirós partiu, no último 19 de março, após um longo período de internação e tratamento de sintomas neurológicos causados pela síndrome de GuillainBarré, doença autoimune que provoca fraqueza muscular e perda sensorial. As manifestações abaixo mostram a importância do profissional e o quanto era valorizado, pessoal e profissionalmente, por onde passou.

“Com profunda tristeza que recebi essa notícia.  Difícil ainda aceitar. Conheci o Miguel ainda na Luwa; mais de 35 anos já se passaram e aprendi a admirar seu trabalho, que tinha a paixão como ponto de partida. E a simplicidade como ele me explicava seus conceitos e o que ele pretendia chegar com aquelas exigências, sempre pensando no excelente resultado para o cliente. Muitas lembranças guardo dele, muitos ensinamentos. Agora, que Liriane tenha conforto, assim como os filhos e netinhas. Força para toda família.”

Carlos Raimo, gerente de aplicações na Trox do Brasil

“O Setor AVACR perdeu um de seus mais brilhantes engenheiros. Miguel Ferreirós nos deixou no último dia 19 de março, após longo período de internação sob grande consternação dos amigos e profissionais que o conheciam. Miguel foi um dos mais aguerridos profissionais na exata concepção de que a expansão do conhecimento dos corretos conceitos da climatização e da refrigeração inicia-se na formação do profissional bem formado e qualificado. Acredito que parte do seu exemplar legado foi, além do seu inigualável conhecimento técnico, expresso na habilidade exibida quando presidiu o Departamento Nacional de Empresas de Projetos e Consultorias, e na sua contribuição para a formação de profissionais em cursos de RAC no Senai e na FEI.”

Arnaldo Basile, Presidente Executivo da Abrava

“Neste espaço, gostaria de fazer uma menção ao falecimento de nosso colega e amigo, querido por todos nós, Miguel Ferreirós Alvarez. Miguel deixa, para nosso setor, um legado com suas contribuições, sempre com o sentido de uma melhoria técnica e observações pertinentes ao seu comprometimento com o bem-estar e saúde da sociedade. Vamos sentir sua falta!

Mário Alexandre Möller Ferreira, projetista e consultor, é diretor da Asbrav

Tags:,

[fbcomments]