Rafael Munhoz assume a presidência do Qualindoor ao lado do vice-presidente Frederico Paranhos para o biênio 2025–2026, apresentando uma agenda voltada à ampliação da conscientização, capacitação e inovação técnica sobre o tema.

Com foco na disseminação e importância da Qualidade do Ar Interno (QAI) como essencial para a saúde pública e produtividade, a nova diretoria do Qualindoor aposta em ações de impacto imediato e mudança cultural das pessoas.

“Se durante a pandemia de Covid-19 a sociedade voltou seus olhos para o ar que respira em ambientes fechados, o desafio agora é manter a pauta viva. A atenção diminuiu, mas os riscos continuam. Queremos reverter essa curva de desatenção e transformar QAI em tema permanente na agenda da sociedade e do setor técnico”, declara Rafael Munhoz.

A nova gestão quer levar o debate sobre QAI para além dos círculos técnicos. A proposta é atingir gestores públicos, tomadores de decisão e sociedade em geral, mostrando que a qualidade do ar que respiramos em ambientes fechados impacta diretamente a saúde, o desempenho cognitivo e até o aprendizado de crianças. “As novas tecnologias, como sensores, automação e inteligência artificial, para o monitoramento contínuo da QAI ganham espaço no mercado. Estudos apontam que os investimentos em ambientes internos saudáveis se pagam rapidamente com ganhos em produtividade, bem-estar e redução de doenças respiratórias e absenteísmo” conclui Frederico Paranhos.

No curto prazo a gestão pretende ampliar a presença em eventos do setor da climatização e áreas correlatas, como saúde, arquitetura, educação e facilities; atualizar o curso de QAI oferecido pelo Qualindoor, com abordagem mais prática e acessível; revisar o livro “Qualidade do Ar Interno – Uma visão abrangente”; e promover campanhas técnicas e institucionais para disseminação dos temas voltados a públicos diversos.

Tags:,

[fbcomments]