No dia 17 de junho, o Comitê Nacional de Tratamento de Águas (CNTA) da Abravarealizou a 3ª Edição do Seminário Nacional de Tratamento de Águas e Qualidade do Ar Interno. O evento reuniu especialistas e representantes do setor AVACR para debater o papel estratégico do programa de tratamento de águas no setor AVACR, na sede da Fiesp.
O presidente do CNTA, Charles Domingues, abriu oficialmente o seminário chamando atenção para a importância de disseminar informações a respeito de um tema de grande relevância para o setor, destacando que a eficiência do tratamento de águas é um fator crítico para a sustentabilidade, saúde e desempenho de sistemas de climatização.

O recém-eleito presidente do conselho administrativo da Abrava, Leonardo Cozac, em suas considerações relembrou o início do movimento do tema tratamento de águas para o setor AVACR na Associação, que resultou na criação do departamento. Também falou sobreo plano estratégico da nova gestão (2025–2028), com foco em três pilares centrais: qualidade do ar, segurança alimentar e descarbonização.
A programação contou com apresentações que destacaram a importância da disseminação de conhecimento técnico e científico, reforçando o compromisso da entidade com a qualificação profissional do setor. Os palestrantesforasm Anícia Pio, da Fiesp, que trouxe reflexões sobre desenvolvimento sustentável no contexto urbano; Marcos Bensoussan, membro do DNTA, que abordou a relação entre água e saúde pública, com destaque para a ABNT/NR16824, que trata do tema Legionella; Diogenes Mazucato, da Gree, destacou o tema “A água certa para um chiller saudável: inovações em limpezas automáticas e tratamento”; e Gilberto Andrade, da Hidrodema, que destacou soluções inovadoras para descarbonização com o uso de termoplásticos.

O período da tarde foi aberto com o lançamento do e-book “Os impactos do tratamento de águas para o setor AVACR”, conduzido por Catarina Sandor, vice-presidente do DNTA da Abrava, que apontou a relevância da disseminação de informações a respeito do tema e reforçou a necessidade de qualificação técnica para enfrentamento dos desafios hídricos no país.
A programação do período da tarde seguiu com palestras técnicas e temas, como o papel dos químicos no setor, e a integração entre tratamento de águas e projetos, com apresentações de Andrea Mariano (CRQ-IV) e Roberto Montemor (VP da Abrava). Montemor chamou a atenção para a importância e a responsabilidades de cada profissional envolvido em todo o processo, quando o assunto é sistemas de climatização.
O encerramento do ciclo de palestra ficou a cargo de Charles Domingues, que abordou a relação do Programa de Tratamento de Águas com o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), discorrendo acerca da relação, impactos e benefícios diante do tema.O evento foi encerrado com a realização de uma mesa-redonda, mediada por Sérgio Belleza (past-president do DNTA), e contou com a participação de todos os palestrantes.






