Com participantes de 18 países, evento da Midea apresentou portfólio de soluções, tendências de mercado e cases de sucesso na região

No último 16 de junho, a Mideapromoveu a Cúpula de Parceiros HVACAmérica Latina 2025, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. O encontro reuniu 170 pessoas de 18 países da região, incluindo executivos globais e regionais da companhia, com o objetivo de reconhecer resultados, compartilhar estratégias e traçar os planos da marca para os próximos anos no mercado de climatização. Durante o evento, a Midea também foi reconhecida pela Euromonitor como a número 1 em aparelhos de climatização na América Latina.

“Este encontro reforça a importância das parcerias regionais e da inovação contínua para impulsionarmos o setor de climatização na região. Mais do que reconhecer resultados, buscamos criar espaços estratégicos para olharmos para o futuro e construirmos, juntos, as soluções que o mercado e o consumidor final esperam de nós nos próximos anos”, afirma Felipe Costa, CEO da Midea Carrier Brasil, Argentina e Chile.

Dennis Lee, Vice-Presidente de Negócios Internacionais de Build Technologies (MBT) da Midea, apresentou a visão global da companhia, destacando a meta de se tornar líder mundial até 2027, com soluções completas para diferentes segmentos e forte expansão internacional.

Vicent Chou, Vice-Presidente de RAC (Room Air Conditioner), compartilhou as expectativas para os próximos dois anos e o lançamento do AI Ecomaster, primeiro ar-condicionado da marca com inteligência artificial. Ele também reforçou o compromisso da empresa com soluções confiáveis, integração regional e produção local. “Queremos entregar soluções acessíveis e confiáveis para todas as classes, com inovação real e proximidade regional, assegurando uma experiência completa ao consumidor”, destacou. O executivo anunciou, ainda, US$ 1,95 bilhão em investimentos em P&D e a meta de alcançar quase US$ 4 bilhões em vendas até 2027.

Wenyang Lan, Diretor de Planejamento de Produto, apresentou o impacto das mais de 20 pesquisas regionais realizadas pela empresa nos últimos três anos, que orientaram lançamentos como o AI Ecomaster, desenvolvido a partir de dados que apontam que 82% dos usuários da região priorizam a economia de energia.

Reconhecimento profissional

Laurent Ropain, Gerente de Produto RAC, mostrou como a marca está expandindo suas soluções residenciais para o segmento comercial leve, tornando tecnologias avançadas acessíveis a diferentes perfis de consumidores.

Francisco Torres, Gerente de Treinamento MBT, detalhou o portfólio de soluções comerciais da Midea, como sistemas VRF, chillers e elevadores, com foco em eficiência energética e adaptação às demandas locais.

Na sequência, Maggie Chou, Gerente de Produtos Digitais InteligentesMBTIB, abordou a digitalização dos serviços AVAC, com destaque para a manutenção remota preditiva e detecção de problemas, ampliando a agilidade e a redução de custos de operação.

Fabio Assunção, Market CS Manager Latam da GfK/NIQ, empresa de pesquisas e inteligência de mercado, compartilhou dados sobre o comportamento de consumo na região, destacando o avanço do e-commerce, a crescente adoção de tecnologias embarcadas e a consolidação da climatização como categoria em expansão, mesmo em um cenário econômico desafiador. Segundo o executivo, embora a América Latina registre um nível de crescimento abaixo da média global, segue à frente de mercados desenvolvidos como a Europa.

Assunção ainda explicou que os produtos de linha branca, especialmente refrigeradores, lavadoras e fogões, continuam alavancando o setor de eletrodomésticos, mas o mercado de climatização mantém papel de destaque. Apesar de uma leve desaceleração no ritmo de expansão, a demanda por aparelhos de ar-condicionado segue elevada, especialmente na Argentina e no Brasil, impulsionada por fatores como o aumento das temperaturas e a ampliação dos canais de venda.

Henry Hwong, Vice-Presidente Global de Serviços da AHRI (Air-Conditioning, Heating and RefrigerationInstitute), trouxe atualizações sobre os novos padrões de eficiência energética e regulamentações no setor.

Por fim, José Jorge Nascimento, Presidente Executivo da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), também apresentou dados sobre o mercado brasileiro de ar-condicionado, que cresceu 38% em 2023 e já acumula 29% de crescimento em 2025. O executivo analisou o impacto da concentração produtiva na Zona Franca de Manaus e as perspectivas para um mercado mais sustentável e competitivo.

A programação seguiu com a apresentação de cases de expansão e pós-venda, como o ColdSmartProSHOP Peru, o MDI ElevatoreCozy Cool da Venezuela e o fortalecimento do serviço de pós-venda no México.

Já Laurent Ropain apresentou as iniciativas do Brasil Midea Club, programa de relacionamento exclusivo para instaladores, que já conta com 22 mil profissionais cadastrados, 16 mil certificados e mais de 35 mil instalações registradas. A executiva apresentou o Midea Service Master, plataforma de capacitação e fidelização, com treinamentos gratuitos e certificações, além de um sistema de pontuação e benefícios.

Encerrando a Cúpula, Carter Yang, Diretor de Vendas RAC Latam, apresentou os resultados da divisão e a meta de aumentar em 20% as vendas até 2027.

Em seguida, Tim Xie, Diretor de Vendas MBT Latam, compartilhou a estratégia da Midea para alcançar a terceira posição no mercado de Building Technologies na América Latina, com foco em ampliação de canais, aprimoramento dos serviços técnicos e investimentos em marketing.

Felipe Costa, CEO da Midea Carrier Brasil, Argentina e Chile.

A Cúpula de Parceiros Midea HVAC América Latina 2025 faz parte da estratégia de expansão da companhia na região e consolidação da marca como referência em inovação, proximidade regional e soluções personalizadas para as demandas locais. Esta foi a segunda edição do encontro, que se firma como o principal evento de relacionamento e planejamento estratégico da Midea para seus parceiros comerciais na América Latina.

Tags:, ,

[fbcomments]