Abertura do Encontro

Cerca de 430 profissionais estiveram presentes nos dias 8 e 9 de setembro na 25ª edição do Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava, que abordou o tema “A Evolução das tecnologias nos projetos nos últimos 25 anos e tendências para o futuro”. A edição comemorativa foi considerada um sucesso pelo nível técnico e pela pujança e trajetória histórica do grupo desde sua fundação.

O ENPC 2025 foi aberto com as considerações do presidente do Conselho Administrativo da Abrava, Leonardo Cozac. “Vocês, projetistas, representam o alicerce técnico da nossa cadeia de climatização e refrigeração, pois têm o poder de transformar metas em realidade. Nosso compromisso com essas áreas é tão importante que, pela primeira vez, a Abrava tem um projetista na função de vice-presidente, nosso colega e amigo Roberto Montemor”, declarou.

Um vídeo comemorativo destacou a criação do Grupo Setorial de Projetistas – GPS, em meados de 1970 e que, em 1998, tornou-se DNPC, tendo completado, portanto, 27 anos. O vídeo reuniu momentos marcantes da história do DNPC e dos seus igualmente memoráveis encontros anuais através de testemunhos de alguns participantes dessa história.

“Este evento teve um significado especial. Ao celebrar os 25 anos de trajetória, possibilitou a integração entre o caráter comemorativo e a abordagem de diversos temas técnicos relevantes discutidos ao longo desses dois dias. Dessa forma, conseguimos realizar um trabalho diferenciado, marcado por análises técnicas consistentes e pela construção de um legado significativo para o setor. Destaco, ainda, a importância de termos consolidado, neste momento, a família DNPC”, declarou Fernando Tessaro, presidente do DN.

A palestra magna foi proferida pela engenheira Anícia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, que abordou o tema “As práticas do ESG e o financiamento sustentável”. Enfatizando que a sustentabilidade se baseia no tripé ambiental, social e econômico, ela destacou esse último “sem o qual nem mesmo o mais bem-intencionado dos projetos vai adiante”. O ESG, segundo ela, surgiu há 20 anos como risco ao financiamento e, consequentemente, para as empresas, sendo hoje ponto pacífico na ONU que sua viabilidade se atrela ao engajamento do setor financeiro, sob pena de dificilmente sair do papel.

Fernando Tessaro, presidente do DNPC que deixa o cargo

Ainda na programação do primeiro dia, também falou sobre sustentabilidade o professor João Pimenta, da Universidade de Brasília (UnB), porém, sob a ótica de novas alternativas tecnológicas. Além de soluções já conhecidas, como sistemas eficientes, uso de refrigerantes de baixo GWP e energia de fontes limpas, ele abordou os conceitos Swac e Otec, que define como inovadores, por utilizarem a água do mar para climatização e geração de energia.

Ao longo do evento foram apresentados depoimentos de 11 projetistas que já ocuparam a posição de presidente do DNPC. O reconhecimento a profissionais da área foi outro ponto alto do Encontro. O caso mais marcante foi o do recém falecido Miguel Ferreirós, apontado pelos seus pares como um exemplo de profissional competente, correto e continuamente disposto a compartilhar suas experiências com os colegas em prol do desenvolvimento de toda a categoria.

As homenagens prosseguiram, agora em vida, ao segundo presidente do Departamento, Cláudio Misumi, e a outro profissional que sempre se dedicou muito ao DNPC, George Raulino, associado desde o início do Departamento, a quem foi entregue uma placa de agradecimento.

No encerramento do Encontro, como é tradição do ENPC, o cargo foi passado para o novo presidente, Célio Martin. “Agradeço aos colegas que me conduziram a esse cargo, esse desafio. Reforço que contarei com todos que nesta posição estiveram e reafirmo o compromisso de dar sequência a este tão importante trabalho desenvolvido até aqui”, destacou Célio, que terá ao seu lado Marllon Batista, o mediador do Encontro 2025, como vice.

Veja também:

Edição 2025 do principal evento do AVACR fecha com números recordes

Protagonismo da Abrava durante a Febrava 2025

Conbrava 2025 destacou sustentabilidade e inovação

Comitê de Mulheres apresentou novas estratégias e pesquisa inédita

Mesa-redonda de qualidade do ar interno

Eficiência energética no AVACR

Destinação de fluidos refrigerantes

“Clima em Transformação” destacou desafios e soluções para o futuro

Mesa-redonda derruba mitos e reforça urgência da gestão hídrica

Oito compradores latino-americanos na Rodada Internacional de Negócios

 

Tags:, ,

[fbcomments]