
Projeto original seria por um sistema de split com condensação a água, instaladora soube mostrar ao cliente o quanto ganharia optando pela engenharia
O Empresarial Grand Tower Shopping está localizado no bairro de Boa Viagem no Recife. Além das moderníssimas instalações, tem como diferencial o fato de ser o único empreendimento voltado à locação de salas para escritórios ligado diretamente ao Shopping Recife. Trata-se de um prédio comercial, multiusuário, basicamentepara escritórios.
De início, o conceito proposto previa 396 salas e a adoção de splits com condensação a água, associados à caixas de ventilação em cada pavimento para dotação de ar exterior não tratado. A solução adotada inicialmente implicava em carga instalada não otimizada, baixa eficiência energética, maiores custos na implantação da distribuição elétrica e impacto no tamanho da subestação.
A solução oferecida foi a de central de água gelada com equipamentos chillers parafuso, montados em série dois a dois e paralelo entre séries, cada série com um chiller fixo e outro variável. O circuito de água gelada é variável no primário e secundário, utilizando bombas de condensação e água gelada dedicadase torres com ventilação variável por VRF.
A capacidade total da instalação é de 1736,4 TRs. O sistema opera em regime de condensação a água, atendido por 10 torres de arrefecimento.Eficiência energética e controle do processo pelo condomínio orientaram a opção pelo sistema instalado.
O caminho para a otimização do projeto
A SetHavc começou por viabilizar e implantar uma subestação de 69 kV, com custos operacionais significativamente inferiores aos previamente previstos em projeto, com muito mais confiabilidade e dispensando grandes sistemas de back up de energia.
O uso de válvulas independentes de pressão com atuadores programáveis para evitar síndrome do baixo DT, e sob controle do condomínio, evitam a ineficiência de sistemas terminais mal dimensionados. Os resultados são os custos operacionais significativamente mais baixos.
Aqualidade do ar é monitorada por sensores de CO2 para controle do ar externo e de expurgo.Além disso, o ar é filtrado e o sistema possui sanitização por lâmpadas UV.
Segundo a instaladora, os maiores desafio para dotar a obra de qualidade do ar interno superior e eficiência energética, foi convencer os investidores da inadequação da proposição original e viabilizar junto à concessionaria a implantação de uma subestação de 69 kV, bem como resolver a equação financeira.
Para isso, foi contratada a empresa Interplan Planejamento Térmico Integrado, capitaneada pelo engenheiro Francisco Dantas, para a elaboração de novo projeto e, com isso, conseguir a aprovação na concessionaria da subestação em prédio comercial. Vale dizer que essa é a primeira subestação do tipo no estado do Pernambuco.Em seguida, foi necessária viabilizar a contratação de um modelo de energia BOT (Build, Operate, Transfer) através da Comerc Energia.
O sistema de automação opera emstand alone, e a gestão predial é centralizada e interoperável (BMS), tudo isto utilizando o protocolo aberto BACnet em seus diferentes níveis de rede, formando um ecossistema integrado e inteligente que trabalha em sinergia entre seus componentes com o objetivo de criar um ambiente predial confortável, sustentável e economicamente eficiente em sua operação.
A distribuição do ar é realizada através de duto em chapa galvanizada, construção industrial em TDC. O sistema trabalha em fluxo de vazão, umidade absoluta e temperaturas de insuflamento constantes. É, ainda, equipado com dampers automáticos de mistura de ar externo e expurgo.
Dentre os itens que mais contribuíram para o desempenho energético do sistema, estão:
-Subestação 69kV,
-Válvulas independentes de pressão com atuadores programáveis,
-Reaproveitamento de água de condensação,
-Chillers em série com alto DT,
-Vazões variáveis de água do primário e secundário,
-Torres controladas por variadores de frequência,
-Controle de demanda do ar externo.
Contribuem para a qualidade do ar interno a filtragem do ar, o uso de lâmpadas ultravioleta (UV) e o controle da vazão de ar externo demandada.
O conjunto das soluções adotadas, sempre com foco no melhor resultado e praticidade do sistema para o usuário credenciaram a obra para o “Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil”. Para isso, a SetHvacbuscou todos os recursos possíveise viáveis para ganhos energéticos,escolhendo fornecedores de primeira linha.
Ficha técnica:
Empreendimento: Empresarial Grand Tower Shopping, Boa Viagem, Recife, PE
Construtora: LMA Empreendimentos
Arquiteta: Yara Scherb
Projetista: Interplan Planejamento Térmico Integrado
Instalação: SetHvac
Principais fornecedores:
Automação: Automated Logic
Chillers : Midea Carrier
Difusores: Trox
Bombas de água gelada e de condensação: KSB
Variadores de frequência: Danfoss
Fancoils para tratamento do ar exterior: Midea Carrier
Fancoils de ar de recirculação: Midea Carrier
Válvulas: Danfoss
Ventiladores:SolerPalau Brasil
Controles e sensores: Dwyer, Belimo e Signet
Isolamento dos dutos: Armaflex
Isolamento da tubulação de água: Armaflex
Torres de arrefecimento: Alfaterm
Sensores de CO2: Belimo
Veja também:
Trox aposta em suas tecnologias para modernização de edificação
Marco cultural e arquitetônico do Rio de Janeiro renasce em projeto audacioso
Arquipeo destaca-se pela eficiência energética e qualidade do ambiente
Interação instaladora e projetista garante sucesso do retrofit em aeroporto
Star Center entrega instalação energeticamente eficiente e com qualidade do ar












