Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-Condicionado visitou, além de BH, as cidades de Brasília, Natal, Porto Alegre e São José do Rio Preto

Desde o início do século circulando pelas principais cidades e capitais do país, o evento voltado aos profissionais técnicos do AVAC-R encerrou o circuito deste ano noTransamérica Belo Horizonte Lourdes, na capital mineira, nos dias 21 e 22 de outubro. Participaram mais de uma centena de profissionais, entre engenheiros e técnicos.

Como tem acontecido nos últimos anos, a palestra de abertura esteve a cargo da Abrava, representada na ocasião pelo projetista Francisco Pimenta, conselheiro da entidade. O tema escolhido foi “Mercado AVAC-R: perspectivas e oportunidades”.

No intervalo, muito networking e esclarecimentos

Os sistemas de climatizaçãohospitalar foram contemplados, em seguida, na palestra de Carlos Raimo, da Trox do Brasil. O engenheiro de aplicação mostrou como conciliar, de formasustentável,espaço, consumo energético e manutenção.

Em seguida, Maurílio Oliveira, da Multivac, mesclou os sistemas de ventilação e a distribuição do ar numa apresentação cuja abordagem foi a aplicação das caixas de ventilação e dos dutos de painéis pré isolado, o MPU.Ainda na ventilação, a engenheira e diretora da Projelmec, apresentou cases de seleção e manutenção dos ventiladores. De maneira extrovertida, a profissional mostrou o que não se deve fazer quando da instalação de um sistema de ventilação.

Carlos Navarro, da Aspen Pumps, trouxe novidades na área de ferramentas de instalação, particularmente quanto às bombas de condensado. Solução para extrair o produto da condensação de sistemas split, as bombas prometem agilidade e reduzida interferência na edificação.

Falando pela Armstrong Fluid Techonology, Wilson José de Souza, mostrou a eficiência da Tecnologia Envelope para o gerenciamentoda vazão do sistema de água gelada. Com propriedade demonstrou como a solução pode favorecer não apenas a eficiência energética, mas também o conforto térmico, ao racionalizar a distribuição de água.

Francisco “Lito” Pimenta fez a palestra de abertura

A BerlinerLuft, através de Bruno Rosa Martins, fez um comparativo para traçar uma análise de desempenho da unidade de tratamento de ar e a respectivaseleção dos componentes para um resultado eficaz e eficiente. Da mesma maneira, Renan Sant´Ana, da Weger/Novatherm apresentou as vantagens do uso desses equipamentos.

A automação e monitoramento pela internet, assim como os primeiros passos para utilização de inteligência artificial, foi o assunto de Fabio Cardoso, diretor da Every Control. Seus argumentos foram fortes o suficiente para deixar claro que esse é um assunto sem volta, para a eficiência dos sistemas de AVAC-R.

 

Thiago Portes encerrou a programação

Na onda da descarbonização, Marcos Santamaria, da Indústrias Tosi, mostrou como o tratamento do ar externo pode contribuir com a produção de água quente em hotéis.Demonstrando com cases reais, o engenheiro de aplicação provou as vantagens de substituir o aquecimento a gás pelas bombas de calor elétricas que reaproveitam o calor dissipado por chillers.

Mostrando que a ventilação precisa ser inteligente, Plínio Rafael Vieira, da Soler Palau Brasil, discorreu sobre estratégias para selecionar o equipamento ideal para cada aplicação.Na sequência, Adriane Carreira, da Powermartic, mostrou como as instalações podem ser eficientes, com o uso de forros radiantes, e, ao mesmo tempo, com a distribuição do ar por dutos de grande estanqueidade. E, com a vantagem, no caso do Duto Click, da praticidade na montagem.

Numa palestra sempre bem-humorada e esperada pelos participantes do evento, André Dickert, da Armacell falou sobre as boas práticas na aplicação do isolamento térmico. O veterano profissional defendeu os conceitos e as boas práticas na instalação desteitem que, emborapouco valorizado numa instalação, é crucial para seu rendimento térmico.

A NBR 7256, norma hospitalar, também foi contemplada no evento.A respeito, Matheus Sampaio, da Sicflux, falou sobre os critérios para seleção de ventiladores e sensores em ambientes hospitalares, enfatizando seu caráter de imprescindibilidade.

O evento foi encerrado pela palestra de Thiago Portes, diretor da Comis Engenharia. Especializado na atividade de comissionamento, o engenheiro explicou a eficiência operacional nos sistemas de AVAC, assim como seus desafios e soluções.

No próximo ano o Entrac visitaráas seguintes cidades: Cuiabá, em 11 e 12 de março; Belém, dias 15 e 16 de abril; João Pessoa, 19 e 20 de agosto; Curitiba, dias 23 e 24 de setembro; e Goiânia, em 11 e 12 de novembro.

A Nova Técnica Editorial organiza, ainda, o Sannar – Salão Norte-Nordeste de Ar-condicionado e Refrigeração, que acontece nos dias 13 e 14 de maio em Fortaleza, Ceará.

O Entrac Belo Horizonte teve o patrocínio de Armacell, Armstrong, Aspen, Bertliner Luft, Every Control, Indústrias Tosi, Multivac/MPU, Projelmec, Powermatic, Sicflux, Otam Soler Palau, Trox e Weger/Novatherm. Contou, também, com o apoio institucional da Abrava, Ashrae Brasil eSindratar-SP; além do apoio de divulgação de Center Frio, Climario, Dufrio, Eletrogel, Emac, Frigelar e Friopeças.

Assista as palestras  da  Armstrong Armacell  – Aspen

 

Assista as palestras – BerlinerLuftEvery ControlIndústrias Tosi

 

Assista as palestras da MultivacPowermaticProjelmec

 

Assista as paletras da  Otam Soler PalauSicflux

 

Assista as palestras da Trox do BrasilWeger/Novatherm

 

Tags:, , ,

[fbcomments]