No último 12 de novembro o mercado perdeu Eduardo Degni Dell´Antonia. Embora afastado do AVAC há mais de uma década, Della, como era carinhosamente chamado por todos que com ele conviveram, era uma pessoa amável, divertida, afetuosa e solidária.
Nascido na capital paulista, Dell’Antonia era neto de italianos por parte de mãe e pai. Da do lado paterno, sua avó era de Mantova e seu avô da província de Bolzano. E seus dois avós, por parte de mãe, da província de Bari.
“Os pais da minha mãe chegaram ao Brasil e ficaram em Santos, mas não se acostumaram com o clima. Subiram a serra e se fixaram em Santo André, no ABC paulista. E por coincidência meus avós por parte de pai também foram morar em Santo André. E assim as famílias se conheceram e por lá ficaram. Eu só fui morar em São Paulo depois de casado, até então morei em Santo André, e por estar próximo da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial é que resolvi prestar o vestibular nessa escola, para engenharia mecânica”, explicou Dell’Antonia em uma entrevista para a revista Climatização & Refrigeração em fevereiro de 2013.
Aliás, ele pertence à primeira turma formada na Engenharia Mecânica da FEI, da qual fizeram parte alguns dos maiores do AVAC-R, como Silvio Aires, Rainer Werneck, Nelson Ota, Valter Vaccaro, entre outros. “Nosso grupo de RAC era pequeno, éramos nove alunos, além do Remi, nosso professor. Para mim era muito cômodo porque eu morava praticamente do lado da faculdade e sempre chamava meus colegas para almoçar e estudar lá em casa. Ainda na faculdade, em 1964/65, o Werneck, Ota, Bolinha (Oswaldo Sousa Quintas) e eu montamos uma empresa de consultoria para projetos de ar condicionado, a Gecom (Grupo Eletro Térmico Comercial). Nossas reuniões eram feitas no bar e de vez em quando saia alguma coisa boa”, contava ele na mesma entrevista.
Em 1971 Dell´Antonia, juntamente com Antonio Carlos de Freitas Tescari e Nelson Ota fundaram a Thermotec, embalados pela grande quantidade de obras à época, particularmente na área de telefonia. Na mesma época ele casou-se com Cecília, sua companheira da vida toda e com quem teve 3 filhas.
No início da primeira década do presente século , Della e Tescari passaram a Thermotec para Jorge Melo, que continuou o legado de ambos. Durante sua atuação nosetor de ar-condicionado foi presidente interno da Abrava em 1996, e presidente da Smacna Brasil, em 1993
Sobre ele, Arnaldo Basile, ex-presidente da Abrava e atual assessor especial da diretoria da entidade, diz: “Eduardo Degni Dell’Antonia marcou sua curta, mas exitosa, gestão na Abrava, no ano de 1996, quando nossa Associação viveu uma singular mudança de comando.
Dell’ Antonia, como era carinhosamente conhecido pelos colegas do setor, foi um dos fundadores da Smacna – Brasil. Ele marcou sua trajetória empresarial com refinado e respeitoso estilo conciliador e hábil negociador. Dessa maneira que ele permanecerá em nossas memórias. RIP”
“Eduardo Dell’Antonia, Eduardo, para muitos e Della’ Antonia, para outros, deixará muitas saudades, pelo seu jeito tranquilo, sereno, ético, amigo, excelente ser humano e profissional. Estivemos, em grande parte de nosso convívio profissional, em times diferentes: ele Hitachi e eu Coldex Trane/Coldex Frigor e, mesmo assim, foi suficiente para sedimentar meu grande apreço, respeito e amizade por esta pessoa tão especial. Que ele descanse em paz, na graça de Deus, junto de seus familiares e de amigos deste nosso Ar-Condicionado, que lhe antecederam e que estão à sua espera.”, Elias Souza Carmo Filho.






