Em outubro de 1956 uma grande revolta popular liderada por estudantes eclodiu na Hungria, exigindo liberdades democráticas e a supressão da influência soviética no país. Reprimido pela polícia política, que matou alguns manifestantes, o movimento ganhou a adesão de oficiais e soldados, logrando a substituição do governo e, inclusive, da cúpula do Partido Comunista. Infelizmente, em 4 de novembro as tropas soviéticas invadiram o país. Apesar da resistência popular, a revolta foi sufocada, a exemplo do que aconteceria, 12 anos depois, na então Checoslováquia, no episódio que passou para a história como a Primavera de Praga.

O atual CEO da Mecalor, János Szegö, na linha de produção da empresa

A repressão que se seguiu à derrota espalhou milhares de refugiados pelo mundo, Brasil inclusive. Entre aqueles que escolheram a capital paulista, estava o engenheiro Sandor Szegö, aqui chegado em 1957. Especialista em fornos e mecânica, logo percebeu as oportunidades que existiam para a refrigeração num país tropical.

Trabalhando como engenheiro na Arno, Szegö abriu uma oficina, logo transformada em loja, na Avenida São João, sob os cuidados da esposa Mariane. Em 1961, animado pelo projeto industrializante de Juscelino Kubitschek, passou a se dedicar exclusivamente ao próprio negócio. Nascia, assim, a Mecalor, acrônimo de Mecânica do Calor.

A indústria brasileira, particularmente na Grande São Paulo, florescia. Um dos novos segmentos era o da indústria de plástico, que demanda refrigeração no seu processo. Vendo a oportunidade e percebendo a carência na área, Szegö produz os primeiros equipamentos de água gelada, sistema que ainda não existia no Brasil para a indústria de brinquedos Atma.

Fachada das instalações da empresa em 1965

Com o crescimento, já em 1965 a Mecalor trocava os 40 m² na Avenida São João para um espaço de 500m² no Cambuci. Cinco anos depois, o crescimento das vendas leva a uma nova mudança de endereço, agora uma grande área fabril no Parque Novo Mundo, endereço da empresa até os dias atuais.

Atualmente a Mecalor é uma empresa de engenharia, não apenas um fabricante de máquinas. Conta com uma ampla equipe de engenharia de aplicação com profundo conhecimento sobre diversos processos industriais que, seguramente pode contribuir no desenho de soluções para atender a totalidade das necessidades dos clientes.

As soluções de engenharia térmica que a empresa oferece ultrapassaram as fronteiras do país, chegando a diversos outros da América Latina. Também houve uma grande ampliação dos setores atendidos. Atualmente seus chillers e equipamentos especiais atendem áreas tão distintas como a hospitalar, ar-condicionado de precisão e automotivo, além de indústrias como a de plásticos, alimentícias, farmacêuticas, entre outras. No setor automotivo, destaca-se pela fabricação de câmaras climáticas para testes de veículos e auto partes.

Nas últimas décadas, a Mecalor transformou-se em uma multinacional com atuação principalmente nas Américas Latina e Central, exportando equipamentos de refrigeração e soluções de engenharia térmica. Da sua linha de produtos fazem parte: chillers, chillers hospitalar, drycoolers, termorreguladores, termochillers, câmaras climáticas para testes e ensaios, estudos de estabilidade, climatizadores de precisão e condicionadores de ar.

Chiller para aplicações especiais

Ao completar os 60 anos de vida, a Mecalor aprofunda seu projeto de ampliação com uma nova fábrica de 18.000 m² a ser inaugurada em 2021. Assim, a maior fabricante nacional de chillers, mostra sua confiança e aposta no futuro. O atual quadro dirigente da empresa é formado por: János Szegö, CEO, Alberto Maresca, diretor de operações, Claudia Arruda, diretora administrativa e financeira, Marcelo Zimmaro, diretor comercial, e Raul Imada, diretor industrial.

Linha do tempo da Mecalor de 1960 aos dias atuais

1960 – Sandor Szego (1925-2019) funda a Mecalor na Avenida São João, como loja de consertos de eletrodomésticos

1965 – Início da produção de geladeiras domésticas

1970 – Fabricação da primeira câmara frigorífica e mudança para a fábrica no Parque Novo Mundo

1980 – Fabricação do primeiro chiller

1987 – Entrada do atual CEO, János Szegö, na empresa

1990 – Início da engenharia e transformação tecnológica

1997 – Certificação ISO 9000

2000 – Inovação no sistema de gestão e ampliação do portfólio de sistemas de água gelada; ampliação da fábrica para um galpão de 7.000 m²

2004 – Primeira participação em feiras na Europa

2005 – Aposentadoria do fundador Sandor Szegö

2010 – Montagem separada por linhas de produtos

2013 – Primeiras instalações completas para hospitais e clínicas

2013 – Entrada da terceira geração nas atividades da empresa: o engenheiro George Szegö entra na Mecalor como gerente de engenharia.

2016  – Projeto remodelado de drycoolers  e primeira instalação deste produto nos EUA

2019 – Inauguração da Filial México, transformação em S.A; criação das Holdings

Tags:,

[fbcomments]