Após construir uma carreira exitosa em empresas do AVAC-R, o engenheiro Luiz Moura incorporou-se à Trox do Brasil no dia 1º. de março do ano passado, praticamente quando eram anunciadas as restrições impostas pela pandemia provocada pelo Sars-CoV-2. Tendo iniciado suas atividades no setor em 1998, o executivo sempre esteve ligado à área comercial. Segundo ele, sua meta é “expandir nossa operação no continente americano, tendo iniciado como Vice-Presidente e, a partir de abril, como presidente da empresa para as Américas”. Essas, e outras informações, foram transmitidas na entrevista realizada por email no final de março.

A+CR: O que o motivou a assumir os desafios representados por uma empresa com o histórico da Trox no mercado brasileiro?

Luiz Moura: A TROX é uma empresa global, com enorme representatividade e reputação no mercado de AVAC-R, que está em plena expansão e tem projetos interessantes de crescimento para os próximos anos. A região das Américas, para a qual ingressei na posição de vice-presidente e assumo a presidência no início de abril, tem grande representatividade para o grupo e bons investimentos previstos, o que certamente me motivou a aceitar este desafio.

A+CR: Qual foi a sua trajetória no mercado de AVAC-R brasileiro?

LM: Iniciei no setor de AVAC em 1998, ocasião em que tive a oportunidade de receber um treinamento de seis meses na matriz de um grande fabricante nos EUA. Desde então, atuei em diversas áreas ligadas ao departamento comercial, basicamente em dois fabricantes. Em 2013 retornei à empresa na qual iniciei minha carreira, ocupando uma posição de liderança para projetos especiais na América Latina; em 2014 assumi a direção comercial para o Brasil e em 2016 fui promovido à direção geral/presidência da empresa no Brasil, onde permaneci até março de 2020.

A+CR: Quais os seus planos para o futuro da Trox no Brasil e na América Latina?

LM: Em linha com o plano global de crescimento da Trox em todos os continentes, temos a expectativa de crescer a operação Américas com a expansão de vendas de soluções e serviços, reinvestindo e desenvolvendo novos produtos nas áreas de distribuição de ar, filtros e, especialmente, em equipamentos e controles.

A+CR: Quantos desses planos já foram implementados até o momento?

LM:  Após pouco mais de 1 ano, e superando as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, graças a uma equipe altamente capacitada e comprometida, a Trox foi capaz de implementar diversas ações de natureza comercial, desenvolvimento de produtos e soluções para o setor de AVAC-R. Em termos comerciais criamos novos canais de negócios com foco na venda de soluções e serviços. Investimos em uma nova linha de equipamentos de expansão direta (splitão) e indireta (chillers modulares), complementando nossa oferta de soluções. Em termos de difusão de ar, continuamos com a nossa trajetória de inovação e excelência para o controle de distribuição e qualidade de ar nos ambientes, destaque para o lançamento da linha Trox Blue Life, um purificador de ar e uma excelente solução, principalmente para escolas e ambientes corporativos, nos tempos atuais. Todos os projetos foram entregues nos prazos previstos, fomos capazes de atrair novos talentos para a companhia e fechar o ano de 2020 com crescimento, em relação ao ano anterior. Os bons resultados de 2020 nos permitirão dar continuidade aos investimentos previstos para os próximos anos.

A+CR: Como o senhor projeta a Trox para a próxima década?

LM: Continuaremos focados em criar valor para os nossos clientes e acionistas, mantendo nosso perfil de inovação e desenvolvimento de soluções para o segmento de AVAC-R. Seguindo os nossos planos de investimentos, nossa expectativa é que a empresa cresça de maneira sustentável, mantendo e investindo em novos canais de negócios suportados por novos produtos e serviços.

A+CR: O senhor assume num momento difícil para o Brasil e para o mundo, quando se prevê mudanças significativas no mercado. Como pretende responder a esses desafios?

LM: Quando assumi minha primeira posição executiva em 2014, o mercado já passava por diversas transformações exigindo inovação e criatividade dos gestores. Foi assim que nos últimos anos liderei empresas que cresceram sua participação de mercado em um ambiente recessivo. Pretendo seguir esta trajetória em busca do crescimento da empresa, suportado por equipes comprometidas e estrategicamente alocadas em diversos canais de negócios. Coragem, agilidade na tomada de decisões e um bom planejamento estratégico serão fortes aliados neste momento desafiador de mercado.

A+CR: Na sua opinião, qual o maior legado do seu antecessor?

LM: Confesso que é extremamente desafiador e ao mesmo tempo motivante assumir a posição de presidente da Trox Américas, especialmente após uma gestão tão vitoriosa e marcante quanto a do nosso atual presidente, Celso Simões Alexandre. Ao longo dos últimos 40 anos, o Sr. Celso foi capaz de criar uma identidade de inovação e qualidade para a Trox nas Américas, iniciada pela aceleração dos nossos negócios no Brasil, cujos bons resultados permitiram a abertura de outras plantas produtivas como na Argentina e, mais recentemente, no México. Estou extremamente motivado em dar continuidade a este legado, ciente das responsabilidades de ocupar uma posição até então ocupada por um profissional que é referência no nosso mercado, respeitando a identidade da nossa empresa e inovando em novas áreas que permitam a continuidade do nosso crescimento.

A+CR: Qual a sua mensagem central para o mercado brasileiro de AVAC-R?

LM: Fazemos parte de um mercado que tem fundamental importância para o conforto, bem-estar e saúde das pessoas. Como em qualquer mercado as dificuldades existirão, sejam elas motivadas por fatores econômicos ou, como mais recentemente, por fatores relacionados à saúde pública. Importante que estejamos engajados na busca de soluções e regulamentações que permitam, em última instância, agregar valor aos projetos e aos nossos clientes, e, desta forma, menos vulneráveis às oscilações de mercado. É fato que o Brasil é um país enorme e populoso, o que nos propicia muitas oportunidades; acredito que as empresas que melhor compreenderem as necessidades dos clientes e se posicionarem como parceiros de negócios na busca de soluções terão maiores chances de sucesso.

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