A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde, é a responsável por manter a integridade das doses da vacina da norte-americana Pfizer/BioNTech que estão chegando ao Brasil desde o fim de março, sobretudo no que diz respeito às rígidas temperaturas necessárias para sua conservação.  Para isso, adquiriu câmaras refrigeradas equipadas com os controladores de temperatura da Full Gauge Controls e o software de gerenciamento à distância Sitrad Pro, garantindo os -25°C necessários para conservação dos fármacos em atendimento às normas da Anvisa.

A empresa SmartMonit Brasil, do Rio de Janeiro, foi a responsável pelas instalações dos controladores e do software. Os produtos da Full Gauge Controls selecionados foram o MT-512E Log (controle de geladeiras e freezers), o MT-530E Super (controle da climatização do ambiente) e o MT-543E Log (controle de freezers para temperaturas a -8°C).

Além disso, as instalações também foram essenciais para a produção do insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina, aprovado em 30 de abril de 2021 pela Anvisa. Desta forma, a Fiocruz está autorizada a iniciar a produção de lotes-piloto, em escala comercial, da vacina com o IFA produzido no Brasil. A aprovação técnica se deu após a inspeção que verificou as boas práticas de fabricação da linha de produção no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos.

Roberto Simonal e Guto Castro, sócios da SmartMonit Brasil, afirmam que graças à parceria com a Full Gauge Controls foi possível realizar as instalações na Fundação Oswaldo Cruz. “Não tenho dúvidas de que a qualidade dos controladores e a competência dos envolvidos foi fundamental para fechar esse contrato de tanta importância para a população brasileira”, reforça Roberto Simonal.

Crédito da foto: divulgação SmartMonit Brasil

 

Tags:, , ,

[fbcomments]