Márcio Pereira, Gerente de de Produto & Aplicação da Johnson Controls-Hitachi, fala sobre as alternativas para instalações comerciais leves, como lojas de conveniência, minimercados e clínicas médicas, dentre outras.

“Para a climatização de ambientes comerciais leves, existe uma ampla gama de soluções com uso de equipamentos diferenciados que a Hitachi pode disponibilizar. Essa gama de soluções atende desde o pequeno empreendedor, que tem foco em um baixo investimento inicial sem perder a performance, até opções voltadas para um melhor custo de operação durante todo seu ciclo de vida.

O segmento comercial leve atende restaurantes, farmácias, minimercados, lojas de conveniência, clínicas médicas e odontológicas etc. que podem ter uma variedade também de tamanho. Os equipamentos de entrada são do tipo split, sejam eles piso teto ou cassette 4 vias, da linha PrimAiry. Por possuírem dimensões compactas e custos mais atrativos, são os mais utilizados. Para aplicações mais especiais, outros aspectos precisam ser observados, como eficiência energética e a carga térmica a ser atendida.

Mas um ponto importante em qualquer instalação é a renovação de ar. É preciso analisar os dispositivos e o grau de filtragem disponibilizados nos equipamentos pelos fabricantes. E, principalmente, atender a NBR 16401, que define que para cada tipo de ambiente interno existe uma recomendação quanto ao grau de filtragem e, se necessário, colocar a filtragem de ar.

As aplicações com chillers compactos, VRF, Mini VRF, multisplit, splitão, rooftop e self contained em ambientes comerciais leves têm muitas variáveis. Por isso, eleger previamente uma solução única para uma determinada aplicação não é recomendável. A sugestão sempre passa por um projeto de climatização bem elaborado e a compreensão do que o cliente está buscando. Para atender a uma necessidade de mercado, a Hitachi tem oferecido alguns diferenciais em seu portfólio de produtos, com diversos lançamentos neste ano que utilizam a tecnologia VRF, como a evaporadora Clinic e o Rooftop Modular. Mas podemos disponibilizar qualquer tipo de equipamento sempre na melhor oferta de custo x benefício.

No quesito custo x benefício, as soluções tecnológicas mais eficientes são as que possuem compressores com velocidade variável, sejam elas o VRF (Variable Refrigerant Flow), o Mini VRF ou splits 1:1 com inverter. Uma análise de viabilidade econômica aliada a um estudo termo energético elaborado por um especialista da área vai mostrar todos os prós e contras de qualquer solução. Determinados tipos de equipamentos necessitam de um cuidado maior na instalação. Portanto, entender e colocar isso numa análise de viabilidade é importante. Outro ponto é que existe uma variedade de custos e de prazos de instalações, desde um simples split até um chiller ou VRF.”

Márcio Pereira, Gerente de Produto & Aplicação da Johnson Controls-Hitachi

Veja também:

Avaliação do ciclo de vida define o tipo de sistema mais indicado

Qualidade do ar será determinante

Tags:, ,

[fbcomments]