Para sistemas de refrigeração comercial a Chemours oferece ao mercado fluidos refrigerantes que atendem diferentes necessidades. Como solução imediata e disponível, inclusive para projetos e sistemas que utilizam os tradicionais fluidos refrigerantes HFC, como R404A ou mesmo o R134a, oferecemos os fluidos refrigerantes a base de Hidrofluorolefinas : R-449A (Opteon™ XP40), R-452A (Opteon™ XP44) e o R-513A (Opteon™ XP10). São todos fluidos refrigerantes não inflamáveis (classe A1) que permitem a redução de potencial de aquecimento global em até 67%.

Em sistemas de média e baixa temperatura é possível ainda reduzir o consumo de energia do sistema em até 12% quando substituímos o fluido refrigerante R-404A pelo R-449A, devido a sua maior eficiência . Quando há necessidade da adoção de um fluido refrigerante de baixíssimo Potencial de Aquecimento Global, a Chemours ainda oferece os fluidos R-1234yf (Opteon™ XL10), R-454C (Opteon™ XL20),  R-454A (Opteon™ XL40) e o R-454B (Opteon™ XL41). Esse portfólio de produtos permite a redução significativa do Potencial de Aquecimento Global (GWP) do fluido refrigerante adequando a aplicação para todos os níveis de GWP requeridos pelas legislações ao redor do mundo, inclusive a F-GAS Europeia, que define limites de GWP em 150, por exemplo. Por se tratar de fluidos refrigerantes levemente inflamáveis (classe A2L) os sistemas e projetos devem ser adaptados e não permitem a conversão dos sistemas existentes.

O portfólio de fluidos refrigerantes para sistemas de refrigeração industrial é muito similar ao dos sistemas de refrigeração comercial. Tanto o fluido refrigerante R-449A (Opteon™ XP40) como o R-513A (Opteon™ XP10) podem ser utilizados para aplicações de refrigeração industrial substituindo o R404A e o R134a respectivamente. Ambos os fluidos refrigerantes são não inflamáveis (classe A1) e não requerem grandes modificações do sistema ou alterações de projeto. Quando há necessidade da adoção de um fluido refrigerante de baixíssimo Potencial de Aquecimento Global, o portfólio para aplicações em refrigeração industrial são : R-1234yf (Opteon™ XL10), R-454C (Opteon™ XL20),  R-454A (Opteon™ XL40), R-514A (Opteon™ XP30) e o R-454B (Opteon™ XL41). Esse portfólio traz fluidos refrigerantes com GWP entre 1 e 466 e compatibiliza a necessidade de sustentabilidade com requerimentos de performance, segurança e o custo total de propriedade do sistema. Com exceção do R-513A (Opteon™ XP30) esses fluidos são classificados como levemente inflamáveis (classe A2L) e os sistemas e projetos devem ser adaptados a essa classe de risco. Já o fluido R-513A (Opteon™ XP30) é uma mistura azeotrópica de fluidos a base de hidrofluorolefinas que pode ser utilizado em sistemas centrífugos, inclusive para substituição de sistemas que utilizem o fluido refrigerante a base do HCFC R-123, que como muitos sabem já está em fase de eliminação.

Para sistemas de ar-condicionado de expansão direta as opções de fluidos refrigerantes de menor potencial de aquecimento global oferecidas são: R-454C (Opteon™ XL20), R-454B (Opteon™ XL41) e o R-449C (Opteon™ XP20). Esse portfólio a base de HFO traz fluidos refrigerantes com GWP entre 148 e 1147 que permitem a seleção do fluido refrigerante de acordo com a necessidade dos limites regulatórios. Na União Europeia, por exemplo, os limites regulatórios de longo prazo já impõe GWP de 150 para alguns tipos de sistemas de AC e bombas de calor, o que direciona o desenvolvimento de novos sistemas para soluções como o R-454C (Opteon™ XL20) por exemplo. Já o fluido R-454B (Opteon™ XL41) tem sido a escolha de diversos fabricantes de sistemas para a substituição do R410A, reduzindo o GWP do refrigerante de 1890 para 466. Essa alternativa pode ser utilizada em sistemas de AC em suas mais diversas aplicações, tais como ar-condicionado residencial, comercial, bombas de calor, split e mini-split e chillers. Além disso, propriedades termodinâmicas do fluido R-454B possibilitam o desenvolvimento de projetos que oferecem performance similar ou superior ao R410A. Não foi à toa que grandes fabricantes, como JCH, Carrier e Trane,  já anunciaram a adoção desse fluido em diversos tipos de equipamentos

Sistemas de ar-condicionado

A área de desenvolvimento da Chemours trouxe para o mercado de sistemas de ar-condicionado de expansão indireta os fluidos refrigerante a base de hidrofluorolefina R-1234yf (Opteon™ XL10),  R-454B (Opteon™ XL41) e R-514A (Opteon™ XP30), todas opções de baixo potencial de aquecimento global que permitem a substituição de fluidos refrigerantes tradicionais de alto GWP como R-134A ou R410A. Os custos envolvidos e a engenharia para desenvolvimento de novos projetos com a utilização desses fluidos se tornam parâmetros bastante atrativos, uma vez que as propriedades termodinâmicas são similares aos fluidos tradicionais e isso acaba refletindo no menor custo de adaptação de componentes como trocadores de calor, compressores ou dispositivos de controle. A atenção no desenvolvimento de novos sistemas deve ser dada para a questão da leve flamabilidade, uma vez que os fluidos R-1234yf e R-454B são fluidos da classe A2L. No caso do R-514A (Opteon™ XP30) sua adaptação é ainda mais simples a partir de projetos que utilizavam o fluido R123 em sistemas centrífugos, pois além do produto ser não inflamável também é uma mistura azeotrópica com glide de temperatura igual a zero. É bastante comum inclusive o retrofit de sistemas de R-123 para R514A com adaptações mínimas.

O desenvolvimento de fluidos refrigerantes deve levar em conta a realidade econômica e técnica do mercado. A experiência de transição de gerações de fluidos refrigerantes passadas demonstrou que projetos de conversão que permitem o retrofit mais simples dos sistemas de refrigeração comercial e industrial terão bastante relevância no mercado. A decisão de trocar um sistema integralmente por um novo é complexa e altamente custosa. Devemos lembrar que muitos supermercados operam em turnos de 24 horas por dia e 7 dias por semana, o mesmo acontece com muitas indústrias. O custo de parada de produção ou longas reformas muitas vezes são mais altos que o próprio custo de um sistema. Dessa forma soluções que permitam uma troca mais simples, mantendo sistemas já existentes, terá grande atratividade no mercado. E é essa a proposta de parte do portfólio dos fluidos desenvolvidos pela Chemours, portfólio de produtos Opteon™ XP que visa justamente facilitar essa transição. Temos diversos exemplos de supermercados que optaram por uma solução como R-449A (Opteon™ XP40) onde a troca pôde ser feita durante a madrugada com ajustes mínimos no sistema. A troca permitiu de forma imediata a redução de 67% do potencial de aquecimento global de emissões fugitivas além de também trazer uma redução no consumo de energia de até 12%, uma vez que o fluido anterior R404A era menos eficiente. A extensão da vida útil do sistema e a redução da energia consumida também favorecem a sustentabilidade e o menor impacto ambiental.

Essa lógica vale também para novos sistemas em que a eficiência energética deve ter um peso relevante no critério de escolha da tecnologia a ser adotada. De nada adianta optarmos por um fluido refrigerante com GWP baixo se a ineficiência do sistema for alta. O impacto ambiental gerado pelo consumo de energia terá mais relevância que o próprio impacto gerado pela emissão direta do fluido na atmosfera. Além disso, não se pode desprezar a questão econômica . Nesse critério o que deve ser avaliado é o custo total de propriedade do sistema que inclui não somente o custo do fluido refrigerante  ou custo do sistema, mas também os custos operacionais e de manutenção. E quando falamos de custos operacionais, o consumo de energia volta a ser um fator crítico nessa equação, ainda mais quando estamos inseridos na realidade energética do Brasil. Dessa forma, a Chemours desenvolveu seu portfólio de fluidos refrigerantes Opteon™ XL de baixo GWP e que busca o equilíbrio energético, sustentabilidade, segurança e custo total de propriedade do sistema.

Substituição do 141b

A Chemours desenvolveu dois alternativos para substituição do 141b: Opteon™ 1100 e Opteon™ 1150. Ambos os produtos são tecnologias a base de hidrofluorolefinas de baixissimo GWP, não inflamáveis e oferecem melhor performance de isolamento térmico. Para a substituição do 141b em limpeza de sistemas , as alternativas desenvolvidas pela Chemours são o Opteon™ SF80 e Opteon™ SF Flush. A primeira opção já está disponível comercialmente na embalagem tambor e o Opteon™ SF Flush estará disponível na embalagem de cilindro descartável a partir de janeiro de 2022. Ambos os produtos são de baixíssimo potencial de aquecimento Global (GWP), não possuem ponto de fulgor (não inflamáveis) e possuem baixa toxicidade.

Retrofit

Os fluidos refrigerantes do portfólio Opteon™ XP permitem o retrofit, uma vez que possuem propriedades termodinâmicas similares aos fluidos HFC tradicionais e são da classe A1 (não inflamáveis). Podem também ser utilizados em sistemas novos projetados para R404A ou R507 com mínimas alterações de projeto

Em alguns casos é necessária a substituição do óleo e ajustes nos dispositivos de expansão. Não recomendamos o retrofit para sistemas que possuem alta taxa de vazamentos ou que estejam operando fora das condições de projeto.

É sempre válida a atualização das manutenções preventivas e uma avaliação prévia do sistema. Segue abaixo a recomendação de alternativas para os principais fluidos HFC e uma tabela com o GWP de cada fluido refrigerante como referência.

R-404A/R507 em sistemas de refrigeração = > Opteon™ XP40 (R449A)
R22 em sistemas de refrigeração => Opteon™ XP40 (R449A) requer troca de óleo POE
R22 em sistemas de AC (expansão direta)  => Opteon™ XP20 (R449C) requer troca de óleo POE
R-404A/R507 em sistemas de transporte refrigerado = > Opteon™ XP44 (R452A)
R-134a => Opteon™ XP10 (R513A)
R-123 => Opteon™ XP30 (R514A) requer avaliação prévia do sistema

Arthur Ngai é Gerente de Marketing da Chemours

Veja também :

Ainda que à espera de ratificação, Emenda de Kigali já força mudanças no mercado

O fim do 141b

Recomendações da Chemours para as diversas aplicações

Alternativas naturais são econômicas, energeticamente eficientes e disponíveis

As saídas para a indústria de equipamentos

Hidrocarbonetos: passado, presente e futuro da refrigeração

Tags:, , , ,

[fbcomments]