O Edifício Torre Nações Unidas foi projetado pelo escritório de arquitetura Aflalo Gasperini e concebido no final dos anos 1980 sendo, à época, um dos ícones comerciais da região da Berrini. O projeto de climatização original contemplava recursos avançados de controle para a época, como sistema de controle entálpico automatizado e CAG, fan coils e caixas VAVs interligadas ao sistema supervisório.

Novos chillers

As próprias condições de operação exigiam, assim, um retrofit da Central de Água Gelada. Optou-se pela substituição de todo o sistema de chillers e bombas com o prédio em operação e casa de máquinas no mesmo local, para modernização e aumento da confiabilidade do sistema, com ganhos de eficiência energética e redução dos custos operacionais.

A CAG original contava com 6 chillers de 200 TR da antiga Coldex, que após 25 anos de operação, já demandavam substituição. Com a necessidade de modernização e consequente aumento de confiabilidade do sistema, foi planejado o retrofit alocando os novos equipamentos exatamente no mesmo local da instalação original. O grande desafio, assim, era a necessidade de um fino planejamento das etapas de instalação, levando-se em conta que o edifício não poderia ter sua alimentação de água gelada interrompida.

Sistema de bombeamento no primário e secundário

A nova CAG conta com dois chillers com compressores de mancais magnéticos de 550 TRs (cada) operantes, mais um chiller de 200 TRs com compressor parafuso de reserva, todos fabricados pela York. O sistema de bombeamento, primário, secundário e de condensação, é composto de bombas in line. Toda a CAG é controlada por um sistema supervisório da Johnson Controls.

Na fase de substituição foram mantidos em funcionamento alguns dos chillers e bombas antigas para atendimento do edifício enquanto os novos equipamentos eram instalados em paralelo, não paralisando o sistema de ar-condicionado em nenhum momento.

Substituição dos equipamentos sem paralisação da operação

O resultado foi um sistema moderno e com alta eficiência, com redução, já medida, no custo operacional da CAG ao redor de 20% em comparação ao antigo sistema. Contribuiu para o resultado final a instalação de válvulas de balanceamento e medição do tipo energy valve. Além disso, todos os equipamentos estão integrados ao sistema de supervisão e monitoramento 24 horas por dia.

FICHA TÉCNICA

  • Gerenciamento e instalação: AR Sistemas Térmicos
  • Projetista: Pro Rac Tecnologia Térmica
  • Chillers: Johnson Controls-Hitachi/York
  • Controle a automação: JC-H
  • Isolamento da rede hidráulica: Armacell
  • Válvulas de balanceamento: Oventrop
  • Inversores de frequência e motores: Weg

 

Veja também as outras obras:

Hospital Águas Claras – Águas Claras-DF

Torre das Nações Unidas – São Paulo – SP

Centro de Convenções de Salvador – Salvador – BA

Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) – Telebrás – Brasília-DF

Empreendimento Birmann 32 – São Paulo – SP

Sede da Anatel – Brasília – DF

Hipercenter Trimais – São Paulo – SP

Tauá Aquapark Indoor – Atibaia – SP

Tags:, ,

[fbcomments]