Pode-se dizer, sem exagero, que o Birmann 32 é o projeto de uma vida. Rafael Birmann, o visionário empreendedor que tem deixado sua marca na paisagem de São Paulo nas últimas décadas, começou a idealizá-lo em 1998. Da insistente e metódica compra dos espaços que dariam vida ao empreendimento, passando pelas agruras das discussões judiciais e obtenção das várias licenças, foram mais de 20 anos. O resultado é compensador, para a região da Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, para o mercado de imóveis corporativos, para a cidade como um todo e, particularmente, para a arquitetura e engenharia envolvidas.

Os números impressionam. O investimento passou de 1,2 bilhão de reais. São 54 mil m2 de área locável, distribuídos por 30 pavimentos em uma torre única de 125 metros de altura. A integração com o meio urbano é mediada pelo rooftop, ampla praça e moderno teatro, todos com acesso franqueado ao público circundante. O projeto é do escritório Chien Chung Pei, filho de Ieoh Ming Pei, o responsável pela pirâmide de vidro do Louvre de Paris, inaugurada no final da década de 1980.

CAG com chillers York

Além do marco arquitetônico, Birmann moveu-se em torno ao objetivo de legar um edifício sustentável. Apoiado nas premissas energia, água, ar-condicionado e reciclagem, ousou erguer um empreendimento que, se não é autossuficiente, produz energia excedente para exportação.

O edifício conta com estação de tratamento de esgoto, sendo que dois terços da água vêm do reuso, e a captação de água pluvial ameniza ainda mais o impacto sobre o meio ambiente. 100% dos resíduos sólidos são reciclados.

Gerador a gás Jenbacher

Elevadores ultrarrápidos, que aproveitam a energia cinética, somam-se a um sistema inteligente de monitoração e controle das garagens que, com 4 acessos, proporcionam trânsito ágil e sem congestionamentos.

A geração e gestão da energia, aliadas aos sistemas de climatização, são itens à parte. O sistema de cogeração a gás natural, complementado pelos geradores de emergência a diesel, dão vida própria ao edifício. Na fachada, para aliviar a carga térmica, foram instalados vidros de alto fator solar que também contribuem para o desempenho acústico. Todos esses atributos encaminharam o empreendimento para a certificação Leed Platinum e deram a ele o título de Obra do Ano no âmbito do Prêmio Destaques da Smacna Brasil.

Boa parte do sucesso de Rafael Birmann, em mais esse empreendimento, deve-se à escolha de parceiros. No que diz respeito aos sistemas elétricos e de climatização esta recaiu sobre a veterana Heating Cooling, empresa com décadas de experiência em empreendimentos igualmente icônicos. Esteve presente, por exemplo, em algumas das principais plataformas da Petrobras; em inúmeras instalações especiais, demandantes de alta tecnologia, como o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada, na capital gaúcha, e o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, o Projeto Sirius, em Campinas. Além de incontáveis empreendimentos que têm deixado sua marca no ambiente urbano das principais capitais do país, como o Shopping Center Iguatemi São Paulo e o Edifício Ventura, no Rio de Janeiro.

Chiller por absorção York

Produção de água gelada e água quente

Partindo de um projeto já marcado pela inovação, a equipe da Heating Cooling buscou acrescentar diversas melhorias no sentido de ir além das expectativas do proprietário. Em relação à CAG, identificou a oportunidade de melhorias introduzindo um sistema de fluxo variável em circuito único, com os chillers trabalhando em paralelo.

Introduziu, também, chillers com variadores de frequência e mancal magnético, da Johnson Controls York, que possibilitam trabalhar em cargas parciais muito baixas. Com isso, além da redução no consumo energético, foram eliminados dois chillers de 100 ton cada, originalmente pensados para atender as cargas mínimas da edificação, reduzindo, ademais, o espaço na casa de máquinas.

Representação em 3D da Central de Água Gelada

Percebendo que havia margem para a termoacumulação, propôs a instalação de um tanque enterrado de 1500 m3 que acumulará a água gelada no horário noturno. Ainda no aproveitamento de energia, foram introduzidos recuperadores do calor rejeitado dos geradores a gás para aquecimento da água de uso doméstico e para a produção de água gelada pelo chiller por absorção. Originalmente, o resfriamento dos geradores de energia seria feito pela água das torres de resfriamento, sendo substituído por trocadores de calor, o que também contribuiu para a otimização do espaço físico. A somatória do aproveitamento do calor rejeitado mais a termoacumulação permitirá atender toda a carga térmica demandada pelo prédio em algumas épocas do ano.

Em regime de backup, dois boilers foram instalados em caso de falhas nos geradores de energia. Assim, fica garantido o fornecimento de água quente para uso doméstico e para o chiller por absorção.

Representação em 3 D da Central de Cogeração

Além das soluções de engenharia, a equipe da Heating Cooling buscou dotar os sistemas de energia e climatização do Birmann 32 dos mais eficientes equipamentos e componentes. As torres de resfriamento, fornecidas pela Evapco, são de alta eficiência energética, baixo nível de ruído – condição inevitável dada a localização do empreendimento – e baixo consumo de água, com pouca perda em arrasto. Importante notar que a preocupação com a acústica sempre esteve presente. Todos os climatizadores fancoils são dotados de atenuadores de ruído. Para o bombeamento, seguindo a lógica do melhor desempenho energético, foram especificadas bombas in line, fornecidas pela Armstrong, tanto para a água gelada, quanto de condensação.

Tela da automação da central de cogeração

Tratamento do ar de renovação

Em um empreendimento do nível do Birmann 32, a qualidade do ar interno e o conforto térmico dos usuários não poderia ser negligenciado. A equipe de engenharia da Heating Cooling optou pela insuflação do ar pelo piso e foi além. Normalmente o uso de volume de ar variável obedece à lógica de zoneamento, atendendo a periferia dos ambientes. Prevendo mudanças de layout, o que comprometeria o sistema de fluxo de ar variável no futuro, toda a área condicionada é atendida por caixas VAV de piso.

A equipe trabalhou, também, para ir além do que é exigido pelas recomendações da Anvisa e pelas normas da ABNT, particularmente a 16.401, no que diz respeito ao tratamento do ar de renovação. O sistema conta com filtração do ar em dois estágios. Para aumentar as taxas de renovação com eficiência energética, o ar de exaustão dos sanitários cruza com o ar de renovação através de rodas entálpicas. Também a renovação do ar nas garagens é feita através de ventilação por demanda.

Neste aspecto, o teatro é um caso à parte. Com capacidade para 500 lugares, é equipado com poltronas retráteis que permitem rápida mudança de configuração, como shows, festas e exposições, sendo dotado de ciclo entálpico, que permite 100% de ar externo com baixo consumo energético.

Automação

O setor de automação da empresa responsável pela instalação dos sistemas do Birmann 32 também foi exigido. Na Central de Água Gelada houve a necessidade de trabalhar com  vazão variando até 30% da nominal  e capacidade termica de fornecimento próximo de zero.

Mas foi nos sistemas de abastecimento elétrico que a requisição foi maior com a necessidade de integrar os geradores a gás e diesel com o fornecimento da concessionária. O sistema trabalha com diversos cenários, como o fornecimento exclusivamente pela concessionária, fornecimento da concessionária mais geração no site e geração exclusivamente no site. Além disso, quando o sistema estiver funcionando apenas com energia da concessionária e houver pane, o acionamento dos geradores a diesel é automático, sem interrupção de fornecimento. Segundo Eddie Silva Filho, responsável pela área de automação da Heating Cooling, esta foi a obra em que a empresa esteve responsável inteiramente pelas partes elétrica e mecânica.

Em sentido horário, a equipe da Heating Cooling responsável pela obra: Samira Senatore, Diretora de Planejamento e Execução, Heitor F L Faria, Diretor de Negócios, José Maria Veiga Nimo, Sócio Diretor, Eddie Silva, Gerente de Automação, e Alexandre Sgobbi, Engenheiro de Projetos

José Maria Veiga Nimo, sócio diretor da Heating Cooling, ressalta que, a exemplo de todas as demais obras executadas pela empresa, foi entregue o prometido, “engenharia pura”. “Jamais houve problema com o cronograma da obra. Todos os controles sanitários, exigidos pela situação de pandemia, foram obedecidos fielmente. As expectativas do cliente, quanto à performance da instalação, foram atendidas.”

 

Tags:, , ,

[fbcomments]