Os dutos são componentes centrais de sistemas de ar-condicionado. As condições de projeto, instalação, formato e materiais utilizados são fatores fundamentais para alcançar as condições de conforto térmico e controle de temperatura desejados e devem considerar diversas possibilidades de influência na performance, como: aplicação, distância, características construtivas da edificação, durabilidades, entre outros.

O objetivo dos dutos é possibilitar que o ar seja conduzido de um ponto até outro, seja internamente, dos equipamentos de ventilação ou ar-condicionado para distribuição no espaço atendido, ou pela sucção do ar interno para rejeitar em ambiente externo, este chamado de exaustão. Dutos bem projetados possibilitam que essa movimentação ocorra da maneira correta, ou seja, o fluxo de ar não deve enfrentar grandes dificuldades para a passagem. Quando isso não acontece, ocorrem as chamadas perdas de carga, inerentes a qualquer sistema.

Cada componente da rede de distribuição do ar gera uma perda de carga que deve ser prevista na pressão estática externa do ventilador. A rugosidade interna, mudanças bruscas de direção e o aumento de velocidade são os principais fatores de influência nos sistemas. Quando a velocidade do ar dentro dos dutos é aumentada há o aumento da pressão dinâmica que por sua vez aumenta a perda de carga e encontra alguma resistência, por isso o correto dimensionamento é tão importante.

A seleção dos materiais e tipos de fechamentos a serem utilizados também implicam na distribuição do ar, performance e confiabilidade dos sistemas. Além disso, a estanqueidade dos dutos é fundamental, uma vez que vazamentos inferem em perdas diretas de recursos. Da mesma forma, as conexões devem ser seguras, os dutos preservados limpos em seu interior e construídos com materiais resistentes à passagem de ar, sem soltar partículas ou sofrer corrosão.

Outro ponto importante de atenção é que comumente opta-se por dutos do tipo flexível, especialmente pela facilidade na instalação e manutenção. Porém, destaca-se que esse tipo de solução nem sempre é a correta. Um duto flexível apresenta perda de carga cerca de 100 vezes maior que um duto rígido devido a sua rugosidade superficial promover muito mais atrito com o ar. Conforme recomendações da Ashrae e Smacna, o uso de dutos flexíveis deve ser limitado a no máximo 2 m de comprimento e devem ser instalados totalmente esticados e sem curva, além de ser vedada a instalação com regiões de dutos estrangulados.

A Smacna desenvolveu o principal material de referência para dutos, o HVAC Systems Duct Design, que objetiva orientar a fabricação adequada, sendo a norma adotada no Código Mecânico Internacional da ICC e fundamental para projetistas, instaladores e fabricantes de AVAC.

Quando os fatores acima relacionados são atendidos, favorece-se a performance e confiabilidade dos sistemas, aumenta-se a eficiência energética relacionada, o conforto térmico dos ocupantes e, inclusive, contribui para a qualidade do ar interno e, consequentemente, a saúde dos ocupantes.

Comitê de Artigos Técnicos Smacna.

Tags:,

[fbcomments]