Dentro dos sistemas de água gelada, podemos citar os sistemas que utilizam válvula de balanceamento e controle independentes de pressão. Nos últimos anos tivemos um crescimento na utilização de sistemas com primário e/ou secundário variável. Esse tipo de sistema causou um grande impacto no rendimento das válvulas de balanceamento e controle. Antigamente era comum encontrar válvula estática para o balanceamento, porém, com a chegada dos sistemas variáveis essas válvulas tiveram uma eficiência muito baixa quando aplicadas em cargas variáveis, principalmente em cargas parciais. É importante que para esses sistemas sejam utilizadas válvulas de controle independente de pressão, pois são válvulas que se adaptam às variações do sistema e às alterações de perda de carga com o passar do tempo.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, existem válvulas que possibilitam monitorar o rendimento dos equipamentos e o consumo de energia, e implantar lógicas de eficiência para atingir o melhor rendimento do sistema. Esses equipamentos coletam dados de operação e, quando conectados em nuvem, permitem realizar análises e implementar lógicas baseadas nos dados reais de funcionamento do sistema.

Outra tecnologia que podemos utilizar para aumentar o rendimento do sistema é o gerenciamento do DT do trocador.  O gerenciamento do DT de água gelada monitora e ajusta a vazão para o trocador atingir o delta projetado. Com essa função é possível aliviar o bombeamento de água gelada e melhorar a performance das CAG e equipamentos de todo o sistema, pois a válvula irá monitorar e ajustar os valores de vazão para o melhor ponto de operação do equipamento.

Hoje temos uma nova geração de válvulas que permitem a comunicação IoT, possibilitando implantar lógicas para otimização dos sistemas através da análise dos dados em tempo real. Um exemplo são as válvulas de balanceamento e controle com IoT, a nuvem do fabricante irá coletar os dados e otimizar o trocador para obter o melhor rendimento através da análise dos dados em tempo real. Esse tipo de otimização poderá se estender para a grande maioria dos equipamentos do sistema e essa otimização passará a ser realizada através da análise de dados de todos os equipamentos que compõem o sistema de AVAC-R e não mais de apenas um fabricante ou um equipamento específico.

Leandro Medéa, engenheiro de aplicação da Belimo Brasil

Veja também:

Soluções economizadoras não podem estar restritas a equipamentos
Como alcançar edificações energeticamente eficientes
Como driblar os efeitos da crise energética?
Novas tecnologias em motores e de balanceamento do sistema
Soluções eficientes para os lados da água e do ar
É preciso investir em projeto, operação e manutenção eficientes
Aplicações típicas com sistemas free cooling
Termoacumulação é viável, independente da tarifação
Soluções promissoras para a redução do consumo energético
Sistemas dedicados de tratamento do ar e recuperadores de calor

 

Tags:, , ,

[fbcomments]