A edição 2022 do Entrac continuou com a visita a Curitiba, onde um público significativo acompanhou 14 palestras proferidas por técnicos das principais empresas do AVAC-R

Nos dias 18 e 19 de maio Curitiba sediou mais um Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-Condicionado (Entrac). O local do encontro foi o NH Curitiba The Five, hotel que faz parte de um conjunto de mesmo nome que abriga um edifício comercial, um edifício residencial e o hotel, incluindo restaurantes e galeria com serviços diversos.

O evento foi aberto com uma palestra de Arnaldo Basile, Presidente da Abrava, que mostrou não só os serviços e iniciativas promovidas pela Associação, mas também as oportunidades existentes para os profissionais do AVAC-R. Basile deixou claro que, embora a economia brasileira não tenha um crescimento substancial em 2022, os setores representados pela entidade continuarão a crescer além do PIB nacional, entre outras coisas, pela necessidade da refrigeração no armazenamento de alimentos e pelas características climáticas do país que demandam a climatização dos ambientes. O presidente da entidade lembrou que a base instalada, ainda que tenha crescido constantemente, é pequena e com potencial para uma expansão bem mais robusta.

A programação técnica teve início com a palestra de Rafael de Moura, da Mercato. Na sua intervenção Moura mostrou como a automação pode contribuir para a melhoria das condições internas das habitações, particularmente em relação à qualidade do ar interno.

Falando para o público instalador de equipamentos de expansão direta, Carlos Navarro, da Aspen Pumps, mostrou como os técnicos podem economizar tempo e dinheiro com as bombas produzidas pela empresa. Principalmente em áreas que dificultam o escoamento do condensado pela gravidade, explicou Navarro, as soluções da empresa são ideais.

Como construir e montar dutos estanques que atendam às exigências técnicas das áreas classificadas, foi o tema explorado por Dilson Carreira, da Powermatic. A palestra procurou apontar as várias necessidades com as respectivas respostas, como os dutos para áreas industriais críticas e os diversos materiais existentes.

Na refrigeração, o tom foi dado pela Serraff, através da palestra de Ito José Stein Filho. Numa apresentação didática, o representante da empresa gaúcha mostrou as aplicações e critérios para seleção de trocadores de calor.

Após o intervalo para o café, quando amplia-se o contato entre fornecedores e profissionais, Marcos Santamaria, das Indústrias Tosi, discorreu sobre um novo conceito para a recuperação de calor. Santamaria mostrou como proceder utilizando o próprio chiller e realçou o papel das bombas de calor, particularmente em edificações que utilizam grande quantidade de água quente, como hotéis e hospitais.

A importância do balanceamento hidrônico em sistemas com água gelada foi o tema de Rodolfo Correa, da Danfoss, que encerrou as atividades do primeiro dia. Didaticamente, o profissional discorreu sobre a importância do procedimento e sobre o estado da arte em válvulas e componentes.

A quinta-feira foi aberta com a palestra de Rafael Vieira, da Sicflux. O profissional mostrou como instalar um sistema de renovação de ar, partindo da necessidade da qualidade do ar para a saúde dos ocupantes das edificações.

Em seguida, o presente e o futuro das tecnologias no controle hidráulico foram explorados por Ian Emerick, da IMI Hydronic Engineering. Explicando cada um dos processos e equipamentos disponíveis, Emerick chamou a atenção para a importância de definir os sistemas conforme a necessidade da instalação.

Fábio Cardoso, da Every Control, também buscou apontar para soluções que auxiliam o profissional tanto na instalação, quanto na operação e manutenção das instalações. Com uma palestra intitulada “Automação e monitoramento: Diferenciando seu produto/serviço para aumentar suas vendas e fidelizar seu cliente”, o palestrante mostrou as soluções disponíveis para os profissionais de refrigeração.

Também focando na qualidade dos serviços que o técnico pode prestar, Lineu Holzmann, da Armacell, falou sobre as boas práticas na instalação do isolamento térmico. Item obrigatório para assegurar não só o melhor desempenho dos equipamentos, mas a eficiência energética, os diversos materiais isolantes foram apresentados de acordo com a aplicação recomendada.

Soluções para renovação de ar com eficiência energética, foi o tema explorado por Adriano Leone dos Santos, da Multivac Ventilação. Retomando o conteúdo de palestras anteriores, Santos reforçou a importância da QAI e apresentou soluções eficientes.

O evento foi encerrado com a palestra de Carlos Raimo, da Trox Brasil. Com muita propriedade ele apresentou os sistemas ar-água enquanto soluções sustentáveis para a climatização dos mais diversos ambientes, com eficiência energética e manutenção das condições de conforto e qualidade do ar.

O Entrac de Curitiba foi patrocinado por Aspen, Armacell, Danfoss, Every Control, Hidrodema, IMI, Mercato, Multivac, Novatherm, Powermatic, Serraff, Sicflux, Tosi e  Trox. Teve o apoio institucional da Abrava, Asbrav e Sindratar-SP. Aktiva, Dufrio, ETP, Frigelar, Friopar, MF, Megastore e Totaline ofereceram o apoio na divulgação.

Na área de exposição, muita procura por novas tecnologias

 

 

 

 

 

Tags:,

[fbcomments]