Ao contrário da maioria das empresas formuladoras de lubrificantes no Brasil, que produzem dezenas de produtos para diferentes aplicações, como lubrificantes hidráulicos, para redutores, graxas etc., por mais maluco que pareça, alguns poucos decidiram atender exclusivamente a um dos nichos mais desafiadores: o mercado de lubrificantes para refrigeração. Vejam abaixo algumas das necessidades específicas para este mercado que tiram o sono de seus profissionais neste limite de viabilidade:

Estrutura específica: É vital um laboratório que atenda minimamente às necessidades de controle de qualidade e desenvolvimento que requerem um investimento mínimo de 200 mil dólares. Além disso, a refrigeração exige equipamentos específicos que aumentam muito este investimento, como refrigerador para temperaturas < – 70oC, teste de miscibilidade óleo/fluido refrigerante à diferentes temperaturas, umidade para valores < 50 ppm, sistema para avaliação do produto formulado em uso.

O desenvolvimento responsável de novos lubrificantes requer análises de desempenho muito caras, realizadas em laboratórios de terceiros com tempo de resposta de até 90 dias, ou mais, quando realizadas em laboratórios internacionais. Como muitas bases são higroscópicas (absorvem umidade), suas linhas de produção requerem sistemas com controle de atmosfera dentro dos reatores, como uso de nitrogênio, entre outros cuidados sempre onerosos. As embalagens dos produtos são uma preocupação adicional, pois também devem manter os níveis de qualidade originais do lubrificante, e isto não é tão simples como possa parecer.

Disponibilidade de matérias primas: Definitivamente, em momentos de escassez mundial de matérias primas, a América do Sul não é um local prioritário para envio de produtos. Os fornecedores atendem primeiro aos seus grandes clientes, normalmente europeus, americanos e asiáticos. Assim, uma grande imobilização de capital em estoques é condição indispensável para um supply chain eficiente. Outra estratégia comum para eliminação de concorrentes nacionais, que não posso deixar de citar, são os fornecedores tradicionais de óleos básicos que cortam o fornecimento de produtos quando são adquiridos por marcas internacionais também fabricantes de lubrificantes para refrigeração. Além disto, matérias primas utilizadas em outros mercados, muitas vezes, não podem ser utilizadas em refrigeração devido à sua baixa compatibilidade destes com os gases refrigerantes.

Baixa qualificação dos profissionais da área: Muitos profissionais, mesmo nos Estados Unidos e Europa, relatam que ao recarregar sistemas de refrigeração utilizam somente o fluido refrigerante!!! Existe também muita confusão a respeito do aspecto óleo em interação com o fluido refrigerante, pois a miscibilidade de ambos dentro do compressor deve ser parcial. Mesmo assim não é incomum vídeos na internet condenando lubrificantes que não apresentam mistura totalmente homogênea – isto está errado!!!

A concorrência com lubrificante fornecidos pelos fabricantes de compressores: Os fabricantes de compressores não são especialistas em lubrificantes, que são fabricados por terceiros que, muitas vezes, não mantêm o padrão de qualidade global. Nosso continente requer adequações em sua formulação para compensar algumas condições específicas locais como: condições físico-químicas, com diferentes temperaturas e umidades médias; condições materiais – qualidade das embalagens e componentes dos lubrificantes; condições técnicas – troca dos lubrificantes fora do prazo recomendado, uso de fluidos refrigerantes de baixa qualidade, não limpeza correta do sistema antes da troca da carga de lubrificante/fluido de refrigeração

Apesar de todo exposto acima, existem empresas como a Óleo Montreal, em nome do sr. Hélio Teixeira, que conseguiram enfrentar a todas estas barreiras expostas, competindo em qualidade, preços e, principalmente, satisfazendo às necessidades deste exigente mercado. A Montreal, hoje, com suas inovações tecnológicas, sua nova unidade produtiva e seu novo laboratório, contribui para o crescimento do Brasil através do fornecimento de novas e eficientes soluções , sempre com respeito social e ambiental.

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