Durante o verão, muitas empresas do setor de bebidas e alimentos se deparam com o aumento da produção, exigindo, por exemplo, um reforço no fornecimento de água gelada. A fábrica, no entanto, nem sempre comporta equipamentos suficientes para dar conta da alta demanda e a saída mais racional é alugar uma solução. 


“O maior benefício é que o cliente consegue fazer o planejamento de suas manutenções sem a necessidade de parar a empresa e sem perdas de produção. E, em um período crítico, no qual ele precisa de incremento na produção e não há equipamentos suficientes na planta, o cliente pode reforçar sua capacidade de resfriamento”, destaca Luiz Mendes, gerente de Serviços de Locação da Trane do Brasil, empresa líder do setor de AVAC. 
No verão, com o aumento do consumo de bebidas, a produção nas fábricas aumenta em cerca de 30%. Luiz conta que diversos processos de produção e armazenamento exigem controle de temperatura que podem variar entre -120C a 60C, como é o caso de laticínios. Os chillers – de capacidades variadas – são os equipamentos mais demandados.

Assim como o verão, a Páscoa também demanda equipamentos extras para a produção dos ovos de chocolate e no armazenamento nos Centros de Distribuição. De acordo com o gerente da Trane, as empresas chegam a locar as soluções meses antes – em setembro ou outubro –, para que esteja tudo certo nessa época do ano.  
 O executivo destaca que, ao alugar esses equipamentos, o cliente pode atender uma demanda de resfriamento ou climatização de forma rápida já que a locação é uma solução ágil. O período entre o pedido e a instalação leva, no máximo, uma semana. “A opção pela compra de um equipamento novo, às vezes, acaba não sendo a melhor alternativa em função do prazo de fabricação. Outros fatores são a característica sazonal da demanda e a falta de investimento aprovado para o ano corrente, pois o custo da locação entrará nas despesas operacionais da planta”, explica Luiz, que acrescenta que o tempo médio de locação das soluções de resfriamento vai de três a seis meses.

Tags:,

[fbcomments]