IoT permite implantar lógicas para otimização dos sistemas através da análise dos dados em tempo real

Todos nós passamos uma parte significativa de nossas vidas no interior de ambientes climatizados, mas, com que frequência consideramos o impacto que a qualidade do ar interno (QAI) tem em nossa produtividade, bem-estar ou saúde? Os sistemas AVAC são frequentemente instalados para ajudar a manter os níveis de conforto do edifício, mas os benefícios para a saúde dos ocupantes e a eficiência energética de um empreendimento geralmente são menos compreendidos. Unidades centrais de tratamento de ar (AHUs) podem ser usadas para abordar questões de sustentabilidade e QAI simultaneamente.

O “ponto ideal” para a umidade do ar interno é de 40 a 60%, por reduzir drasticamente o risco de transmissão de doenças e permitir que o corpo se repare e se proteja melhor. Com umidade do ar abaixo de 40%, as gotículas de água com vírus tornam-se menores, podendo viajar por grandes escritórios abertos e sobreviver por horas. Além disso, muitas bactérias e vírus tornam-se mais virulentos quando expostos ao ar seco. Se a umidade relativa interna estiver acima de 60%, mofo e bolor começam a se formar e podem causar problemas de saúde. A válvula de controle tem papel fundamental no controle de temperatura e umidade do sistema de ar-condicionado e as válvulas independentes de pressão conseguem uma precisão de controle muito maior, mantendo a eficiência do sistema.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, existem válvulas que possibilitam monitorar o rendimento dos equipamentos, consumo de energia e implantar lógicas de eficiência para atingir o melhor rendimento do sistema. Esses equipamentos coletam dados de operação e, quando conectados em nuvem, permitem realizar análises e implementar lógicas baseadas nos dados reais de funcionamento do sistema.

Outra tecnologia que podemos utilizar para aumentar o rendimento do sistema é o gerenciamento do D de temperatura do trocador.  O gerenciamento do DT de água gelada monitora e ajusta a vazão para o trocador atingir o D projetado. Com essa função é possível aliviar o bombeamento de água gelada e melhorar performance das CAG e equipamentos de todo o sistema, pois a válvula irá monitorar e ajustar os valores de vazão para o melhor ponto de operação do equipamento.

Hoje temos uma nova geração de válvulas que permitem a comunicação IoT, possibilitando implantar lógicas para otimização dos sistemas através da análise dos dados em tempo real. Um exemplo são as válvulas de balanceamento e controle com IoT, a nuvem do fabricante irá coletar os dados e otimizar o trocador para obter o melhor rendimento através da análise dos dados em tempo real. Esse tipo de otimização poderá se estender para a grande maioria dos equipamentos do sistema e essa otimização passará a ser realizada através da análise de dados de todos os equipamentos que compõem o sistema de AVAC-R e não mais de apenas um fabricante ou um equipamento específico.

Os edifícios são responsáveis ​​por 40% da demanda global de energia e das emissões de gases de efeito estufa. E como passamos até 90% do nosso tempo em ambientes fechados, eles impactam fortemente nosso conforto, saúde e bem-estar geral. É possível monitor em qualquer lugar e gerar alarmes em tempo real para qualquer alteração que coloque em risco a qualidade do ar interior. Com o IoT essas lógicas já estão embarcadas no próprio dispositivo e basta uma conexão com a internet para iniciar o monitoramento e coletas de dados. Isso é muito importante para a qualidade do ar interior, pois possibilita uma rápida identificação do problema e, dependendo do tipo de problema, a correção pode ser realizada de qualquer lugar e sem a necessidade de uma visita. Esse tipo de monitoramento será de grande importância para sistemas de AVAC-R de hospitais ou laboratórios, pois o risco de contaminação é muito elevado e a possibilidade de realizar configurações e análises fora desses locais irá minimizar o tempo de exposição dos profissionais responsáveis pelo sistema de AVAC.

O sistema de automação com comunicação IoT tem papel fundamental nessa nova tendência na integração e monitoramento entre equipamentos e sistemas de AVAC-R. O IoT veio para facilitar a integração entre fabricantes e a coleta de dados para as empresas de manutenção e monitoramente dos sistemas. Além de facilitar a integração, os sistemas baseados na integração IoT possibilitam a redução nos custos com automação. Antes, pequenos edifícios ou escritórios para os quais o custo de implantação inviabilizava a instalação do sistema de automação, com a comunicação IoT isso se torna possível, não só o controle como o monitoramento desses sistemas. Além dos pontos citados, os sistemas IoT facilitaram a coleta e tratamento de dados para as empresas de serviços e manutenção, e isso tem papel fundamental para uma melhor eficiência dos sistemas de AVAC-R. Os sistemas IoT possibilitam conectar dispositivos de campo com protocolos de comunicação de automação convencionais e em paralelo a plataformas de IoT atuais.

Leandro Medéa é engenheiro de aplicação da Belimo Brasil

Veja também:

Com o esmorecimento da pandemia a preocupação sobrevive?

A importância das válvuas de controle para a manutenção da qualidade do ar

Algumas soluções ativas ganham espaço

Debate sobre a qualidade do ar passa por amadurecimento

O ideal é encontrar o ponto certo entra QAI e eficiência energética

Tags:, ,

[fbcomments]