No último 19 de maio a Conforlab reuniu um grupo de profissionais envolvidos com a qualidade do ar interno para apresentar sua mais recente iniciativa, o convênio com a Fiocruz Bahia para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em qualidade do ar em regiões com potenciais riscos ambientais no município de Salvador e seus entornos. O encontro aconteceu no Edifício Mirante do Vale, torre localizada em uma das pontas do Vale do Anhangabaú, que passa por acelerado processo de revitalização.

De acordo com Leonardo Cozac, CEO da Conforlab e um dos idealizadores do projeto, o incentivo para as futuras pesquisas são os “indícios de população sofrendo problemas de saúde por conta de danos ambientais provocados por indústrias e atividades econômicas.” Neste sentido, ele diz que um dos pilares da pesquisa é “mostrar que podemos cuidar do ar que respiramos em ambientes internos, mesmo que eventualmente o ar atmosférico esteja poluído. Os sistemas de AVAC-R são grandes aliados nesse processo de tratamento e purificação do ar.”

Antonio Mariani

No interior do projeto cabe à Conforlab contribuir com sua larga experiência e conhecimento em monitoramento e gestão de qualidade do ar. “A participação da Conforlab se dará desde a definição das estratégias de avaliação dos locais, bem como das análises laboratoriais e em medições e inspeções campo”, esclarece Cozac.

À Fiocruz, referência incontestável em saúde pública no Brasil e no mundo, caberá, através da expertise de seus pesquisadores, identificar as oportunidades de ação, definir as comunidades prioritárias e coordenar as ações junto às autoridades e sociedade. O convênio ora firmado deverá concentrar-se na região metropolitana de Salvador. “Há expectativa, se bem-sucedido, de ser replicado para outras regiões com cenários ambientais similares”, diz o CEO da Conforlab.

Leonardo Cozac

Previsto para desenvolver-se ao longo dos próximos 5 anos, o convênio distingue-se pelo envolvimento no projeto de pesquisa da comunidade afetada. “Desde a parte de planejamento, conscientização e participação no projeto”, conclui Cozac.

Na ocasião de seu lançamento oficial, o convênio Conforlab/Fiocruz Bahia, contou com palestras acerca da qualidade do ar e apresentação de cases em andamento. A pesquisadora Nelzair Vianna, representante da Fiocruz, esclareceu as bases do projeto. Solange Lima, Gerente Técnica dos Laboratórios da Conforlab, mostrou outros projetos estabelecidos pelo Conforlab com instituições e Robson Petroni, coordenador de laboratório na Conforlab, discorreu sobre os serviços especiais oferecidos pela empresa.

Nelzair Vianna

Antonio Luís de Campos Mariani, professor da Poli-USP e coordenador do projeto LEQAI (Laboratório de Estudos da Qualidade do Ar Interior da Poli-USP) mostrou os avanços alcançados na pesquisa em QAI. Por fim, Alex Codolo, do CBRE, e Paulo Jubilit, da Milicare, falaram sobre o tratamento de superfícies. Impossibilitado de comparecer, o professor Alberto Hernandez Neto, da Poli-USP, enviou um vídeo.

Tags:, ,

[fbcomments]