O Hospital e Maternidade São Luiz Osasco oferece uma ampla gama de serviços médicos, incluindo atendimento multidisciplinar, maternidade, cirurgia, UTI, diagnóstico, emergência 24h e apoio psicológico. Sua infraestrutura é integrada por 14 centros cirúrgicos, 120 leitos, UTIs e equipamentos avançados para diagnóstico e tratamento.

As instalações de AVAC, implementadas pela Star Center, aconteceram em uma ampliação da edificação já existente. Os sistemas de climatização e tratamento do ar foram concebidos para operar em alta performance, adaptando-se de forma automática às variações na carga térmica dos ambientes a fim de proporcionar um conforto térmico superior, aliado ao máximo rendimento e eficiência.

Do tipo expansão indireta com condensação a ar, teve a Central de Água Gelada (CAG) instalada na cobertura do edifício e composta por: três chillers com compressor parafuso inverter e condensação a ar, com capacidade frigorífica de 243,44 TR (856,0 kW) cada um; três motobombas primárias do tipo monobloco back-pull-out; três motobombas secundárias do tipo monobloco back-pull-out; e um sistema automático de reposição de água com tanque de expansão pressurizado equipado com sistema pneumático para controle interno da pressão do tanque.

As unidades resfriadoras de líquido (chillers) estão dispostas paralelamente, operando com fluxo variável no primário e no secundário. A escolha de implementar um sistema de expansão indireta foi influenciada pelas condições psicrométricas específicas do empreendimento, possibilitando um controle mais minucioso dos parâmetros, incluindo a umidade relativa e absoluta.

Todos os ambientes são atendidos por equipamentos dedicados, com a consideração de recondicionar o ar proveniente de retorno e subsequente mistura com o ar externo, com exceção de ambientes suscetíveis a contaminantes biológicos, como quartos de isolamento e farmácia, nos quais o ar insuflado é completamente exaurido, passando por processo de filtragem absoluta antes da descarga.

Os compressores das unidades resfriadoras contam com inverteres para o arrefecimento de fluido frigorígeno variável, principalmente com as elevadas variações de cargas, quando as respostas são imediatas, resultando em maior eficiência energética.

Para diminuir as perdas de água devido às dilatações do fluido no sistema e repor as perdas dos componentes por gotejamento, foi instalado um sistema pressurizado de reposição de água, com tanque de expansão dinâmico e pressurizador integrado. Para auxiliar no controle, foi fornecido um equipamento automático de reposição de água, que faz a leitura da pressão da linha que, ao identificar uma queda significativa na pressão, procura fazer a reposição de água sem desperdício. Para um grau de proteção ainda maior do sistema contra ar que possa danificar as motobombas ou interferir no desempenho dos equipamentos, foi instalado nas tubulações principais um separador mecânico de ar, cuja finalidade é expurgar o ar excedente na tubulação.

Para um controle de água mais apurado, foram colocadas válvulas de controle independente de pressão nos cavaletes hidráulicos dos equipamentos, que habilitam ou restringem a passagem de água gelada pela serpentina, promovendo a redução na produção de água gelada quando não necessária. Dessa forma, a utilização de válvulas independentes de pressão pode levar a uma redução significativa no consumo de energia do sistema, resultando em economia de custos operacionais.

As unidades de tratamento de ar, assim como os fan-coils, possuem variador de frequência para operação ajustável à demanda, promovendo maior economia de energia.

Embora o projeto requereira grau severo de desumidificação e resfriamento, há sistemas que utilizam o mínimo de refrigeração mecânica ou, até mesmo, o interrompa, devido à integração do sistema de automação atuando em conjunto com as condições termo-higrométricas internas e externas, ajustadas ao perfil da carga térmica dos ambientes, proporcionando o ciclo de resfriamento somente pelas condições do ar externo em sistemas de 100% e, quando tiver mistura, com o ar recirculado já próximo às condições do ambiente, suas condições são ajustadas para prescindir da refrigeração mecânica, proporcionando o ciclo de economia de energia.

A difusão do ar nos ambientes de conforto é atendida por difusor e caixa plenum. O centro cirúrgico é equipado por difusores hospitalares instalados no perímetro da área de trabalho da equipe de cirurgia, insuflando ar filtrado nos quatro lados da mesa cirúrgica para garantir um ambiente estéril. Além disso, foi empregado um difusor de fluxo unidirecional posicionado acima da mesa de cirurgia, insuflando ar verticalmente, assegurando que este não se misture com o ar do ambiente circundante.

Nas áreas técnicas foram utilizados difusores retangulares de uma via, equipados com registros para o balanceamento da massa de ar insuflada. Na farmácia o ar é insuflado por difusor quadrado de quatro) vias, acompanhados por caixas terminais para filtros absolutos.

Renovação do ar

Para a renovação de ar dos apartamentos de internação foi utilizado equipamento do tipo DOAS com filtro G4 que insufla o ar tratado até a caixa de mistura de cada condicionador, instalado acima do forro em cada quarto. Para a renovação de ar dos demais ambientes foram instalados moto ventiladores responsáveis por captar o ar exterior, filtrá-lo e direcioná-lo até a caixa de mistura de cada condicionador de ar.

Visando a redução dos riscos à qualidade do ar, foram instalados sistemas de renovação de ar dotados de filtragem para os ambientes seguindo as normas vigentes, ABNT NBR 7256 e a ABNT NBR 16 401. Além da preocupação com a qualidade do ar interior, também foi considerada a qualidade do ar exaurido de ambientes suscetíveis a contaminantes biológicos, como quartos de isolamento e farmácia. O ar é completamente exaurido e antes da descarga passa por processo de filtragem absoluta para ser descarregado para o ambiente externo.

A instalação possui sistema de automação que comanda a operação dos equipamentos de forma automática e monitora remotamente através da sala BMS, localizada no pavimento térreo. Quando o sistema automático de controle estiver parcialmente ou totalmente desativado ou, ainda, em pane, o sistema pode ser comandado no modo local.

O sistema de automação visa atingir a melhor performance energética, com instrumentos e equipamentos capazes de prover a melhor utilização da energia, na obtenção das condições termo-higrométricas requeridas. Para isso, foram instalados: Válvulas independentes de pressão nos consumidores operadas por demanda de carga térmica, variadores de frequência no circuito secundário, chiller com controle de capacidade e inversores de frequência para garantir a demanda no melhor ponto de consumo, inversores nos ventiladores de modo a variar a vazão de ar, conforme o aumento da perda de carga nas ventilações, exaustões, climatização e pressurização.

O comissionamento foi realizado pela DR4 Solution e, na área da farmácia, pela Engetab.

O laboratório da farmácia localizado no 5° pavimento, onde existem cabines de segurança biológica classe II tipo B-2, possui área ISO Classe 5.

O empreendimento conta com uma capacidade de resfriamento de 738,32 TR, sendo 8 TR (28,13 kW) de expansão direta e 730,32 TR (2.568,00 kW) de expansão indireta.

A característica primordial que rendeu ao Hospital e Maternidade São Luiz Osasco a conquista do Prêmio Destaques do Ano Smacna é a notável eficiência dos sistemas de AVAC que incorporam tecnologias de ponta para a redução do consumo de energia, bem como dispositivos concebidos para mitigar o desperdício de água no âmbito de sua operação.

Empreendimento: Hospital e Maternidade São Luiz Osasco
Instalação: Star Center – Soluções em Climatização Ltda
Projeto: Politécnica Engenharia Ltda
Arquitetura: Perkins&Will
Empreendedor: Grupo Rede D’Or
Construtora: Afonso França

 

Principais Fornecedores:

Unidades resfriadoras de líquido: Daikin Mcquay
Moto ventiladores: BerlinerLuft
Sistema de reposição de água e tanque de expansão: IMI
Fan-coils: Traydus
Fancoletes standards: Daikin
Fancoletes hospitalares: Traydus
UTAs: Traydus
Componentes de difusão: Tosi
Atuadores de dampers corta-fogo: Belimo
Dutos: MPU Clean Multivac
Isolamento da tubulação hidráulica: Armacell 

Tags:, ,

[fbcomments]