Ferramenta oferece ampla gama de benefícios, melhorando o desempenho operacional e energético, além da manutenção preditiva e experiência do usuário

A internet das coisas (IoT) refere-se à interconexão de dispositivos físicos através da internet, permitindo que eles coletem e compartilhem dados. Esses dispositivos podem ser desde eletrodomésticos até sensores industriais e wearables (tecnologia vestível). A ideia fundamental é capacitar esses objetos de comunicação e inteligência, permitindo que eles se comuniquem entre si e com sistemas centrais. A internet das coisas desempenha um papel significativo nos sistemas de AVAC-R, uma vez que oferece uma gama de benefícios, melhorando seu desempenho operacional, eficiência energética, manutenção preditiva e a experiência do usuário final.

É possível obter resultados satisfatórios no que se refere ao consumo energético, uma vez que a IoT permite a instalação de sensores inteligentes em diferentes partes do sistema de AVAC-R para monitorar variáveis ambientais, como temperatura, umidade e qualidade do ar em tempo real, sendo assim, esses sensores podem coletar dados precisos e enviar informações para uma central, possibilitando ajustes automáticos com base nas condições reais, otimizando o desempenho e o consumo energético do sistema.

A IoT possui diversos impactos na operação dos sistemas de AVAC-R além da questão energética, dentre eles podemos citar:

– Manutenção preditiva – Com um diagnóstico remoto, a IoT permite a coleta de dados de desempenho dos equipamentos. Com algoritmos de análise de dados, é possível identificar padrões e antecipar problemas antes que ocorram falhas. Isso leva a uma manutenção mais preditiva, reduzindo custos e tempo de inatividade.

– Gerenciamento remoto – Sistemas de AVAC-R podem ser monitorados e controlados remotamente por meio de dispositivos conectados à internet. Isso facilita ajustes na operação, solução de problemas e tomada de decisões.

– Sustentabilidade e emissões – A eficiência operacional aprimorada do sistema, combinada com a capacidade de monitorar e controlar o consumo de energia, pode levar a uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa associadas à operação de sistemas de AVAC-R.

A integração da IoT nos sistemas de automação predial proporciona uma eficiência significativa quando criada uma rede interconectada, permitindo a integração de grande variedade de dispositivos e sistemas, como termostatos, sistemas de segurança, sistemas de iluminação e controle de acesso. Desta forma, podemos ter uma adaptação dinâmica com base nos dados coletados pelos sensores IoT; os sistemas integrados podem se adaptar dinamicamente às preferências dos ocupantes, ajustando automaticamente as condições ambientais em tempo real para otimizar o conforto e o gerenciamento de energia.

Os sistemas de refrigeração amplamente utilizados em diversos setores, como alimentício e preservação de alimentos, saúde, farmacêutico, varejos e supermercados, que necessitam de um sistema de controle eficiente e seguro. Com sensores inteligentes integrados, a supervisão em tempo real faz toda diferença, a análise e antecipação de possíveis falhas auxilia na manutenção preditiva de sistemas cujo funcionamento não pode estar inoperante.

Abaixo, discorremos sobre o que a IoT pode contribuir para o melhor desempenho de diversos setores.

Supermercados e hipermercados – onde temos operações 24/7, com sistemas de refrigeração e ar condicionado, devidamente integrados e ajustados, pode haver significativos resultados no consumo energético, uma vez que trabalhando com a IoT, funções como ajuste de setpoint, analisando condições de temperaturas em tempo real, trariam muita eficiência e menos riscos de paradas de equipamentos por falha. Com a IoT aplicada e monitorando os sistemas frigoríficos, podemos evitar o desperdício na refrigeração de alimentos e também trazendo ajustes e alarmes para proteger alimentos perecíveis.

Hospitais e estabelecimentos assistenciais de saúde -desempenhando um papel significativo nos sistemas AVAC-R a IoT pode, através de sensores, monitorar o consumo de energia em tempo real, entendendo alguns padrões e melhorando a eficiência energética e oportunidades de economia de energia. Dado que nessas aplicações a qualidade e renovação de ar são essenciais, como filtragem especial em equipamento e tratamento do ar, aumentando a gama de controles, um maior aproveitamento, eleva a eficácia no desempenho e no consumo energético.

Centros de compras – Em centros de compras, onde a gestão e monitoramento de todo o sistema de AVAC-R faz toda a diferença, é possível aumentar o ganho no consumo energético,com o atrelamentodos sistemas de climatização e refrigeração a um conjunto com a IoT, proporcionando

iluminação inteligente e promovendo comportamentos sustentáveis.

Edifícios corporativos – Ao implementar soluções baseadas em IoT, os edifícios corporativos podem não apenas reduzir seu consumo energético, mas também melhorar o conforto dos ocupantes e contribuir para práticas sustentáveis. Isso porque é possível trabalhar com sensores ambientes

controlando temperatura, umidade e luminosidade.

Data Centers – A internet das coisas pode influenciar de diversas maneiras o consumo energético dos data centers. Ambientes com temperatura e umidade controlada podem cada vez mais estar automatizados a ponto de termos uma melhor eficiência; a IoT, por sua vez, contribui para que isso se torne cada dia mais eficiente e seguro. Com monitoramento remoto e gestão de dados, podemos coletar todas leituras de sensores possíveis e traçar padrões defuncionamento com o objetivo de otimizar o uso de energia, prever possíveisfalhas. Em data centers a IoT pode entrar com redundância, inclusive em sistemas cabeados já existentes.

A aplicação da IOT nos sistemas de AVAC-R representa uma significativa evolução e inovação destes sistemas. Proporcionando eficiência energética e redução de custos operacionais e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Um sistema IoT pode substituir o uso de PLCs e favorecer uma economia drástica em infra- estrutura seca, cabeamento, painéis e hardware, podendo reduzir o custo em muitos casos da obra de automação em até 50%. Em obras de retrofit é uma solução que permite uma adequação rápida e sem intervenções destrutivas.

Vale ressaltar o importante trabalho de instrumentação em meio a estes sistemas, pois, essas informações geradas darão início ao processamento dos dados.

Jorge Gama é especialista em controle e automação na Indústrias Tosi

 

 

Tags:, , ,

[fbcomments]