Com soluções baseadas em IoT o usuário tem acesso a todos os dados dos seus equipamentos e sistemas

Tecnologias digitais permitem prazos de entrega menores, melhor utilização dos ativos e qualidade máxima dos produtos. Os setores onde podemos aplicar essas tecnologias são diversos, como data centers, edifícios, hotéis, lojas de conveniência, supermercados etc. Com soluções baseadas em IoT, o usuário tem acesso a todos os dados do equipamento por meio da nuvem e a partir de qualquer dispositivo, como celular ou computador. Deste modo, ele tem os detalhes de desempenho dos processos e pode, inclusive, prever problemas, evitando, assim, paradas desnecessárias.

Por exemplo, nas lojas de varejo alimentar as operações estão se tornando cada vez mais complexas. Permanecer em conformidade e reduzir a perda de alimentos requer muito trabalho manual. Garantir que a refrigeração, a iluminação, o AVAC etc. funcionem com eficiência pode consumir muito tempo e, muitas vezes, exigem conhecimento especializado; as soluções de gerenciamento IoT podem garantir a conformidade nas operações de forma eficiente.

No setor AVAC, o alcance de ferramentas baseadas em IoT é muito amplo. A Danfoss possui diversas aplicações, entre elas a VeBox baseada em nuvem, os dispositivos e controladores eletrônicos de telemetria da Danfoss fornecem uma solução completa para instalação em diversos tipos de equipamentos como bebedouros, geladeiras com porta de vidro, gabinetes de freezer, entre outros.

Recentemente a empresa firmou uma colaboração com a Microsoft para trazer a experiência de domínio em Refrigeração e AVAC para a nuvem. Com essa colaboração, os clientes se beneficiam do conhecimento de longa data do setor em uma nova plataforma desenvolvida pelo Microsoft Azure conectada ao nosso Alsense.

Os serviços baseados em IoT proporcionam uma redução no consumo energético,já que aumentam a eficiência operacional, processando e analisando dados de ativos de refrigeração, AVAC, iluminação e outros. Os dados são gerenciados de maneira segura e oferecem informações valiosas para o estabelecimento, que pode obter economia de energia consumida por ter um controle de pico em luzes, refrigeração e outros aparelhos elétricos.

Além da questão energética, a operação de sistemas de AVAC baseados em IoT poderá eliminar até 80% do tempo usado para gerenciar problemas com o equipamento, pois os ativos conectados são monitorados e analisados, garantindo ação imediata em caso de falhas, vazamento de refrigerante ou outros problemas. Uma rede de varejo focada em alimentos e bebidas, por exemplo, poderá ter uma redução de até 40% na perda de alimentos, pois a temperatura é monitorada automaticamente e os alarmes são enviados à loja se os limites de temperatura estiverem acima do limite.

No aspecto da IoT, a influência na automação predial se dá no fato de que sistemas equipados com sensores dotados de conectividade direta, por exemplo, podem se comunicar diretamente com a plataforma em nuvem, eliminando intermediários como controladores, roteadores, pontes de comunicação, entre outros. Isso diminui a complexidade do sistema como um todo, possibilita uma redução de custos em implementação de sistemas, maior controle e eficiência energética.

Plataformas IoT estão surgindo no mercado com a função de integrar sistemas em praticamente todas as aplicações mencionadas, com a função de tornar os estabelecimentos eficientes, principalmente no aspecto energético. O objetivo é que o operador tenha as informações consolidadas dos sistemas integrados e possa, assim, tomar as decisões baseadas no cruzamento das informações entre os sistemas.

Se um estabelecimento tem boa entrada de luminosidade natural durante certa parte do dia, é necessário que as suas luminárias estejam 100% ligadas durante esse período? Será que é eficiente depender de um funcionário para verificar a luminosidade natural e decidir se liga ou não a luminária? A automação baseada em IoT resolve isso facilmente.

Se a luminosidade natural observada pela automação é suficiente para garantir o conforto visual dos usuários, as luzes permanecem desligadas. No exato momento em que esta luminosidade natural não é mais suficiente, a automação envia um comando para que as luminárias liguem. Simples e eficiente.

No caso da refrigeração comercial, é necessário manter o mesmo nível de refrigeração durante a madrugada e durante o dia? Será que não é possível reduzir o nível de refrigeração durante o período em que a loja ou o edifício corporativo está fechado? Mais uma vez, não se pode depender de um operador para alterar parâmetros do sistema para reduzir essa refrigeração. A automação faz isso de maneira segura.

Daniel Alberto Seijas de Andrade, é engenheiro mecânico e gerente de vendas na Danfoss do Brasil

Daniel Alberto Seijas de Andrade, é engenheiro mecânico e gerente de vendas na Danfoss do Brasil

Tags:, , , ,

[fbcomments]