Instalações de missão crítica, como data-centers, requerem equipamentos cada vez mais confiáveis e de elevado nível de sofisticação. Aliado a esta confiabilidade, devem ser categoria “premium em eficiência energética.

Para um gestor deste tipo de indústria, são dois os pontos para os quais devem ser direcionados todos os esforços: Disponibilidade dos serviços 24 horas e 365 dias do ano e o consumo de energia, que vai determinar o PUE (Power usageeffectiveness), extremamente importante para a competitividade da empresa, e pelo alinhamento com as boas práticas ESG.

Neste panorama, a Ziehl-Abegg tem continuamente avançado com os desenvolvimentos de produtos de alto rendimento. Nossa linha de ventiladores radiais ZAbluefin, mantém nossa característica única de utilizar os biomimetismos (aprender com a natureza), na busca de alta performance. Desta vez, utiliza a geometria da baleia jubarte para melhorar o rendimento e o conforto acústico.

Em relação aos ventiladores axiais, na linha de segunda geração da família ZAplus, lançamos o SG096, com 960mm de diâmetro que oferece 4 dB (A) em redução de ruido, contribuindo com o conforto dos funcionários e da vizinhança, além de melhorar em 14% o consumo de energia, comparado com a família anterior, no mesmo ponto de operação.

Vale salientar que o gestor do data center deve ter todas as informações dos equipamentos na “palma da mão” e, para isso, todos os ventiladores da Ziehl-Abegg podem ser conectados em redes de comunicação, sendo possível a leitura de dados em qualquer parte do mundo. A IoT oferece recursos de leitura de dados sofisticados que podem ser o driver para a tomada de decisões rápidas com inteligência de negócio.

Todos os ventiladores da segunda geração com comutação eletrônica (EC) saem de fábrica com sensores de vibração em 3D. Estes sensores capturam todos os dados de vibração dos ventiladores, gerando informações valiosas sobre o momento correto de trocar rolamentos, ou qualquer anomalia que possa existir, seja no produto ou na instalação.

Paulo Ferreira é keyaccount manager na Ziehl-Abegg do Brasil

 

Veja também:

Método de resfriamento depende das características do data center

Entre as tendências, estão freecooling e resfriamento adiabático

Estratégias para a redução do consumo energético são tendência no setor

Mercado de equipamentos para a climatização de data centers alcança R$ 350 milhões

Tags:, ,

[fbcomments]