No dia 31 de dezembro passado a Trox Américas anunciou a aposentadoria de Celso Simões Alexandre. Personalidade emblemática do setor de AVAC-R, exerceu por mais de 42 anos diversas posições de liderança nas subsidiárias da empresa, sendo as últimas, a de Presidente para as Américas e, nos últimos 3 anos, a de membro do Board Executivo da Trox Group.

Reconhecido internacionalmente,desempenhou papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da empresa nas Américas, “contribuindo para a conquista de importantes resultados e, também, para o crescimento do setor de AVAC-R. Empreendedorismo, ética e dedicação ao trabalho, são marcas registradas do engenheiro Celso; seus valores e sua visão estratégica foram transmitidos às equipes de trabalho, e nos sentimos honrados com o privilégio de trabalhar ao seu lado ao longo desses anos”, diz o comunicado assinado por Benedito Reis da Silva, Líder Corporativo Recursos Humanos da Trox Américas.

“A Trox Américas e todos os seus colaboradores agradecem o engenheiro Celso Simões Alexandre por todo o legado construído e certamente sua imagem e exemplo ficarão marcados em nossos corações. Ao engenheiro Luiz Moura, nosso Presidente para as Américas desde Abril de 2021, a certeza de que estamos construindo juntos uma operação ainda maior e sustentável, buscando novos desafios para o futuro”, completa o comunicado.

Dada a importância de Simões Alexandre para o mercado brasileiro de AVAC-R, não só como gestor, mas inclusive como profissional de vasto conhecimento técnico, particularmente na área da qualidade dos ambientes internos, a revista Abrava + Climatização & Refrigeração ouviu alguns dos seus colaboradores próximos que há anos o acompanham. São eles: Luiz Moura, Presidente Trox Américas/Trox Group Extended Board Member, Milton Shimada, Diretor Comercial e Luís Cláudio Almeida, Diretor Geral Trox do Brasil e Trox Argentina.

A+CR: Quando começou sua experiência profissional com o Sr. Celso?

Milton Shimada: Eu conheci o Sr Celso no ano de 1975, quando ele veio de Angola e foi trabalhar na empresa Climatrol Engenharia e Instalações, dos saudosos Wernick e Faria, inicialmente no departamento de engenharia e instalações, onde eu trabalhava no setor de orçamentos da área comercial.Passados cerca de um ano e meio o Sr. Celso assumiu a Gerência Comercial da empresa e, exatamente aí, começou a minha experiência profissional diretamente com ele.

Luís Almeida:Conheci Sr. Celso em 1991, quando comecei a trabalhar na Trox. Tive o privilégio de receber um treinamento diretamente do Sr. Celso, de toda linha de produtos da Trox. Fiquei impressionado com o conhecimento e didática do Mestre Celso; foi uma importante base para minha vida profissional na Trox.

 Luiz Moura:Conheço o Sr. Celso há muitos anos, em função da sua trajetória na Trox e sua atuação participativa na Abrava. No entanto, oficialmente iniciamos nosso trabalho conjunto quando ingressei na Trox em março de 2020 como seu futuro sucessor para a presidência da Trox Américas.

A+CR: Você já vinha de outras experiências no AVAC-R? Quais?

Milton Shimada: Antes de trabalhar na Climatrol eu trabalhei na Thermotec, outra instaladora de AVAC-R, onde iniciei minhas atividades neste ramo no ano de 1973 como desenhista e orçamentista de sistemas de ar-condicionado. Trabalhei por cerca de um ano e meio lá e depois fui convidado para trabalhar na Climatrol no ano de 1974.

Luís Almeida:Antes de trabalhar na Trox tive poucas experiências na AVAC-R.Meu primeiro contato foi na resolução de um problema relativo à distribuição de ar em um processo industrial na empresa onde trabalhava anteriormente. Na época, contatamos a Trox e recebemos a visita de um outro excelente profissional da empresa, o Sr. Adolph, que era o Gerente de Engenharia da Trox à época. Fiquei admirado com a aula que nos deu durante sua visita e, a partir daquele momento, começou meu interesse pelos temas relacionados ao AVAC-R.

Simões e Luiz Moura em quipe da fábrica de Curitiba frente à instalação que leva seu nome

 Luiz Moura:Sim iniciei na área de AVAC em 1998, como engenheiro de vendas e, com o passar dos anos, assumi outras posições na área comercial, atuando em diversos canais de vendas e, mais adiante, na área de gestão e liderança, sendo diretor geral e presidente de grandes corporações do nosso mercado.

A+CR: Como foi sua trajetória profissional a partir desse primeiro contato com o Sr. Celso?

Milton Shimada: Já naquela época, eu pude testemunhar que o Celso era uma pessoa diferenciada, com muita experiência profissional e vastos conhecimentos técnicos que aplicava nos projetos e nas ofertas de instalações e, principalmente,pela vontade de ensinar à todos nós tudo o que ele sabia. Uma pena que este convívio com o Celso, sendo o nosso gestor na área comercial, durou pouco tempo, pois, cerca de um ano depois ele saiu da Climatrol para trabalhar em outras empresas não ligadas ao ramo de ar-condicionado. Eu continuei trabalhando na Climatrol até o ano de 1980 e, na sequência, fui trabalhar nas empresas Cebec, Climatec e Sulzer, todas deengenharia e instalações de AVAC,até o ano de 1993.

Depois de algumas tentativas de trabalharmos juntos novamente, no final do ano de 1994 o Sr Celso, já ocupando o cargo de Diretor Geral da Trox do Brasil, me convidou para trabalhar no setor de engenharia de aplicação, ligado à área comercial, desenvolvendo especialmente a aplicação técnico-comercial de AHUs modulares, um produto recém-lançado pela Trox. Desde então estou na Trox e completei 29 anos de trabalho junto com o Sr. Celso, alcançando os cargos de Gerente Técnico-Comercial, Gerente Corporativo Comercial e Diretor Comercial.

Luís Almeida:Comecei a trabalhar na TROX como Supervisor de Projetos, trabalhando no projeto da Usina Nuclear de Angra II. Como esta importante venda tinha sido realizada com a participação do Sr. Celso, tive muita interação com ele, pois, pelo seu grande conhecimento técnico, estava sempre dando suporte para garantir que os equipamentos estivessem dimensionados de maneira adequada. Em todas as suas visitas à fábrica em Curitiba sempre dedicava um tempo para nós da engenharia. Além disso, sempre que tive dúvidas técnicas e administrativas, sabia que podia contar com a ajuda do Sr. Celso, o que nos dava tranquilidade para resolver os desafios que os clientes nos apresentavam.

 Luiz Moura:Considero que o Sr. Celso foi um grande parceiro e muito generoso em compartilhar informações importantes para que tivéssemos êxito neste projeto de transição da presidência da Trox Américas. Desenvolvemos uma ótima relação e confiança mútua, o que facilitou minha efetivação para a posição de presidente para as Américas em apenas um ano após a minha contratação. Desde então, ainda tive o privilégio de contar com sua contribuição para o sucesso do nosso plano de negócios, compartilhando ideias e experiências diversas.

 A+CR: Qual a experiência mais marcante em seu convívio profissional com o Sr. Celso?

Milton Shimada: No meu convívio profissional de longo tempo com o Sr. Celso eu tive várias experiências marcantes, que me serviram de exemplo não somente no lado profissional como também no lado pessoal, que fica muito difícil e até injusto elencar uma mais marcante.

Como exemplos de humildade e parceira, eu posso citar dois casos que não me saem da memória.Um logo no começo de nosso trabalho conjunto, quando,apóssairmos de uma reunião de negociação desgastante, na qualconseguimos convencer tecnicamente o cliente a aceitar a nossa proposta, fomos cada um para o seu carro e, ao dar a partida no meu, uma Brasília velha, percebi que a carga da bateria havia acabado. Era um dia de chuva e o Celso com toda a sua humildade, vestindo roupa social, se ofereceu para ajudar, empurrando meu carro até que o motor funcionasse “no tranco”. Uma outra ocasião, foi numa obra que eu fui visitar, onde ele era o engenheiro responsável. A montagem da casa de máquinas estava atrasada e ele, ao ver aquela situação, arregaçou as mangas da camisa e colocou-se a ajudar a equiperecuperar o atraso da instalação.

Uma homenagem da e Simões e Luiz Moura em quipe da fábrica de Curitiba

Como exemplos de vontade de transmitir seus conhecimentos eu posso citar as várias palestras que eu pude assistir, em que ele, com muita técnica e habilidade, aliava o seu conhecimento sobre o tema a uma dose de graça e algumas piadas, normalmente de um português, tornando as palestras muito interessantes, leves e gostosas de assistir. Além disto, o livro que ele lançou no ano de 2006, com o título “Distribuição de Ar”, também é um bom exemplo materializado da sua vocação para ensinar.

Como exemplos de liderança e empreendedorismo, eu posso citar as ampliações da planta fabril, além da construção do showroom e laboratório de pesquisa e desenvolvimento em Curitiba, que hoje, numa homenagem mais do que justa, leva o nome de “TROX Academy – Laboratório Engo. Celso Simões Alexandre”.

Luís Almeida:O Sr. Celso é um exemplo de profissional e pessoa para todos nós, logo, são vários os momentos que aprendemos com seus conselhos e tomadas de decisão, tanto na área técnica como na área estratégica. Uma das experiências que mais marcou foi o processo de fornecimento que realizamos para obra Glaxo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Tivemos muitas interações com clientes (instaladores e clientes finais), consultores, empresas de projeto, gerenciadoras, empresas certificadoras e, também, fornecedores. Aprendi muito a como conduzir os diversos temas que apareciam nas dezenas de reuniões. A gestão do Sr. Celso foi impecável, desde como resolver os problemas técnicos que apareciam, como nos momentos de descontração, quando ele sempre tinha alguma história engraçada para compartilhar conosco. Com muito profissionalismo, sempre com o intuito de resolver os problemas e não buscar culpados, conduziu o projeto deixando todos os diferentes stakeholders satisfeitos.

 Luiz Moura:Difícil elencar uma única experiência, apesar do pouco tempo juntos, se comparado com o convívio de outros colegas da Trox com o Sr. Celso.Tivemos uma relação muita intensa e de plena parceria. Me emociono quando recordo da definição da minha efetivação para o cargo de presidente e como o Sr. Celso me proporcionou o devido espaço para que eu tivesse a exposição necessária dentro da Trox e no mercado, considerando que ele é um profissional amplamente reconhecido por sua contribuição para o setor, sendo que a sua sucessão requereria um bom planejamento.

A+CR: Como você definiria essa experiência de anos, senão décadas?

Milton Shimada: Para mim, muito prazerosa, respeitosa e, principalmente, de muito aprendizado, tendo-o como um gestor e líder que me proporcionou o conhecimento e a competência para alcançar as posições e os cargos na Trox.

Luís Almeida:Posso definir como uma relação muito respeitosa e de aprendizado. Em todas as diferentes posições que estive na Trox, o Sr. Celso esteve sempre muito presente. Foi um excelente coach, sempre pensando estrategicamente. Um amigo, em relação ao qual agradeço todos os dias por ter tido a sorte de cruzar o meu caminho. Aprendi muito com seu exemplo e seus conselhos.

 Luiz Moura:O Sr. Celso teve uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do setor de AVAC-R e para a Trox do Brasil e Américas. Especificamente para a Trox Américas, sua visão empreendedora e de inovação nos proporcionou um legado ao qual tenho o privilégio de gerir e dar continuidade. Certamente a nossa missão é facilitada pela representatividade da nossa empresa no mercado, que tem a identidade do Sr. Celso devido aos muitos anos de sua gestão.

A+CR: O que fica de toda essa convivência?

Milton Shimada: Todo o seu rico legado, a admiração e o respeito por ele, que pautou sua carreira sempre por muita ética, humildade, honestidade e seriedade, mas principalmente a sua amizade e a minha gratidão eterna à esta admirável pessoa. Posso me considerar uma pessoa privilegiada e de muita sorte por ter conhecido o Celso desde o ano de 1.975.

Luís Almeida:Fica seu exemplo, seus valores e uma amizade que vai perdurar por muitos anos, sei que posso contar com seus conselhos a qualquer momento que necessitar.

Luiz Moura:Convivemos de forma intensa nestes últimos 4 anos, a ponto de ter a percepção de que já trabalhávamos juntos por décadas. Logo nas primeiras semanas tive a certeza de que não havia ganhado apenas um colega de trabalho, fato que se confirmou em pouquíssimo tempo, hoje estimo o Sr. Celso como um ente querido! Mantemos uma relação de amizade e carinho que transcende nossas atividades profissionais;  tenho a certeza de que posso contar com sua experiência por toda a vida e a reciproca é verdadeira. 

Tags:, ,

[fbcomments]