“V Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVACR” reuniu mais de 100 profissionais que atuam nos setores do ar-condicionado e refrigeração. O evento, organizado pelo Comitê de Mulheres da Abrava, que atua na busca da equidade de gênero e transformação de valor da presença feminina no AVACR, aconteceu no último 09 de março, na Fatec Itaquera em São Paulo. O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, orientou o evento.

Na abertura, o presidente executivo da Abrava, Arnaldo Basile, lembrou a primeira edição do Encontro realizado no mesmo local, destacando o sucesso da iniciativa da criação do Comitê e os trabalhos realizados até o momento. “Sou apoiador deste movimento desde a primeira conversa a respeito do tema. Sinto que o setor AVACR tem muito a evoluir ainda”.

A transição da liderança do Comitê de Mulheres aconteceu durante o evento. O momento foi aberto com as considerações de Priscila Baioco, que ressaltou a trajetória, os desafios e as conquistas durante sua gestão na presidência do Comitê criado em 2020. Da sua gestão fizeram parte, ainda, Joana Canozzi (Copeland) como vice-presidente; Profa. Anna Cristina Dias (Fatec Itaquera); Paula Regina de Souza (Danfoss); e Juliana Reinhardt (Trane), que assumiu como presidente da nova gestão 2024/2025.

“O trabalho da nossa gestão será focado na importância da equidade de gênero para as empresas e suas colaboradoras. Empresas com equipes mais diversas e inclusivas são mais inovadoras, melhores na solução de problemas para os clientes e proporcionam melhores resultados para os negócios”, destacou Reinhardt, Head de Marketing da Trane para a América Latina e nova presidente do Comitê de Mulheres da Abrava. A gestão conta, na vice-presidência com Ana Carolina Rodrigues (Copeland), além de Anna Cristina Dias (Fatec-SP), Bianca Alves (Senai), Camila Amaral (Cold Quality Climatização), Kedma Farsura (Danfoss) e Laura de Vooght (Laura Ar-Condicionado).

Reinhardt abriu a programação com a palestra Os 4 mitos na carreira das mulheres – estudo da McKinsey, apresentando tendências para o comportamento e presenças femininas nas empresas, como:

As mulheres estão mais ambiciosas após a pandemia – 96% das mulheres entrevistadas valorizam a sua carreira e 81% desejam ser promovidas este ano – exatamente o mesmo percentual dos homens entrevistados. A pandemia mostrou às mulheres que é possível um novo modelo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Consertar o degrau quebrado – Em 2023, para cada 100 homens promovidos ao nível gerencial, 87 mulheres foram promovidas. As mulheres são frequentemente contratadas e promovidas com base em realizações passadas, enquanto os homens são contratados e promovidos com base no potencial futuro, por esse motivo não conseguem a equidade que desejam;

Perceber a importância do trabalho flexível – Sem flexibilidade, 38% das mulheres afirmam que teriam que abandonar a empresa ou reduzir o horário de trabalho; a capacitação de gestores para serem líderes de pessoas eficazes;

Acabar com as micro agressões (comentários humilhantes ou desdenhosos – enraizadas em preconceitos) – 78% das mulheres protegem-se no trabalho ou ajustam a sua aparência ou comportamento para se protegerem. Ações resultantes de um cenário de trabalho em ambientes machistas.

Juliana Reinhardt terminou sua palestra com o filho Joshua, de 2 anos, no colo. A criança saiu da plateia chorando ao encontro da mãe. O fato, que em nada atrapalhou sua performance, provou a empatia do público, numa demonstração inequívoca que a maternidade e a vida profissional podem caminhar juntas e com resultados positivos.

O Painel Empresas, comandado por Ana Carolina Rodrigues, destacou importantes pontos acerca do tema Flexibilidade no momento de transição do mercado durante o debate que contou com a participação de Arnaldo Basile (Abrava), Danilo Decoussau (SicFlux), Dominique Lemes Chagas (Grupo Mecalor), e Marta Castro (Trane Brasil).

Isabel Tünas, CEO da Facilitoy, encerrou a programao com o tema “Como alcançar o sucesso profissional após a maternidade”. Discorreu sobre a sua trajetória profissional, os desafios ao se tornar mãe, os caminhos percorridos e como chegou ao empreendedorismo. A palestrante deixou algumas dicas para seguir adiante sempre: Investir em desenvolvimento profissional e pessoal, superar o medo, estabelecer uma rede de apoio, organizar o tempo e planejar a rotina, além de cuidar de si.

Kedma Farsura foi a mestre de cerimônia do evento que contou com o apoio do Sindratar SP, da Fatec Itaquera e do Centro Paula Souza. Contou, ainda, com o  patrocínio de Klimatix, Sicflux e Trane e copatrocínio de Armacell, Bitzer, Copeland, Daikin, Projelmec e Otam Soler Palau.

 

Tags:, , , ,

[fbcomments]