Aconteceu, no dia 21 de março, a IV Conferência Nacional de Tratamento de Águas (Conatrat), evento organizado pelo Comitê Nacional de Tratamento de Águas da Abrava, que contou com a correalização da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav). O eventoaconteceu na sede da entidade sul-brasileira.

Considerada um sucesso pela comissão organizadora, a conferência atingiu seu objetivo ao disseminar informações acerca da importância do tratamento de águas de sistemas de climatização com foco na performance, considerando os mais diversos tipos de águas, de reuso, arrefecimento, entre outros. Mais de 70 profissionais prestigiaram o acontecimento, em sua maioria ligados a entidades parceiras, como Abemec RS, Conselho Federal de Química (CFQ ), Conselho Federal de Química (CRQ V), Instituto Internacional de Refrigeração por Amônia (IIAR) e Sindratar RS.

“A Conatrat marcou o tema na região sul do país. Foram ministradas belíssimas palestras que mantiveram o foco em disseminar informações aos participantes presentes, assim como, destaco a participação marcante da plateia, que manteve interação constante durante a realização de cada uma das palestras,participando, ainda, da realização das mesas-redondas”, avalia Charles Domingues, presidente do Comitê de Tratamento de Águas da Abrava e idealizador da conferência.

“Outros pontos de altíssima relevância foram a participação de entidades eda concessionária de águas, o case cliente, que impactou o público com sua apresentação, e a realização dos dois momentos dos debates. A Conatrat em sua versão IV confirma a necessidade de que o tema água precisa ser cada vez mais discutido, tendo em vista as várias classificações de águas existentes,  cada uma como seu uso específico, seja como insumo ou matéria prima em ar-condicionado ou processos de refrigeração”, conclui Charles.

A realização da 4ª edição da Conatrat confirmou mais uma vez a evolução e a importância do programa de tratamento de águas como ação fundamental para a conservação da performance e retorno sob o investimento dos usurários. Desde a exploração do tratamento de águas sob a ótica de ESG (Environmental, Social, Governance) até a compreensão aprofundada da microbiologia em sistemas AVACR, os temas tratados refletiram um compromisso com o aprimoramento técnico e a implementação de soluções baseadas em conhecimento científico sólido. As apresentações proporcionaram insights sobre como o tratamento eficaz de águas pode otimizar a performance de sistemas de AVACR, garantindo operações mais eficientes e duradouras.

“A IV Conatrat destacou temas atuais e relevantes, tornando-se um marco importante no avanço do tratamento de água para sistemas de AVACR no Rio Grande do Sul. Este tópico continuará em foco naMercofrio, reafirmando o compromisso com a qualidade e sustentabilidade dos sistemas”, destacou Mário Canale, presidente da Asbrav.

A cerimônia de abertura contou com as considerações do presidente executivo da Abrava, Arnaldo Basile, que ressaltou que a Conatrat é uma oportunidade para desencadear argumentos, teses e cases que comprovem que o tratamento de água e a preparação de mão de obra adequados são parte da solução para preservar o meio ambiente.

A programação do evento contou com 2 painéis finalizados com duas mesas-redondas, mediadas por Charles Domingues e Mário Canale, 7 palestras ministradas por profissionais que atuam no segmento de tratamento de águas, além da apresentação do case Parking Shopping Canoas.

O evento teve apoio de diversas entidades que atuam de forma sinérgica com o setor AVACR, além das empresas patrocinadoras Hidrodema e Sicflux e as apoiadoras Conforlab e Evapco.

Tags:, ,

[fbcomments]