Quando falamos em ar-condicionado para ambientes comerciais, temos em mente três aspectos importantes: conforto térmico para funcionários e clientes, eficiência energética e custo de implementação.

O conforto térmico do ambiente faz com que as pessoas que trabalham ou frequentamo local fiquem mais confortáveis, dispostas e satisfeitas, o que melhora o desempenho de suas atividades, gerando melhores resultadoe produtividade.

A eficiência energética se traduz em baixo consumo de energia elétrica emenores custos. Assim como a facilidade de instalação, que quanto mais rápida causa menos impacto nas atividades desenvolvidas no ambiente.

Há vários tipos de equipamentos e sistemas de ar-condicionado disponíveis, mas, para ambientes comerciais pequenos e médios que buscam atender os requisitos mencionados,os mais indicados são os sistemas split.

A Trane oferece em seu portfólio de produtos três opções que atendem este segmento:

– Linha U-Match – equipamentos um para um, com excelente eficiência energética, facilidade na instalação e diferentes opções de evaporadoras dutadas, cassete e piso-teto, que se adequam a diferentes tipos de ambientes sem comprometer o conforto térmico projetado;

– Sistemas multisplits–que permitem o uso de até cinco unidades evaporadoras para uma unidade condensadora. Além da economia de espaço na instalação, o Multi Split se vale da chamada simultaneidade, que é a possibilidade de selecionar equipamentos externos de menor capacidade em relação à soma das capacidades internas, porém atendendo aos ambientes de acordo com seu pico térmico;

– Linha TVR, sistema VRF Trane, que dispõe de inúmeras possibilidades, com diferentes tipos e capacidades de unidades externas, unidades internas e até diferentes tipos de controles. O sistema permite trabalhar com grandes distâncias entre unidades interna e externa, grandes desníveis, diferentes temperaturas de setpoint em diferentes ambientes e diferentes rotinas. Além de se valer da simultaneidade, como o multisplit, apresenta mais tecnologias capazes de economizar energia quando a demanda térmica não é tão grande ou quando as temperaturas externas são menores. A gama de controles do sistema permite programações horárias e criação de rotinas que muitas vezes trazem grande economia de energia apenas com tais configurações.

Renovação do ar

A renovação do ar dos ambientes condicionados deve seguir a norma 16401 e o ar externo traz uma carga térmica ao ambiente que deve ser considerada no projeto.O projeto deve determinar como o ar externo será inserido no ambiente. O VRF, por exemplo, permite usar um sistema dedicado ou tomadas de ar externo em evaporadoras cassete.Além de evaporadoras que trabalham com 100% de ar, o VRF oferece a possibilidade de trabalhar com filtros mais eficientes e até com unidades de tratamento de ar, necessárias em ambiente que exijam temperatura e umidade controladas, ou ainda filtragem absoluta, para ambientes em que as exigências sejam ainda mais rigorosas, como laboratórios e similares.

Há diferentes sistemas para evitar fugas de ar climatizado, todos bastante eficientes. Estas soluções, porém, aumentam o consumo de energia. Por isso, a recomendação é manter os ambientes devidamente fechados, seja para evitar fugas de ar frio, seja para impedir a entrada de ar externo não tratado. Nos casos em que não é possível manter o ambiente fechado na maior parte do tempo, o projeto pode contemplar a pressurização do ambiente ou cortinas de ar, que também podem minimizar o problema.

Um dos principais entraves que enfrentamos é o desconhecimento, a falta de informação dos consumidores. Muitas vezes, os clientes optam pela instalação de vários sistemas split com menor capacidade considerando omenor custo do equipamento e instalação.

Os sistemas U-Match, multisplits ou TVR apresentam baixíssimo consumo energético e baixo custo de manutenção e operação, proporcionando excelente retorno do investimento. Sem falar em comércios com várias lojas e filiais espalhadas em diferentes regiões que podem usar sistemasque permitem monitorar e controlar vários equipamentos remotamente. Ou seja, com menor custo de operação e maior conforto e satisfação para clientes e funcionários.

As tecnologias disponíveis nasdiferentes opções de sistemas oferecem baixo consumo de energia e baixos custos de implementação, operação e manutenção para os donos dos empreendimentos. Além de melhor conforto térmico e qualidade do ar interno, aspectos que influenciam o conforto e a produtividade dos funcionários e a satisfação dos clientes que, por sua vez, melhoram os resultadose a receita. Um investimento que vale a pena.

Rafael Rebelo é engenheiro de aplicação sênior – Vendas VRF da Trane

Tags:, ,

[fbcomments]