Mão não são descartadas soluções híbridas, considerando diferentes aplicações em umamesma instalação
Em hipermercados, normalmente, falamos em uma aplicação de grande porte, com capacidades maiores. Neste caso, idealmente são utilizados equipamentos de expansão indireta como resfriadores de líquido (chillers) combinados com unidades de tratamento de ar (fancoils), ou equipamentos de expansão direta, como sistemas VRF e/ou splitões. É importante observar que cabem também soluções customizadas e, muitas vezes, híbridas, quando o projeto é desenvolvido para ter diferentes tipos de equipamentos, considerando diferentes aplicações em uma mesma obra.
Na linha de supermercados cabe a mesma lógica de hipermercados, com uma consideração importante na variação de projetos, diferentes arquiteturas e portes dos empreendimentos. Para supermercados maiores, segue valendo uma prevalência de equipamentos tipo chiller pela sua alta capacidade, eficiência e robustez. Quando pensamos em supermercados de médio porte, a tendência é partir para equipamentos de expansão direta com a aplicação de redes de duto, com capacidades e vazões altas, que podem ser atendidas por splitões e/ou sistemas VRF. As características do projeto serão essenciais para a definição da melhor solução, considerando as diferentes áreas atendidas.
Nos projetos de minimercadosainda podem ser aplicados sistemas centrais de menor capacidade, com maior prevalência de sistemas VRF que diminuem significativamente a área de instalação das unidades centrais (instaladas nas áreas externas). Ainda, ar-condicionado do tipo split atende bem e de forma econômica. Se puder investir em portas automáticas, com vedação eficiente,a climatização será ainda mais estável e econômica, com temperaturas e conforto garantidos.
Controle de ruído e conforto térmico
Os sistemas mais modernos apresentam níveis de ruído baixos, com possibilidade de instalação em áreas urbanas sem grandes transtornos. Os sistemas inverter, tanto splitão, VRF e chillers, possuem tecnologias de variação de frequência nos compressores e ventiladores, garantindo uma operação otimizada e com menor nível de ruído. Ainda, é possível aplicar alguns acessórios como mantas acústicas em compressores e atenuadores nas descargas de ar, quando os equipamentos externos estiverem muito próximos de outras edificações.
A base fundamental de todo empreendimento, que conta com sistema de climatização, está no tripé formado por projetista, instalador e fabricante. Caso no supermercado de rua seja necessário manter as portas abertas, pode-se aplicar desde uma cortina de ar nas portas para minimizar as perdas, quanto desenvolver o projeto com diferentes zonas climáticas com características diferentes de vazão, capacidade e pressão para compensar estas perdas. Efetivamente, tratar as áreas que possuem uma maior perda de forma diferente das regiões internas do empreendimento, garantindo conforto térmico em toda a área atendida. Outro fator importante:para ter uma instalação adequada é primordial que exista uma manutenção periódica dos sistemas aplicados.
Levando em consideração, no projeto, os movimentos de frio e calor para que as máquinas sejam instaladas, reguladas e dimensionadas de maneira afuncionar adequadamente conforme a temperatura média do local em que está instalada.Utilizar freezer com portas é uma opção interessante para garantir não só o funcionamento do sistema de climatização, mas um bom rendimento e eficiência dos sistemas de refrigeração/congelados.
O uso de freecooling e ciclo economizador é viável em momentos de menor ocupação ou como complemento de carga em algumas situações.É importante observar os requisitos para uma boa aplicação deste tipo de solução, como uma condição externa de temperatura e umidade adequadas e a integração de sistemas de controle que gerenciem a operação desses modos.
Qualidade do ar interno
Em todos os sistemas de climatização é possível aplicar equipamentos para garantir as taxas mínimas de renovação de ar, um dos principais fatores de qualidade de ar interno.Pensando em uma maior eficiência energética, vale considerar equipamentos que tratem o ar externo que está sendo trazido para os ambientes internos, como recuperadores de calor e unidades dutadas de 100% de ar externo. Em sistemas de água gelada com fancoilou sistemas de expansão direta de alta capacidade, é possível misturar o ar externo com o ar de retorno, garantindo a qualidade do ar em níveis de CO2 e em controle de temperatura.
É possível integrar os sistemas de climatização e refrigeração em supermercados com uma automação completa, que considere as características de operação de ambos. A grande vantagem seriagarantir o controle dos sistemas de uma forma unificada, criando rotinas de operação que tragam conforto na operação para os usuários do mercado e eficiência energética.Por exemplo, dependendo das características do projeto, é possível programar os equipamentos em um setpoint diferente para cada momento do dia, conforme a utilização e ocupação.
A automação e a IoT contribuem significativamente para a integração dos sistemas, permitindo o monitoramento em tempo real e ajustes automáticos para otimizar o desempenho e a eficiência. Sistemas inteligentes podem prever necessidades de manutenção e ajustar parâmetros para maior eficiência de forma automática.
Na melhoria de eficiência energética geral das instalações de climatização, a automação e a IoT juntas são capazes de ajustar automaticamente as configurações de temperatura e ventilaçãocom base em dados reais coletados e nas características de operação necessárias em cada momento. Isso resulta em maior conforto térmico controlado pelo usuário, além de trazer economia no uso de energia.

Gustavo Hoffman, é engenheiro de aplicação da Midea Carrier