Modernização do maior aeroporto da região Norte resultou em alta eficiência energética e superior qualidade do ar interno

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus,foi inaugurado em março de 1976, substituindo o antigo Aeroporto de Ponta Pelada. Inicialmente administrado pela Infraero,está sob concessão da Vinci Airports desde 2021. Maior aeroporto da região Norte, recebeu, em 2024, cerca de 3 milhões de passageiros,perto de27,5% do tráfego aéreo da região, embora sua capacidade seja de 13,5 milhões de passageiros/ano.

É, ainda, o terceiro maior aeroporto cargueiro do país, atrás apenas de Guarulhos e Viracopos, com mais de 100 mil toneladas por ano. Vital para a economia da região, funciona como um hub logístico fundamental para o Polo Industrial de Manaus e principal porta da Amazônia.

Ao assumir a administração, a Vinci Airportscomprometeu-secominvestimentos contínuos para modernizar a infraestrutura e melhorar a experiência dos passageiros. É neste contexto que acontece o retrofit das instalações de climatização, executado pela Artemp e projetado pela MSA Projetos e Consultoria.

A meta foi proporcionar o máximo de conforto térmico aos usuários do terminal, aliado a uma maior eficiência energética do sistema. O clima local é equatorial úmido, com uma temperatura média/dia/anual de 26,7oC, e uma variação média entre 23,3oC e 31,4oC.

A umidade relativa do ar fica em torno de 80%, com estações bem definidas: chuvosa (inverno) e seca nos meses de janeiro, fevereiro e março, com temperaturas mais amenas. Com tais características climáticas o projeto foi desenvolvido para tratar o ar exterior e a qualidade do ar interno de forma específica. A CAG foi concebida para dois sistemas distintos de temperatura de água: a baixa temperatura é obtida com dois chillers parafuso de 400 TR, água gelada saindo a 5°C e DT de 10 K, dedicado às DOAS e climatizadores hidrônicos.

O sistema de alta temperatura tem três chillers parafuso de 450 TR, sendo um reserva, saída de água gelada a 9°C e DT de 6 K, exclusivo para as UTAs de circulação de ar dos ambientes climatizados. O sistema de condensação possui quatro torres de resfriamento (uma reserva). As bombas de condensação e as primárias de água gelada foram reaproveitadas, sendo projetadas novas bombas secundárias para os sistemas de alta e baixa, tipo in line, dotadas de variadores de frequência.

As condições internas do terminal têm temperatura de bulbo seco 23°C ± 1°C e umidade relativa máxima de 60%. O ar exterior, com vazão de 35.500 L/s, é tratado em três DOAS equipadas com trocadores de placas energeticamente eficientes do tipo ¨cubo entálpico¨, associados a serpentinas de água gelada em múltiplos estágios, obtendo-se ar externo resfriado e corretamente desumidificado.

O sistema de automação permite a correta operação da CAG, UTAs e DOAS, resultando numa instalação energeticamente eficiente. O conforto térmico é obtido com a temperatura de bulbo seco e a umidade relativa dentro dos parâmetros de projeto, apesar da sazonalidade climática do local. O resultado faz com que o investimento seja rapidamente recuperado pela operação eficiente do sistema, gerando um impacto ambiental benéfico com redução das emissões de gases de efeito estufa.

Com capacidade total de 2.720 TR para atender uma área de 80.000 m2, o projeto, até mesmo pelas condições logísticas, exigiu uma interação total entre instaladora e projetista.Desde a elaboração da proposta técnica até a emissão do projeto executivo, todas as soluções foram discutidas.

O resultado foi um retrofitque atendeu plenamente os requisitos dos proprietários, com grande eficiência energética e qualidade do ar interno superior. Mesmo diante das dificuldades naturais de execução de obras em um aeroporto altamente movimentado, cujo fornecimento de conforto térmico não poderia ser interrompido. O que demandou grande planejamento das atividades, assegurando a continuidade da operação dos sistemas.

O sistema de automaçãodedicado ao sistema de climatização, também foi totalmente retrofitado, com reconfiguração do software supervisório existente. Novos quadros de controle de temperatura e umidade, nova instrumentação, medidores de pressão e vazão de água gelada para monitoração das válvulas motorizadas e consequente controle da demanda energética do sistema, também foram objeto do retrofit.]

O tratamento de 100% do ar externo (127.800 m3/h) em unidades dedicadas (DOAS) com todo o volume de ar sendo filtrado e desumidificado antes de ser enviado aos climatizadores de recirculação, garantem a qualidade do ar interno. A distribuição do ar é feita através de dutos MPU.

Contribuíram para a eficiência energética da instalação, uma seleção dos chillers para operação nos pontos de melhor eficiência e com duas temperaturas, aliada ao sistema de automação e à utilização de vávulas de bypass para controle e cálculo das toneladas de refrigeração produzidas na CAG e consumidas nos climatizadores de forma simultânea. O tratamento de todo o volume do ar de renovação e a alta eficiência energética obtida na concepção da CAG e na operação com duas temperaturas de água gelada (alta a 9°C e baixa a 5°C), fazem desta, uma instalação amplamente merecedora do Prêmio Destaque do Ano Smacna Brasil.

FICHA TÉCNICA

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – Manaus, AM

Projetista: MSA Projetos e Consultoria

EQUIPAMENTOS E FORNECEDORES

Unidades Resfriadoras de Líquidos (chillers) com compressores tipo parafuso: Carrier
Unidade Resfriadora de Líquidos com compressores tipo parafuso: Trane
Unidade Resfriadora de Líquidos com compressores tipo parafuso: York
Bombas secundárias: Armstrong
Bombas primárias, de condensação e de pressurização: Grundfos
Torres de arrefecimento: Semco BAC
Unidades de tratamento de ar: Carrier
Quadros elétricos de acionamento e controle: Múltipla Tecnologia
Sistema de automação da IbSystem: Johnson Controls
Difusão: Trox
Válvulas Balanceadoras: Danfoss
Recuperadores de energia de placas tipo cubo entálpico: Carrier:
Dutos tipo MPU: Multivac
Isolamento da tubulação de água gelada: Armacell
Inversores de frequência: WEG

Veja também:

SetHvac transforma projeto de split em água gelada com ganhos para o cliente

Trox aposta em suas tecnologias para modernização de edificação

Marco cultural e arquitetônico do Rio de Janeiro renasce em projeto audacioso

Arquipeo destaca-se pela eficiência energética e qualidade do ambiente

Star Center entrega instalação energeticamente eficiente e com qualidade do ar

Tags:, , ,

[fbcomments]