
Antigo Cine Roxy, exemplo da arquitetura art déco da antiga capital federal, é repaginado climatização eficiente e qualidade do ar interno
Marco da arquitetura artdéco em Copacabana, no Rio de Janeiro, o Cine Roxy foi inaugurado em 1938 sendo, à época, o maior cinema do Brasil. Em 2021 o cinema fechou suas portas para dar lugar, em 2024, ao Roxy Dinner Show. Foi totalmente repaginado para abrigar um espaço que combina gastronomia e entretenimento com shows de música e dança, destacando a cultura brasileira. Sua fachada e as elegantes escadarias de mármore, são tombadas, resguardando o encanto original da belle époque carioca. Vale dizer que a revista Time classifica o espaço como um dos“Melhores Lugares do Mundo” para visitar em 2025”. Dada a sua importância para a memória urbana da antiga capital federal, o edifício é Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
Dada as características da ocupação, que tem capacidade para receber até 700 pessoas, a instalação exige renovação de ar acima dos padrões mínimos da NBR 16401. Além disso, a necessidade de preservar o patrimônio histórico tombado, exigia a mínima intervenção estrutural. Além do foco em conforto térmico homogêneo,era fundamental um controle acústico rigoroso para não interferir nas apresentações.
Para responder a essas necessidades, foi instalado um sistema de climatização central projetado para atender as altas cargas térmicas simultâneas, garantindo eficiência energética. Priorizando a saúde e bem-estar dos ocupantes, buscou-se a integração de soluções de controle de umidade e renovação de ar filtrado. Foram dimensionadas aproximadamente 450 TRpara suportar a lotação máxima simultânea.
O sistema VRF (Fluxo Refrigerante Variável)com 520 HP de capacidade, contacom 16evaporadoras, 18 Unidades de Tratamento de Ar(UTAs) modulares e 6 aparelhos splits auxiliares. Com UTAsdedicadas 100% ao ar externo para cozinhas e hall, bem comounidades de manuseio de ar (AHUs) especiais para áreascríticas como palco e plateia.Todo o sistema é automatizado.
Além disso, o sistema de exaustão é composto por lâmpadas UV edifusores para áreasquentes.O sistema de combate a incêndio, automático, possui seis coifas de CO₂ e agente saponificante.Ao todo são mais de 40 toneladas de dutos galvanizados e 10toneladas de dutos pretos para exaustão, que exigiramplataformas metálicas em balanço para suportar até 15toneladas, sem sobrecarregar a cúpula original do prédio.
O projeto foi desenvolvido pelaVetor Consultoria e Projetos de Engenharia. À A. Salles foi entregue a execução. A instaladora, dentro do seu escopo, fez as necessárias readequações de canais de distribuição de ar para evitar ruídos, procedeu à implantação de sistemas de renovação de ar, da automação e setorização para equilibrar cargas térmicas conforme a ocupação.
A união de história e inovação tecnológica para a preservação de um patrimônio arquitetônico inigualável para a memória histórica do Rio de Janeiro, com sistemas de climatização compatíveis com padrões globais de eficiência e IAQ credenciaram a obra para o Prêmio Destaques do Ano.
FICHA TÉCNICA
Obra: Roxy Dinner Show – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Empreendedor: Roxy DinnerShow
Instalador: A. Salles Engenharia
Projetista: Vetor Consultoria eProjetos de Engenharia
Gerenciador: Paulo Bodas
Vrf: Samsung
Condicionadores: Traydus
Isolamento: Armacell
Ventiladores: Projelmec
Micro Ventiladores: Sicflux
Difusão: Trox
Veja também:
SetHvac transforma projeto de split em água gelada com ganhos para o cliente
Trox aposta em suas tecnologias para modernização de edificação
Arquipeo destaca-se pela eficiência energética e qualidade do ambiente
Interação instaladora e projetista garante sucesso do retrofit em aeroporto
Star Center entrega instalação energeticamente eficiente e com qualidade do ar









